Da Coluna do Magno,
Postado por Madalena França
PE ganhou mais do que previa
Pernambuco ficou de bom tamanho no futuro Governo Luiz Inácio Lula da Silva (PE). Emplacou três ministérios – Defesa, Ciência e Tecnologia e Pesca. O primeiro, ocupado por José Múcio Monteiro, foi escolha pessoal de Lula. Já a pasta de Ciência e Tecnologia vai para a cota do PCdoB, entregue à presidente nacional da legenda, Luciana Santos.
A surpresa chegou com a confirmação de André de Paula, indicado pelo seu partido, o PSD, para o Ministério da Pesca. Hoje, se não ocorrerem novos entraves políticos, Lula anuncia todos os 16 ministros que estavam em negociação com os partidos políticos.
Além dos três ministérios, Pernambuco estará também representado no Governo petista pelo deputado federal não reeleito Tadeu Alencar, escolhido pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, para a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Ainda podem ter gabinetes no Governo Lula o governador Paulo Câmara, a deputada Marília Arraes, e o deputado Wolney Queiroz, além do deputado federal Danilo Cabral, candidato derrotado do PSB ao Governo do Estado.
Não se sabe ainda o destino deles, mas quanto a Paulo Câmara, Lula queria nomeá-lo presidente do Banco do Nordeste, mas existem impasses de natureza jurídica. Segundo uma fonte, para ser nomeado presidente do BN, Câmara teria que ter em seu currículo alguma qualificação específica sobre legislação bancária e financeira. Ele só seria presidente se houvesse mudança nas regras atuais do Conselho Executivo do banco.
O último anúncio – O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia, hoje, os 16 nomes dos últimos ministros que integrarão o futuro governo. O petista tomará posse no próximo domingo. Segundo o entorno do presidente eleito, o anúncio dos nomes de ministros e presidentes de bancos públicos será feito entre as 13h e às 15h no Gabinete de Transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Integrantes da equipe econômica do governo eleito ventilaram que os titulares da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil serão mulheres, mas os nomes vão ser divulgados juntamente com os ministros.
Sem comentários:
Enviar um comentário