Na tarde deste domingo (2), mais de mil de pessoas se uniram em uma caminhada na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. O evento, que teve a participação de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), familiares, profissionais de saúde e ativistas da causa, foi organizado pelo grupo MobilizaTeaPE e já está em sua segunda edição.
De acordo com a coordenadora do movimento, Poly Fittipaldi, a intenção da organização é promover a inclusão das pessoas diagnosticadas com TEA. "É um evento para unir famílias, pais e toda a sociedade em prol dessa causa. Nossos filhos são cidadãos, têm direitos e têm condições de participar da sociedade como outras crianças. Nós queremos uma inclusão real. Eles são capazes de ir às escolas regulares, de crescer saudáveis, ir ao shopping, ao cinema e a qualquer lugar", afirmou Fittipaldi.
O evento também contou com a presença do psicólogo infantil Rodrigo Nery, diretor do Grupo Ampliar, uma das clínicas parceiras da caminhada. Nery enfatizou a importância de dar visibilidade à causa do autismo, garantindo os direitos dessa população. "É importante dar voz e visibilidade às pessoas autistas e seus familiares. Nós, profissionais da saúde, devemos estar juntos nessa luta", disse o psicólogo.
A cantora Dany Myler, que tem um filho autista de sete anos, também participou da caminhada e ressaltou a importância da conscientização sobre o autismo. "É necessário trazer essa conscientização para a sociedade, para desmistificar muitas ideias relacionadas ao TEA e trazer essa mensagem de respeito, inclusão e aceitação", afirmou a cantora. "Precisamos entender esse universo, por isso, momentos como esse são necessários", completou.
Postado por Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário