Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

TSE nega auditoria ao PSDB, mas libera dados da eleição

Eles Não se Conformam com a Derrota!

Toffoli: ‘Esta Corte não se omite em fornecer os dados’ - Ailton de Freitas / O Globo
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou nesta terça-feira ao PSDB pedido para formar uma comissão com especialistas de partidos políticos para realizar uma auditoria nas eleições presidenciais deste ano. No entanto, o tribunal autorizou aos tucanos todos os dados solicitados – como o acesso aos programas utilizados nas urnas eletrônicas, aos sistemas de totalização de votos e os boletins de urna emitidos depois das eleições. Segundo o tribunal, essas informações são públicas e podem ser acessadas por qualquer legenda. Com os dados em mãos, a agremiação de Aécio Neves, o candidato derrotado, poderá fazer sua própria análise da votação.
Em voto com mais de uma hora de duração, o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, explicou, em tom irritado, que todas as informações solicitadas pelo PSDB já estavam disponíveis aos partidos. Ele esclareceu que, seis meses antes das eleições, os partidos podem ter acesso a todos os programas usados pela Justiça Eleitoral, inclusive aqueles inseridos na urna eletrônica. Ele também lembrou que, pela lei, os partidos podem contratar uma auditoria particular antes da votação para fiscalizar todo o processo eleitoral.
Os demais ministros do TSE concordaram com o relator. O tucano Carlos Sampaio chegou a fazer uma ampla comemoração em Plenário sobre a decisão do TSE, porque tinha sido informado de que o resultado era totalmente favorável ao recursos do PSDB. Mas, ao ser informado que o TSE havia rejeitado a auditoria especial e a criação de uma comissão de representantes de partidos, Carlos Sampaio manteve a posição de que o importante é a divulgação dos dados. Sampaio disse ainda que o PSDB analisará os dados e fará esse trabalho em conjunto com o TSE.(O Globo) 

Sem comentários:

Sancionada lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas

  O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que estabelece diretrizes para prevenir e combater abusos sexuais co...