Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 18 de abril de 2017

Obesidade atinge 18% dos brasileiros


Fonte Diário de São Paulo.
Índice cresceu 60% no país nos últimos 10 anos, e segundo o Ministério da Saúde e colabora para prevalência de doenças como hipertensão e diabetes
Foto: Divulgação 
O brasileiro está cada dia mais obeso. Em 10 anos, a prevalência da obesidade passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016, atingindo quase um em cada cinco brasileiros. É o que revelou um estudo divulgado ontem pelo Ministério da Saúde.
O levantamento pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico).
Além disso, o excesso de peso também subiu e atinge 53,8% da população brasileira. De acordo com a pesquisa, o problema é mais comum entre os homens.
A obesidade e o excesso de peso são calculados a partir do IMC (Índice de Massa Corporal) que divide o peso pela altura ao quadrado do entrevistado. Índices iguais ou maiores que 25 são considerados como excesso de peso e maiores de 30 kg/m2, obesidade. A Vigitel entrevistou 53.210 pessoas maiores de 18 anos das capitais brasileiras, entre fevereiro e dezembro de 2016.
"O Ministério da Saúde tem priorizado o combate à obesidade com uma série de políticas públicas. A alimentação saudável aliada à prática de atividade física nos ajudará a reduzir a incidência de doenças como diabetes e hipertensão", declarou o ministro Ricardo Barros.
DOENÇAS/ Segundo a pesquisa, o crescimento da obesidade é um dos fatores que pode ter colaborado para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão.
O diagnóstico médico de diabetes passou de 5,5% em 2006 para 8,9% em 2016 e o de hipertensão de 22,5% em 2006 para 25,7% em 2016.

Sem comentários:

Sancionada lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas

  O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que estabelece diretrizes para prevenir e combater abusos sexuais co...