Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sábado, 5 de dezembro de 2015

Orobó três dias da Festa da Padroeira Vazia: Povo refém dos perigos...

Faltam três dias para Festa da Padroeira e Orobó continua Vazia.

Sábado 20:05 Horas e cinco minutos. Olhando de cima  da janela do quarto onde habito, vejo uma Orobó vazia. As luzes anunciam que aqui tem quase nove décadas de um tempo festivo. Mas o povo deste município se tornou refém de várias situações entre elas, a mais gritante é a insegurança.
Estive na minha amada comunidade ,Serra de Capoeira , e às seis da noite, já não se ver ninguém nas calçadas, as portas se fecharam e as grades evidenciam o desassossego .
Ficam as perguntas Por quê? O que fizeram com a nossa Orobó?
Entrevistei numa conversa informal, um toyoteiro que disse -me fazer transporte de passageiros a mais de 15 anos e nunca  viu uns novenários iguais a esses. Que até na chamada Noite dos Cavaleiros trouxe cinco passageiros e voltou com quatro.
Como o povo de Orobó  em sua grande maioria é católico fervoroso, na Missa ainda tem um pouco de gente. Ao terminar a parte religiosa, tem algumas mães com suas crianças no parque e depois nem parece ser o que um dia foi, a FESTA DA PADROEIRA, NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE OROBÓ.

Três fatores talvez explique um pouco dessa situação inédita:
A primeira delas é a insegurança. Uma onda de assaltos, mortes violentas, tiroteios , aconteceram nos sítios do nosso município;
A segunda é a Crise. O povo não tem dinheiro para o laser. Tem gente precisando suprir até as necessidades básicas;
Terceiro , o povo está desempregado e os que tinham contrato com a PMO, foram demitidos .Houve corte de pessoal que muito ou pouco injetava algum dinheiro no comércio.
Todos as noites tem uma atração musical diferente. Sobram barracas a espera de consumidores mas falta grana no bolso do povo.
Nas gestões passadas a este dia, o décimo terceiro já estava no bolso dos funcionários o que movimentava o comércio. Lembro-me que o calendário de pagamento com exceção do ano de 2012 era o seguinte: Décimo terceiro e pagamento de novembro dia 28 de novembro, ou 29, o salário de dezembro era pago dia vinte e três ,para curtir o Natal  e no dia trinta tinha rateio das sobras do FUNDEB e se deixava empenhada as férias que eram pagas a partir do dia 05 de janeiro até 10. Assim fazia o Ex-prefeito Zé Francisco e  Manoel João . Exceto no ano de 2012.
Perguntar não ofende:
Quando será que o Gestor de Orobó liberará o Décimo terceiro dos servidores?
O FUNDEB mostra que entrou muito dinheiro na Educação este ano de 2015. Teremos rateio?
A lei que regularizou o FUNDEB reza que os gestores tem obrigação de pagar todos os benefícios de décimo e férias até o dia 30 de dezembro de cada ano. Pois não podem  deixar sobras de um ano para o outro.
Será que o gestor vai deixar para pagar tudo no último minuto de dezembro?

Escrito por Madalena França.




Sem comentários:

Atenção Professores da Rede Municipal de Orobó! Quem trabalhou na Educação Fundamental de 98 a 2006, e no Fundeb de 2007 a 2020 tem muito dinheiro a receber!

  Precatórios do FUNDEF e FUNDEB é a dívida pública, devida pela União (Governo Federal) , transitado em julgado com decisão favorável ao mu...