Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Quando pequenas atitudes salvam vidas

 


Por Osvaldo Matos de Melo Júnior

Quando viajamos para o exterior sentimos o quanto pequenos gestos do poder público podem amenizar sofrimentos, prevenir e salvar vidas. Atitudes criativas e a eterna busca pela melhoria da qualidade dos serviços públicos por parte de quem governa, são a grande expectativa dos cidadãos quanto votam em seus representantes. Mesmo nos países que cobram impostos mais altos, mas mantém tudo funcionando com o mínimo de erros, encontram na população o reconhecimento de que vale a pena cada centavo pago.

Citamos alguns exemplos de países desenvolvidos que poderiam ser realizados no Brasil sem grandes investimentos, mas que ajudariam a mudar panoramas e ajudar a estimular um ciclo virtuoso retroalimentado em constante evolução, vamos lá:

1. Toda construção de condomínios horizontais e verticais devem ter sistema de captação de água da chuva para momentos de seca.

2. Os municípios devem fazer o mesmo com seus prédios públicos, escolas, hospitais e também em espaços públicos destinados a reservatórios. É uma forma de proteger a cidade contra enchentes. Os romanos já faziam isso a milhares de anos.

    *A construção de novas unidades residenciais e comerciais devem ter todos os avanços tecnológicos de responsabilidade ambiental obrigatórios e instalados, bem como a geração alternativa de energia para consumo próprio e para venda de excesso as concessionárias.

3. As viaturas policiais devem ser equipadas com material que ajudem o cidadão, como: macaco para troca de pneu universal, ferramentas, bateria e fios para a famosa chupeta, kits completos de primeiros socorros, engates, cabos e reboques universais, desfibrilador portátil, chaves mestras, lanternas grandes para iluminar em situação de consertos, máscaras de oxigênio, mapas e guias. O lema das polícias é servir e proteger.

4. Nas rodovias, telefones públicos e caixas de primeiros socorros a cada 30 quilômetros.

5. Em todos os pontos comerciais e públicos, banheiros limpos e prontos para atender.

6. Em shoppings, grandes centros de compra, parques, praças com pistas esportivas a obrigatoriedade de equipamentos de primeiros socorros desfibriladores e todos os funcionários e seguranças treinados para atender qualquer necessidade.

7. Aos sábados e domingos, todas as praças públicas de cada bairro ou comunidade com apresentação de artistas populares, músicos e grupos para interação e recreação.

8. Todas as escolas públicas com cursos superiores e técnicos, para os pais que não conseguiram a graduação em uma área do conhecimento que seja necessária na sua comunidade.

9. Colocação de lixeiras para seleção de lixo no lugar de toda lixeira comum e também de recipientes para receber o óleo de comida usado com sistema de recolhimento profissional.

10. Câmeras escondidas em todas as áreas que habitualmente recebem lixo para punir infratores.

11. Em todas as praças de alimentação, quiosques, lojas de alimentos serem obrigados a ter lavatórios de mãos com sabão bactericida.

12. Sistema de inteligência para verificar o atendimento de todos envolvidos com o turismo para evitar falhas e explorações do turista.

13. Criar zonas de proteção ostensiva e inteligente em todos os pontos de lazer e turismo da cidade os chamados círculos de segurança com agentes preparados e treinados para lidar com os nossos visitantes.

14. Estimular a prática de atividades esportivas em praças públicas, na praia e nas ruas com apoio de treinadores para idosos e jovens em situação de risco.

15. Criar sistema de recompensas com valores altos, acima de R$ 20.000,00, para quem ajudar a polícia a prender traficantes e marginais nas suas comunidades, preservando sempre o anonimato, mas criando uma ampla divulgação da existência desses prêmios. O governo deve entender que a melhor arma contra o crime e o apoio e a participação segura dos cidadãos de bem.

16. Em vez de sensores e câmeras escondidas, colocar equipamentos que informem e documentem os policiais e agentes de trânsito mais próximos de infrações cometidas para que esses agentes abordem os irresponsáveis imediatamente no seu percurso onde o policial multe e enquadre o transgressor. Aqui esses equipamentos são apenas uma máquina de fazer dinheiro que revoltam e não educam.

17. Não permitir bebidas nas praias e espaços públicos de lazer e esportes.

18. Em todos os veículos de transporte público colocar à disposição dos passageiros porta bikes instalados nos para-choques traseiro e dianteiro.

19. Não aceitar dinheiro nos transportes públicos, apenas ticktes que podem ser comprados em máquinas próximas as paradas.

20. Realizar licitações com audições classificatórias para apresentação de músicos em estações de trem, metrô, terminais de ônibus e ruas históricas e turísticas disciplinando cada área com sistema de rodízio entre os músicos classificados para um mandato de 1 ano, cuja remuneração seria através de doações voluntárias do público.

21. Abertura de turno noturno em todos os hospitais e postos de saúde para consultas médicas e odontológicas. Muitos não se cuidam por questão de tempo, pois trabalham e se deslocam para casa usando quase que 10 horas de cada dia. Sendo assim só teriam a noite para ir ao médico.

22. Colocação de postos de imunização em áreas públicas e comerciais de grande visitação nos finais de semana.

23. Isenção total de impostos para idosos com mais de 80 anos.

24. Em todas as ruas de grande movimento de pedestres instalação de sistema de som ambiente com caixas wifi transmitindo músicas que deixem as pessoas mais tranquilas e estimulem a cultura local.

25. Utilização de apenas artesanato local na decoração e ambientação de espaços e prédios públicos.

26. Colocação de postes de iluminação, paradas de ônibus e faixa de pedestre com sistema de energia solar ou eólica, o que for mais viável e com sensores.

27. Colocar nas viaturas de polícia de trânsito, sensores de poluição que averiguem se os carros estão bem regulados quando o assunto e u que é jogado no ar pelo escape.

28. Apenas permitir a venda de imóveis que estejam totalmente regulares e sem pendências de qualquer tipo.

29. Estimular a criação de centros de equoterapia por parte do poder público municipal com verbas do sistema de saúde.

30. Envolver a população no sistema de segurança da cidade, colocando à disposição ferramentas de comunicação direta e aplicativos de celular com as viaturas e policiais que trabalham no entorno de cada comunidade, como aplicativos com senhas que possam alertar e denunciar atividades criminosas.

31. Em todos os espaços de eventos privados ou casas de show, boates e similares obrigar o uso de catracas que bloqueiam a entrada além da capacidade e informar imediatamente aos órgãos de fiscalização sempre que esse limite é alcançado.

32. Não permitir em hipótese alguma a manipulação de alimentos sem o cumprimento das devidas normas sanitárias com punições severas e apreensão de destruição imediata dos equipamentos.

33. Todos os locais de lazer e comprar devem ser obrigados a manter apoiadores de idosos e pessoas com necessidades especiais.

34. Colocar podólogos nos serviços públicos para cuidar de pés de diabéticos que podem levar a amputações, sofrimentos e mortes.

Estes são alguns pontos que vi no exterior em algumas das minhas viagens e que servem como exemplo de atitudes positivas do poder público que fazem uma enorme diferença para quem vive e visita as cidades.

Sem comentários:

Atenção Professores da Rede Municipal de Orobó! Quem trabalhou na Educação Fundamental de 98 a 2006, e no Fundeb de 2007 a 2020 tem muito dinheiro a receber!

  Precatórios do FUNDEF e FUNDEB é a dívida pública, devida pela União (Governo Federal) , transitado em julgado com decisão favorável ao mu...