Ao dar inicio a mais um ano letivo em Orobó , o Pe Aluísio , sábio e iluminado fez uma bonita preparação espiritual dos professores que vão precisar de muita paciência, fé, determinação e amor de Deus, o Ágape, aqueles sem reservas e sem esperar nada em troca, para exercer uma espécie de sacerdócio que é transmitir com muito amor, o que aprenderam para transformar vidas. Na verdade , o professor de Orobó é muito mais, um mártir que um profissional alegre e satisfeito para cumprir a vocação que Deus lhe deu. Além de cumprir sua vocação, quem trabalha também espera um ambiente saudável, digno para exercer seu trabalho e a recompensa pelo seu labor. A valorização é em todos os sentidos. O salário e as condições dignas de trabalho. Na imagem a frente dos professores, um padre muito justo e digno, falando a professores de semblantes introspectivos e acuados na sua grande maioria. Atrás do padre , a frase exibida em letras garrafais como o troféu da hipocrisia: "Educação que transforma vidas Orobó tem". E respeito pelos professores que transformam vidas, a gestão tem ?!
A frase é cabível quando se fala do empenho dos professores a transmitir o saber. Porém, não se aplica pela gestão, nem de longe, aos profissionais da educação, no sentido de serem ouvidos, respeitados, valorizados, nem se quer, informados decentemente dos assuntos que são do interesse de todos.
O ano terminou com dívidas da prefeitura aos professores e nasceu outra vez , trazendo os mesmos maus vícios de uma década. Pagando o terço de férias de 22 com o dinheiro de 23, enquanto as sobras do FUNDEB, ano que findou, que mesmo com todo floreio e arrumadinho que coloca do papagaio aos sapos da floresta como tendo direito as verbas do FUNDEB, ainda fechou com mais de um milhão e meio de Saldo. Onde está ?!
Ninguém sabe, ninguém viu. É como diz a canção: "Não adianta ir a igreja rezar e fazer tudo errado! O amado padre Aluísio talvez não saiba da "missa" um terço, quando se trata do desrespeito que as últimas 3 gestões tiveram com os professores, que eles exibem como troféus, no entanto esses troféus são jogados ao lixo quando se fecha as cortinas da mídia, das redes sociais , e dos blogs comprados para escrever qualquer bajulação. Inocente nesse sentido. Vai precisar de tempo para conhecer os que brincam com a fé. A Oração é sempre bem vinda. Mas, não combina com enganação, com hipocrisia e com sequestro dos direitos dos educadores. Cuidado Padre! Em Orobó se faz o mal e depois vai louvar na igreja e agradecer por não ter sido pego pela Justiça humana, porque da divina ninguém sairá daqui, sem pagar a conta.
Basta olhar nos semblantes dessa imagem para notar rostos cálidos, sorrisos opacos, e olhos de quem sofre desprezo. Onde foi parar, o brilho do riso de tanta gente?!
Fotos reprodução.
Perguntar não ofende: Quando decidiram pelo slogan :Educação que transforma vidas Orobó tem pensaram na vida do aluno pelo professor, ou na gestão que transformou a vida dos professores num manancial de tristeza?!
Pois foi na era Chaparral, Biu Abreu, e Lia como presidente da Câmara, que os professores perderam um saco de direitos: Aumento de taxas abusivas, perca da gratificação do Magistério( Pó de giz) , divisão de 6 meses de reajuste atrasados em 18 vezes, aposentados passaram a descontar para previdência, além de mais um alíquota de 27% para o imposto de renda ( resumindo tem aposentado passando fome), dependentes de professores falecidos com pensão de um salário mínimo etc, etc, etc...
E os precatórios do FUNDEF?! Por a caso os professores de Orobó tem direito a uma explicação?!
Muitos professores a exemplo de SURUBIM, Arco Verde, Tracunhaém , Buenos Aires , todos receberam ou os projetos já se encontram na Câmara com a atualização do Piso do Magistério 2023 e Orobó, como vai?!
Calado, trancado a 7 chaves na obscuridade, na falta de transparência e no desrespeito a Lei Nacional. Por isso, podem chamar o pastor de todas as assembleias, o padre de todas as paróquias, o Bispo ou até o Papa para rezarem em Orobó, os servos de Deus podem até aliviar as dores espirituais de quem está sendo lesado, mas não apagarão a vergonha e a imoralidade dessa política obscura , ditadora e perseguidora em que mergulhou nosso povo, desde o ano de 2013 aos dias atuais, onde os ditos representantes do povo, são representantes do povo da família deles e do próprio bolso. E o professor ?! Esse, ou se cala por medo e vive a angústia de estender a mão a quem lhe fere, ou se corrompe e se junta aos maus. Afinal , há pessoas que pensam assim: Se eu não posso derrubar o inimigo, me junto com ele e o resto que se dane.
Por Madalena França.
Sem comentários:
Enviar um comentário