Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Memórias Covid: Projeto da Unicamp abre espaço para os pernambucanos enviarem relatos durante a pandemia

Do Blog Da Noelia Brito


Postado por Madalena França
Ana Carolina Moura Delfin Maciel é coordenadora do Programa (Foto: Divulgação)
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está construindo a plataforma Memórias Covid 19, coordenada pela pesquisadora e historiadora Ana Carolina Moura Delfin Maciel. O projeto tem como objetivo criar um espaço memorial virtual para que pessoas de todos os estados do Brasil, bem como do exterior possam expressar suas memórias durante a pandemia do novo coronavírus. Em tempos atípicos de distanciamento social e de vulnerabilidade para a população, ainda é possível estar isolados fisicamente, mas emocionalmente conectados. 

O projeto conta ainda com uma comissão curatorial, composta de membros de nove universidades brasileiras (de diferentes áreas do conhecimento, representando Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do país), como também de dois representantes da França e Portugal. 

A comissão será responsável por receber e selecionar os relatos que devem compor a plataforma Memórias Covid-19. O projeto tem um caráter plural e democrático, almejando costurar uma teia de narrativas compartilhadas por pessoas de diferentes localidades do país e do mundo, classe social e escolaridade. As vivências cotidianas e histórias de qualquer pessoa, durante esta pandemia, são bem-vindas e devem ser contadas. O Memórias Covid-19 não pretende ficar centrado no eixo São Paulo/ Rio de Janeiro tampouco ficar circunscrito ao espaço da universidade. Assim, o Memórias Covid 19 reforça o convite para que a população pernambucana também participe enviando os registros de sua vida cotidiana durante o isolamento social. Não se trata de um projeto destinado apenas a familiares das vítimas de Covid 19 ou pessoas que testaram positivo para a doença, não havendo, portanto, necessidade de o participante ter sido acometido de Covid 19 ou ter presenciado casos de pessoas que tenham contraído o novo coronavírus. 

Como participar 
Arte: Dalton Villa
 
Para participar, basta acessar o formulário e enviar relatos escritos, sonoros ou visuais, podendo ser cartas, textos, poemas, desenhos, áudios, vídeos e fotos sobre as experiências pessoais em tempos de isolamento social. Os arquivos devem ser de autoria do participante ou estar de acordo com a legislação de Direitos Autorais, Lei 9.610/98. Os materiais recebidos serão enviados para a análise da Comissão Curatorial e os participantes que tiverem seus materiais selecionados para publicação vão ser informados. 

O Projeto Memórias Covid 19 também conta com a parceria do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp que vai ficar responsável por armazenar os materiais recebidos pela plataforma. Lembrando que não há um prazo limite para o envio dos relatos. Segue o link para acessar o formulário: https://forms.gle/CjrYdaZKnFbMuY7a6

Enquanto o site não fica pronto, é possível acompanhar o projeto nas redes sociais, seguindo o instagram @memoriascovid19, como também a página do facebook Memóriascovid19. 
Contar para superar 
Nunca se está preparado para viver uma pandemia que deixa um lastro de óbitos, desempregos, problemas emocionais, entre outros. Por isso, o registro das memórias de um tempo doloroso pode ser uma forma de se libertar do peso de uma experiência difícil. É o que conta a advogada e escritora, Ana Santana Batista Farias que já enviou quatro relatos. “O projeto não se absteve em ser só uma cápsula desse tempo nublado pela pandemia. Ele conseguiu despertar em mim que, mesmo em momentos difíceis, a força ainda permanece no nosso ímpeto. Ao escrever sobre os meus dias pude perceber que apesar das angústias desse tempo incerto, ainda carrego dentro de mim a certeza de que dias melhores estão por vir”, concluiu Ana Santana.

NOVAMENTE O VEREADOR THOMAS BRITO SE DESTACA E TEM REQUERIMENTO APROVADO PELA CÂMARA LEGISLATIVA DE OROBÓ: A CONCESSÃO DO ADICIONAL AOS AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS.

RESPONSIVE ADS HERE


  Esse blog muito já veio falando sobre a concessão da insalubridade aos profissionais da saúde de Orobó, relatando também sobre a gratificação dos 40% sobre o salário dos Agentes de saúde e endemias que até hoje não foi implementado pela gestão municipal. Na última reunião da Câmara, os vereadores também aprovaram o requerimento de autoria do Vereador Thomás Brito que vinha a tratar sobre esse tema:



No requerimento, o atuante vereador destaca que esses profissionais necessitam de uma maior visibilidade e reconhecimento, ainda, ressalta os anos de luta desses profissionais em busca de seus direitos no nosso município.
O projeto que já teve aprovação na Casa Legislativa segue agora para a gestão municipal que dará um posicionamento, ao menos é o que se espera, sobre a concessão ou não dessa gratificação.
Aos poucos, vê esse projeto (como os demais), que está garantindo os direitos do povo Oroboense se tornando realidade, nos deixa felizes em saber que existem pessoas lutando pelo que é nosso de direito! 
Por isso, deixo um abraço de agradecimento e gratidão ao Novo Grupo Político de Orobó. Em frente e avante, sempre
Postado por Madalena França

Movimento negro apresenta pedido de impeachment de Bolsonaro nesta quarta-feira


Publicado em 11 agosto, 2020
Pela primeira vez na história, o movimento negro organizado irá pedir o impeachment de um presidente brasileiro. Nesta quarta-feira (12), a Coalizão Negra por Direitos apresentará, em Brasília, um documento exigindo a cassação de Jair Messias Bolsonaro (sem partido).
O pedido de impeachment é assinado por 600 entidades e diversas personalidades, negras e brancas, como Sueli Carneiro, Vilma Reis, Bianca Santana, Emicida, Dexter, Salgadinho, Happin Hood, Chico Buarque, Nando Reis, Douglas Belchior, Silvio de Almeida, Antônio Pitanga, Fábio Porchat, Antonio Tabet, Fernando Meirelles, Aranha, Sidarta Ribeiro, Bel Coelho, entre outros.
Fonte: Esmael Morais..
Por Madalena França.

Ainda não é hora de pedido de voto: campanha eleitoral só começa dia 27 de setembro...


Postado por Madalena França
Por Diana Câmara*
A campanha eleitoral só começa a partir do dia 27 de setembro e no período de pré-campanha é comum e permitido que os pré-candidatos se apresentem, falem sobre seus projetos, quais bandeiras defendem, além de tecer críticas políticas aos adversários ou a atual administração. Isto faz parte do jogo político e é saudável para a democracia.
Desta forma, o pré-candidato pode expor projetos políticos e enaltecer suas qualidades de modo a credenciá-lo como o mais preparado para representar o eleitor, desde que não haja pedido explícito de votos e não se faça uso de ferramentas, veículos ou formas proibidas na fase de campanha. Exemplos destas expressas proibições são os outdoors, pinturas em muro, uso indiscriminado de carros de som e realização de showmício, dentre outros vedados no período eleitoral. 
Como o impulsionamento das redes sociais é algo lícito durante o período da campanha eleitoral, então não há que se falar em vedação nesta fase que antecede, essa é a posição do TSE até então. Desde que, por óbvio, não haja pedido explícito de voto e nem de forma indireta, ou seja, nada de o candidato postar seu número ou do partido pelo qual virá candidato, sob pena de configurar propaganda extemporânea.
Assim, preocupação maior deve se dar sob o conteúdo da publicação, pois se a comunicação ou a peça examinada for considerada como sendo propaganda eleitoral antecipada, logo estará vedado o impulsionamento neste período de pré-campanha.
O impulsionamento amplia o impacto do conteúdo publicado e o alcance a um número maior de usuários, isto causa maior visibilidade e exposição do material postado nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, que identificam tais postagens como pagas, e trazem a expressão "patrocinado”. 
Recentemente, algumas mídias sociais passaram a pedir a identificação de quem está pagando pelo impulsionamento, que, no caso dos pré-candidatos, devem ser eles mesmo ou o partido político.
Por outro lado, orienta-se que os gastos com impulsionamento sejam realizados de forma comedida. Mormente os valores com esta prática ser bem acessíveis, o que a princípio afastaria qualquer ilação de abuso de poder econômico e quebra do princípio da igualdade, recomenda-se o bom senso e a moderação com estes gastos, sob pena de, em assim não agindo, o futuro candidato vir a ser acionado por eventual abuso de poder econômico.
*Advogada especialista em Direito Eleitoral, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PE, membro fundadora e ex-presidente do Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco (IDEPPE), membro fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e autora de livros.

Eles não se entendem: secretários de Guedes pedem demissão...

(Magno Martins )

Magno Martins postado por Madalena França
A equipe econômica do Governo Bolsonaro vai sofrer duas novas baixas nos próximos dias. Os secretários especiais de Desestatização e Privatização, Salim Mattar (foto), e o de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, pediram demissão, há pouco, ao ministro da Economia, Paulo Guedes.
A informação foi confirmada pelo ministro Paulo Guedes em entrevista coletiva no começo da noite.
Segundo a CNN, Uebel pediu exoneração por discordar da estratégia do governo federal de deixar a reforma administrativa para 2021. Salim, por sua vez, pediu para deixar o cargo por discordar da postura do governo em relação às privatizações.
As saídas são a quarta baixa recente na equipe econômica. Nas últimas semanas, Mansueto Almeida já havia deixado o Tesouro Nacional, Caio Megale deixou a diretoria de programas da Secretaria Especial da Fazenda e Rubem Novaes anunciou que deixará a presidência do Banco do Brasil.
Agora, o ministro da Economia avalia fazer uma mudança na estrutura da pasta. Uma das ideias em estudo é fundir a Secretaria de Desestatização e Privatização com a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos, o PPI.

Covid- não escolhe cara: politico infectado não saia espalhando o vírus da morte...

Orbitae disponibiliza teste americano para detectar Covid em até ...
A ambição política ultrapassa o limite da irresponsabilidade. Este blog foi informado que um político "poderoso" da região , está com coronavírus, apresentando sintomas leves como diarreia e perda de olfato. Mesmo assim, já sintomático participou de evento, cumprimentou todo mundo com aperto de mãos e fez até reuniões em casa onde foi servido comida, bebida etc. Com total sigilo do nome do paciente venho apenas alertar que a máscara é apenas uma medida protetiva não a garantia de imunidade.Covid- não escolhe cara: político infectado não saia espalhando o vírus da morte...
Muitas vezes a pessoa é jovem, tem boa saúde e tem sintomas leves. Isso não garante que se passar para alguém , essa pessoa tenha a mesma sorte. Uma pessoa que não teve sintomas fortes, pode infectar alguém e ela morrer. Ninguém tem culpa de ser infectado. Esse é um mal que pode afetar qualquer um. Somos todos cristãos e não desejamos a morte de ninguém. Apenas alertamos para a responsabilidade e o respeito à vida.  Tá doente? Fique em Casa e avise as pessoas que tiveram contato com você, não fique escondendo a doença sabendo que todos que estiveram juntos, correm perigo!
A política não está acima da vida. Não é uma acusação é um conselho.
Por Madalena França.

O aniversariante do dia é Junior de Ubiraci: Parabéns e 40 motivos para comemorar...

A imagem pode conter: 1 pessoa, barba e grande plano

Junior de Ubiraci celebra hoje 43 anos de vida. Fazer aniversário é ter motivo para agradecer . Junior também tem nesse ano que nasce hoje para ele , 40 motivos para comemorar. Que seja o ano da vitória, do amor, da libertação e da paz.
Junior é Pré-candidato a vereador e tem uma aceitação muito boa no município. É um homem honesto, trabalhador, solidário e amigo de todos.
Feliz vida! Um aniversário de muita luz , que seu dia seja lindo e iluminado pelo sol da esperança.
40 abraços para você!
Por Madalena França.

Hoje nos despedimos de uma pessoa muito especial: vá na paz amiga de fé

Que os anjos lhe receba no céu com muita festa, minha velha amiga   Você fará muita falta porque era luz ,colo,abrigo pra muita gente. Um se...