Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Volta as aulas presenciais em Recife já tem data marcada: O processo se dará por etapas.


A prefeitura do Recife anunciou para o dia 22 de julho o início da retomada das aulas presenciais da rede municipal de ensino. As primeiras turmas que voltam às escolas são as do 8º e 9º anos do ensino fundamental. O anúncio ocorre quatro meses após a autorização pelo governo estadual para retorno das aulas em meio à pandemia da Covid-19. As informações são do Portal G1/PE.

O cronograma anunciado pela prefeitura começa com a retomada presencial das turmas dos anos finais do ensino fundamental e avança semana a semana até o dia 3 de agosto, conforme o cronograma abaixo:

  • Dia 22 de julho: turmas dos 8º e 9º anos do ensino fundamental;
  • Dia 27 de julho: estudantes dos 4º, 5º, 6º e 7º anos do ensino fundamental;
  • Dia 3 de agosto: alunos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), das creches e da pré-escola.

Ao todo, 92 mil estudantes frequentam a rede municipal de ensino. Os professores e demais profissionais de educação voltam ao trabalho no dia 29 de junho, para programar a retomada dos alunos.

"Como o protocolo sanitário prevê a questão do distanciamento em sala de aula, a gente vai ter que atuar num sistema de rodízio, vamos cumprir tudo isso. Já temos, há vários meses, a retomada das aulas na rede pública estadual e privada, e agora chegou a vez de a gente começar o processo de retomada na rede pública", afirmou.

Os pais e responsáveis que não se sentirem seguros para mandar os filhos às escolas podem manter o ensino remoto. Nesse caso, segundo a prefeitura, uma plataforma de ensino virtual será lançada.

Segundo a prefeitura, será criada uma nova unidade educacional para aulas digitais, com a ampliação da transmissão de aulas pela TV e pela internet, com novos equipamentos e ferramentas pedagógicas, além de uma nova plataforma de internet. Através desta, será possível o acesso a aulas digitais, conteúdos, aplicativos e ferramentas de interação.

A prefeitura informou que, antes da volta dos alunos, os profissionais de educação são orientados sobre o protocolo sanitário criado pela gestão municipal e elaboraram os planos de aula ajustados para o momento de pandemia.

Segundo o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, o planejamento das atividades pedagógicas envolve reensino e reforço escolar, além de planos para avaliação diagnóstica e reorganização curricular. Ele disse, ainda, que haverá aulas virtuais para respeitar o distanciamento social nas escolas.(Magno Martins)

Postado por Madalena França

Sem comentários:

Bolsonaro admite pedir refúgio em embaixada para evitar prisão por trama golpista

  O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) admitiu em entrevista ao UOL a possibilidade de pedir refúgio em alguma embaixada no Brasil, caso tenh...