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sábado, 8 de maio de 2021

Rua do Bom Jesus exclusivamente para os pedestres

 


Para beneficiar as mais de 45 mil pessoas que transitam diariamente no Bairro do Recife, a Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai tornar a Rua do Bom Jesus exclusiva para pedestres. A rua foi considerada uma das três mais bonitas do mundo pela revista americana Architectural Digest, em 2020. O prefeito João Campos fez o anúncio, no início da manhã de hoje, e o projeto começará a ser implantado na segunda-feira (17), com a mudança de circulação, e será entregue na segunda-feira, 24 de maio.

“Hoje a gente começa com uma grande notícia, na Rua do Bom Jesus, que é uma das três mais bonitas do mundo. Ela vai se tornar exclusiva para pedestres. Essa ação, que é realizada pela Prefeitura em parceria com a Bloomberg, uma instituição internacional que busca trazer qualidade de vida, vai poder garantir que a cada dia a cidade do Recife se torne mais humana, valorizando o pedestre, valorizando as pessoas”, anunciou o prefeito.

Para viabilizar a mobilidade no trânsito com a pedestrianização da Rua do Bom Jesus, haverá inversão no sentido da circulação das ruas da Guia, Dona Maria Cesar e João Domingos Martins. Dessa forma, os condutores que usavam a Rua do Bom Jesus, poderão utilizar a Rua da Guia e a Rua Dona Maria Cesar como rota alternativa. Além disso, os condutores que vêm do Cais do Apolo pela Avenida Barbosa Lima poderão acessar a Praça do Arsenal pela Rua João Domingos Martins.

Para implantação da pedestrianização da Rua do Bom Jesus, a Prefeitura do Recife contou com o apoio da NACTO-GDCI, uma organização de referência mundial em mobilidade sustentável, que, por meio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, prestou consultorias e fornecerá mobiliário urbano para sinalização do projeto.

Além da consultoria para um desenho adequado das vias do entorno, proporcionando mais segurança viária aos pedestres, os parceiros forneceram, ainda, mobiliário urbano como as esferas de concreto para isolar os extremos das vias. Nas áreas de cruzamento com as outras vias, o espaço foi redesenhado para garantir o espaço dos pedestres por meio de sinalização horizontal, diminuindo, assim, os espaços para travessias.

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