Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quinta-feira, 9 de março de 2023

O deputado moleque Nikolas

 

Por Cláudio Soares*

Câmara Federal não pode ser palco para palhaçadas. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) protagonizou um espetáculo sem graças na Tribuna do parlamento exatamente no Dia Internacional da Mulher. Ele foi agressivo e preconceituoso para com as mulheres trans quando as atacou, usando uma peruca e aplicando um discurso de ódio.

É importante lembrar que a discriminação e o preconceito não têm lugar em uma sociedade justa e igualitária. Todos devem ser tratados com respeito e dignidade, independentemente de sua raça, etnia, gênero, orientação sexual, religião ou qualquer outra característica pessoal. 

Em decisão recente, o STF entendeu que se aplica aos casos de homofobia e transfobia a lei do Racismo (Lei n 7.716/1989). O artigo 20 da lei em questão prevê pena de um a três anos de reclusão e multa para quem incorrer nessa conduta. 

A deputada Tabata Amaral (PSB) chamou Nikolas Ferreira de ‘moleque’ e quer a cessação do seu mandato. O MPF-DF acionou a Câmara dos Deputados requerendo que a Mesa Diretora da Casa analise “suposta violação ética”. 

Pela primeira vez na história da Câmara dos Deputados, foram eleitas duas deputadas trans: Erika Hilton (Psol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG).

Erika Hilton se define como travesti e teve 256.902 votos, sendo a 9ª candidata mais votada do estado de São Paulo. Já Duda Salabert teve 208.265 e foi a 3ª candidata mais votada em Minas Gerais, registrando a maior votação do gênero feminino no estado. Ela é professora de literatura. 

*Advogado e jornalista

Do Blog de Magno Martins

Postado por Madalena França

Sem comentários:

Sancionada lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas

  O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que estabelece diretrizes para prevenir e combater abusos sexuais co...