Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

BRASIL: O QUE ESTÁ EM JOGO NO JULGAMENTO DO STF SOBRE POVOS INDÍGENAS NA PANDEMIA


Postado Por Madalena França
Em tenda de atendimento, homem indígena de costas é atendido, do outro lado da mesa, por profissional de saúde todo coberto por jaleco e face shieldDireito de imagemREUTERS/ADRIANO MACHADO
Image captionHomem do povo yanomami é atendido em Alto Alegre, Roraima; plenário do STF deve se debruçar sobre pauta acerca do papel do governo federal na proteção das terras indígenas na pandemia de coronavírus
O plenário do Supremo Tribunal Federal decide, na tarde desta quarta-feira (05/07), se mantém ou não decisão liminar (provisória) do ministro Luís Roberto Barroso que obrigou o governo federal a tomar medidas para proteger comunidades indígenas durante a pandemia do novo coronavírus.
Na decisão do começo de julho, Barroso obrigou a União a manter barreiras sanitárias para impedir que a doença se espalhe em 31 terras indígenas.
O ministro também determinou a criação de uma "sala de situação" com representantes das comunidades indígenas, do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União, para acompanhar e discutir medidas relacionadas ao combate à pandemia entre os povos originários.
Nesta quarta, os ministros do STF poderão decidir ainda sobre um outro pedido dos indígenas: o de que o governo federal realize a retirada de dezenas de milhares de não-índios que invadiram terras demarcadas, como garimpeiros, posseiros e outros.
Em sua decisão liminar, Barroso disse que a retirada dos invasores é "medida imperativa e imprescindível", mas que não poderia ser feita com uma canetada.
"A remoção de dezenas de milhares de pessoas deve considerar: a) o risco de conflitos; e b) a necessidade de ingresso nas terras indígenas de forças policiais e militares, agravando o perigo de contaminação", escreveu o ministro.
Este ponto é agora contestado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que ingressou com a ação.
Além da Apib, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709 é assinada por seis partidos políticos de esquerda (PC do B, PDT, PSB, PSOL, PT e Rede).
O julgamento da ADPF foi iniciado na última segunda-feira (03), quando o Supremo Tribunal Federal retomou as atividades após o recesso do Judiciário.
Na ocasião, não houve votos de ministros: só se manifestaram as partes e o relator do caso, Luís Roberto Barroso. O ministro votou pela manutenção da liminar, posição que também foi adotada pelo Ministério Público Federal.
O ministro Luís Roberto Barroso fala no plenário do STF, sentado e gesticulandoDireito de imagemNELSON JR./SCO/STF
Image captionEm liminar de julho, Barroso obrigou a União a manter barreiras sanitárias para impedir que a covid-19 se espalhe nas terras indígenas
Já o advogado-geral da União, José Levi, representando o governo, pediu ao STF que reconhecesse as ações já desenvolvidas pelo Executivo para garantir a saúde das comunidades indígenas.
Comunidades indígenas foram fortemente atingidas pela covid-19. Segundo a Apib, a pandemia já vitimou 623 indígenas, e 21.646 foram contaminados. A doença chegou a 146 povos, nos Estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Roraima e Maranhão.
Na petição inicial, a Apib afirma ainda que o novo coronavírus parece ser mais letal para os indígenas do que para a população brasileira em geral. Até agora, a letalidade do vírus entre os povos indígenas é de 9,6%, ante 5,6% para a população brasileira em geral, segundo a entidade.

Entidade recorre para remover invasores

Na terça-feira, a Apib recorreu contra o trecho da decisão de Barroso em que ele rejeitou o pedido de expulsar os invasores das terras indígenas. Em sua decisão, Barroso disse apenas que a União deveria elaborar um plano para a expulsão dos invasores, mas sem determinar um prazo para que a ação fosse tomada.
No recurso, a entidade diz que "a elaboração de plano para a desintrusão é medida absolutamente insuficiente, incompatível com a gravidade do quadro descrito pela própria decisão (de Barroso)".
Na petição, a Apib pede que a União aja para remover os invasores de sete terras indígenas: Yanomami, Karipuma, Uru-Eu-Wau-Wau, Kayapó, Araribóia, Mundukuru e Trincheira Bacajá.
"Os riscos à saúde dos povos indígenas decorrentes da presença e das atividades criminosas dos invasores são incomparavelmente superiores aos de uma operação para a retirada dessas pessoas. E esses riscos sanitários eventualmente provocados por operações de extrusão podem ser minimizados, com a adoção de cautelas fundamentais, tais como a testagem prévia e quarentena obrigatória dos agentes estatais envolvidos nessas operações", escreveu a Apib.
Se não for possível remover os invasores imediatamente, pede a Apib, o STF deveria ao menos fixar prazos para que a União apresente — e cumpra — o plano de desintrusão dos invasores nestas terras indígenas.
"Temos que esperar o julgamento, mas a nossa impressão é essa (de que a liminar de Barroso será mantida). O que estamos tentando é avançar na questão da desintrusão, que o ministro Barroso não concedeu", diz à BBC News Brasil o assessor jurídico da Apib, Luiz Eloy Terena.
"A gente espera que amanhã (nesta quarta, 05/08) os outros ministros possam trazer um voto indo um pouco além do que Barroso já foi. A decisão dele é boa, mas no que toca à desintrusão, a gente entende que poderia ir além", disse.
"Mesmo com o ministro dizendo que não é o caso do Tribunal determinar à União que faça isso, entendemos que o STF pode dar pelo menos um prazo para que seja cumprida (a desintrusão)", diz Eloy. "Deixar sem um prazo fixo (para o cumprimento) é o mesmo que não ter uma garantia de execução", pontua ele.
No começo da semana, o fotógrafo Sebastião Salgado se juntou à demanda pela expulsão dos invasores das terras indígenas. Salgado gravou um vídeo de pouco mais de dois minutos, com um apelo aos ministros do STF.
"É com humildade e com humanidade que eu venho a vocês solicitar o apoio às comunidades indígenas. Não é só necessário, hoje, socorrer as comunidades criando esse cordão sanitário de proteção, como é necessário também a expulsão dos invasores. Essas invasões são, como vocês sabem melhor que eu, completamente ilegais (...). Vocês são o último recurso, a última possibilidade de que a justiça realmente se faça no Brasil", diz Salgado.

Ação judicial pode representar marco histórico

Índio do povo Guarani Kaiowa aparece de perfil em frente ao prédio do STF em BrasíliaDireito de imagemREUTERS/ADRIANO MACHADO
Image captionÍndio do povo guarani kaiowa em frente ao prédio do STF, em foto de arquivo
O fato de a Apib ter ido diretamente ao Supremo tem implicações que vão além apenas da ação em questão, segundo o professor de direito Daniel Sarmento, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que também assina o documento.
A decisão de Barroso de reconhecer a legitimidade dos indígenas para apresentar a ação pode gerar jurisprudência para que outras entidades, como representantes de mulheres, defensores de direitos LGBT e etc também possam ir à Corte com ações semelhantes, caso seja referendada pelo plenário do STF.
Isso porque a Constituição de 1988 estabelece uma série de instituições que podem entrar com uma ação do tipo no STF, entre as "entidades de classe". A jurisprudência do Supremo costumava entender entidades de classe como entidades profissionais, como sindicatos, por exemplo.
Em sua decisão, Barroso diz que a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) "possui legitimidade ativa para propor ação direta perante o STF", ou seja, reconhece que a entidade também é uma entidades de classe, mesmo que não represente um grupo econômico, mas sim setores da população brasileira.
Entre as entidades que tinham o direito já garantido de entrar com ações do tipo estão os partidos políticos com representação no Congresso. Por garantia, seis partidos políticos foram convidados a participar do processo pela Apib e aceitaram — PSB, PSOL, PCdoB, Rede, PT, PDT assinam a ação em conjunto com a entidade.
"É uma garantia mas serve também para mostrar que os indígenas são apoiados pelas forças políticas, todos os partidos de oposição convidados aceitaram participar", afirma Sarmento.
Em sua resposta, a AGU não contestava a legitimidade da Apib, mas alegava que há outras formas de garantir direitos sem ser uma ação no STF. Barroso, no entanto, decidiu que o pedido é legítimo e que há necessidade de diálogo entre o Judiciário e o Executivo "em matéria de políticas públicas decorrentes da Constituição".

O que querem os indígenas?

Indígena com bebê no colo, rodeado por vários outros espalhados em campoDireito de imagemEPA/JOEDSON ALVES
Image captionMembros do povo yanomami ao redor de posto de atendimento em Roraima
Na ação, a Apib pede ao STF seis providências pelo poder público para frear o avanço da pandemia nas populações indígenas.
Uma das principais é a determinação da criação de barreiras sanitárias "para proteção das terras indígenas em que estão localizados povos indígenas isolados e de recente contato."
O documento da Apib cita 21 terras de povos isolados em diversos Estados e 20 terras de povos de recente contato para os quais a entrada de pessoas de fora pode ser catastrófica.
Barroso determinou um prazo de 10 dias para que a União apresente um plano para evitar a entrada de terceiros em territórios desses povos.
Outros pedidos deferidos pelo Supremo foram o de que se crie uma sala de situação para coordenar a resposta à pandemia com a participação de representantes indígenas e da sociedade, como a Defensoria Pública; e o pedido de que a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) atenda também indígenas que vivem em áreas não demarcadas e nas cidades.
Em resposta à afirmação da entidade de que o plano atual do governo é vago e ineficaz, a Justiça determinou que poder público formule e coloque em prática um "Plano de Enfrentamento da Covid-19 para os Povos Indígenas Brasileiros", com participação de indígenas e representantes da sociedade civil. O governo tem 30 dias para apresentar um plano, que deve seguir uma série determinações do STF, como ter o apoio técnico da Fiocruz.
Professor Edgar Bom Jardim - PE

Após nova queimada no lixão de Surubim, prefeitura diz que área será desativada


Fonte:Blog do Agreste
Postado por Madalena França
Foto | Lulu - Surubim News - Arquivo 2019
A prefeitura de Surubim emitiu, no início da tarde dessa quarta-feira (5), uma nota sobre a fumaça provocada por uma queimada no lixão do município. Nas primeiras horas do dia, uma grande nuvem de fumaça tóxica havia sido registrada por moradores sentido Distrito do Tambor, município vizinho de Vertente do Lério. A mesma situação se repetiu várias vezes. 

Na nota, a prefeitura informou que os focos de incêndio foram controlados pelo Corpo de Bombeiros. Uma das causas pode ser a concentração de gás liberada pela decomposição das dezenas de toneladas de lixo despejadas no local diariamente. Ainda no documento, a gestão diz que o projeto visa enviar os resíduos sólidos para um aterro sanitário em Caruaru. Confira a nota completa:

A Prefeitura de Surubim informa que o problema ocorrido na manhã de hoje no lixão foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros. O Governo Municipal tem empenhado esforços para, em breve, resolver de vez a questão do lixão em Surubim. Etapas foram cumpridas pela gestão e brevemente vai acontecer a licitação da execução do serviço de tratamento e destinação final dos resíduos. Em pouco tempo, todo o lixo será encaminhado para um Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos, em Caruaru, resolvendo essa demanda do município e reduzindo os impactos ambientais causados pelo acúmulo e queimada daquele material

Fala Sério é função de um prefeito entregar merenda nas escolas com caravana montada?

BLOG DO EDINHO SOARES: PREFEITURA DE OROBÓ ENTREGA KITS DE ...
Esta é uma foto apenas ilustrativa.

No município de Orobó as escolas tiveramm as aulas suspensas no dia 18 de março. A a merenda já ficou grardada na escola. Outros municípios começaram a distribuir, e no final de março foi entregue também um pequeno kit. É mentira quem falar em cesta básica. É só olhar nessa foto as bolsinhas no chão. De lá para cá , várias denúncias foram feitas nos blogs, nas lives de Luiz Vieira e as próprias mães nas redes sociais, lançaram a pergunta; Cadê a merenda?
Na última quarta- feira , o vereador Paulo Brito leu uma lista afirmando que tinha passado por várias escolas, naquele dia, junto com o prefeito e o vice, distribuindo a tão cobrada merenda. Claro que ele se referiu a cesta básica. O prefeito  juntou três meses do dinheiro da merenda escolar, fez um pacotinho maior e saiu pelas escolas com seu grupo político fazendo propaganda extemporânia, como se duistribuir a merenda do aluno ,enviada pelo Fundo de Alimentação escolar do Governo Federal fosse fazer algum favor as famílias! Fala sério é a função de um prefeito virar entregador de merenda? Isso é feito por outros servidores.
O único lugar que vereador, prefeito e vice ,assumem a função de entregador de merenda é em Orobó. As pessoas já esperaram sem alimentação escolar, por três meses, ainda são obrigadas a esperar a disponibilidade do prefeito para chegar o dia que ele pode ir na sua escola?. Ainda tem que assistir a verdadeiros mine- comícios e pousar para fotos com políticos?! Isso chega a ser humilhante, revoltante e ridículo. É claro que tem aquelas pessoas inocentes que não tem noção de seus direitos e que com fome, agradecem mesmo. Li uma que dizia assim: "Obrigado Chaparral pela feira que você me deu". Abaixo escrevi, não foi ele quem lhe deu filha. Isso é a merenda que seu filho iria comer na escola por três meses. Dinheiro federal, distribuido para todo Brasil.
Por que político dessa natureza permanece no poder?
Infelizmente porque temos uma verdadeira fábrica de inocentes, que morrem a míngua por descasos de governantes corruptos e agradecem em lágrimas, se receberem o caixão!
Para que interessa gente politizada? É dessa massa de inocentes que eles precisam para fazer a festa! Se acabasse a igonorância, acabaria a corrupção!
Por Madalena França.

‘Micheque’ bomba no Twitter após revelação da Crusoé


(Blog Do Esmael Morais)
Postado por Madalena França

Quando as peripécias financeiras de Fabrício Queiroz e do clã bolsonaro vieram à tona, uma das operações que mais chamou a atenção foram alguns cheques de Queiroz depositados na conta da Primeira-Dama Michelle Bolsonaro.
Essas operações renderam a ela o carinhoso apelido de ‘Micheque’.
.
Agora, a revista Crusoé afirma que teve acesso à quebra de sigilo fiscal de Queiroz e de que entre 2011 e 2018, Michelle recebeu 21 cheques de Queiroz; e não quatro, como afirmou o presidente Bolsonaro.
A revelação ressuscitou o apelido de ‘Micheque’ que já está entre os assuntos mais comentados do Twitter nesta sexta-feira (7).
Julio Freiress escreveu: “Quer dizer que a senhora Michelle Bolsonaro, digo Micheque recebeu não só um cheque de 24 mil reais do miliciano Queiroz, Mas sim 21 cheques.”
.
O deputado Paulo Pimenta também compartilhou o tema:
.
Iuri K escreveu: “Todo dia uma notícia nova de corrupção, lavagem de dinheiro, rachadinhas e ligação com a milícia vindo da família do presidente.”
Flávio não tem mais como esconder que usava Queiroz para operar a dita “rachadinha”; mas essa revelação de que Michelle recebeu tantos cheques do ex-assessor joga o problema para a família toda. Como explicar a relação da primeira-dama com o Queiroz?

Folha defende que Moro seja punido por excessos e abusos na Lava Jato

Assim como já fez o jornal O Globo, Folha também dá segurança para que o Supremo Tribunal Federal vote a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro, em editorial publicado nesta sexta-feira

Sergio Moro (Foto: Reprodução/Twitter)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247
247 – O ex-juiz Sérgio Moro, que sofreu dura derrota no Supremo Tribunal Federal nesta semana, quando os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski denunciaram sua atuação parcial e política contra o Partido dos Trabalhadores, foi hoje criticado por editorial da Folha de S. Paulo, depois de movimento semelhante de Merval Pereira, colunista do Globo.
"Pouco menos de um mês antes de aceitar o convite para fazer parte do governo Jair Bolsonaro, o então juiz federal Sérgio Moro decidiu incluir a delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci nos autos do processo que apura se a empresa Odebrecht doou, em troca de favores, um terreno para a construção do Instituto Lula. A medida, acompanhada do fim do sigilo sobre o caso, ocorreu a seis dias do primeiro turno do pleito presidencial de 2018, no qual Bolsonaro tinha como principal adversário o candidato do PT, Fernando Haddad —que evocava o apoio e a memória de Luiz Inácio Lula da Silva como trunfos de campanha", lembra o editorial.
"Como já se disse nesse espaço, a sofreguidão com que Moro se prontificou a participar do governo Bolsonaro abalou sua credibilidade —e, por extensão, a da Lava Jato. Indicou-se que ambições políticas se misturavam ao ímpeto, não raro messiânico, da força-tarefa de combate à corrupção", prossegue o editorialista, que também lembra que a Lava Jato "cometeu excessos, impropriedades e desvios que cobram seu preço e não podem ser ignorados sob pena de estimular uma índole justiceira que ofende os princípios basilares da Justiça num Estado de Direito." 
Fonte:247
Postado por Madalena França

Política não se faz disseminando ódio mas respeitando as diferenças...

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Pensamentos Positivos, Deveres, Cidadania, Verdade, Brasil, CitaçõesNenhuma descrição de foto disponível. Mensagem De Texto, Mensagem De Humor, Frases Engraçadas Sobre A Vida, Frases Pra Mulheres, Verdades, Maldosas, Desenhos Com Frases, Mensagem Para Amigas, Frases Inpiração

Este ano a corrida para os postos políticos é atípica. As redes sociais são essenciais. O conselho para quem está concorrendo e também para os seus seguidores, é não semear ódios. A democracia consiste não apenas em repeitar a vontade da maioria, mas também das minorias.
Nos facebooks da vida se tem amigos de ambos os lados. Respeite a postagem do outro. Se, se sentir incomodado, ignore, não veja, não leia, se for vídeo não escute. E se ver e escutar, respeite! Não é preciso concordar ou discordar, e se discordar, que é típico da Democracia, seja respeitoso, com o que pensa o outro.
A boa política deveria ser e é a arte de somar e não de diminuir.
A Pandemia, os quase cem mil mortos no Brasil, os 700 mil mortos no mundo , parece não ter ensinado nada a humanidade. As pessoas andam muito violentas e por falta de argumentos, elas atacam, ofendem, odeiam.
Compartilhei um vídeo de Luiz Vieira , o radialista do povo, e em seguida entra uma pessoa fake  porque a postagem tem foto de rádio e escreve: Vai tomar no c...
Com educação eu argumentei, por favor respeite a minha postagem, ninguém lhe chamou aqui. E a pessoa me responde um bocado de grosseria e diz "Cuidado sou de Casinhas"! Pode nem ser. O interessante é que o vídeo se referia na sua integralidade a Orobó, não dizia respeito a Casinhas. Uma pessoa dessa, quer engrandecer ou sujar sua cidade?
Recebo muitos elogios nas redes, mas também um bocado de ofensas. Ninguém é obrigado a gostar de mim. Mas todos devem ter respeito, comigo e com os outros. Respeito também por si mesmo. Como alguém de Casinhas pode me odiar se nunca me viram e eu nunca disse uma palavra ofensiva contra nenhum casinhense?
Alguém saiu de Orobó envenenada pelo ódio e foi picando os casinhenses. Ninguém odeia de graça. Estão sendo pagos para odiar? Em Orobó algumas pessoas também me odeiam gratuitamente, o único motivo é porque eu cobro o que é meu e melhorias para todos.
Política não se faz plantando ódio mas conquistando pessoas com boas ideias e semeando amor. Orobó sempre foi de paz. Os palanques se desfaziam em janeiro, após as eleições. Depois dos dois governos abusivos do casal Juliana Chaparral o ódio é visto em cada esquina, porque eles passaram 8 anos maltratando pessoas que pensam diferentes. è um palanque armado continuamente.
Graça a Deus, que isso está acabando e a maioria do povo está rezando para vir alguém com um pensamento de paz.
Até três meses atrás, Thomás Brito era o vereador mais elogiado pelos seguidores de Chaparral em Orobó. De repente ,algumas dessas pessoas começaram a maltratá-lo. Ontem li uma publicação de Lucia Oliveira, onde ela diz que Julia de David e Thomás nunca fez nada, que Orobó, na opinião dela vai falir. Mas não era essa mesma criatura que fazia altos elogios a Thomás e no caso, a David?
Nada é muito pouco para quem tem duas décadas na política ou 8 anos como Thomás, pois desde o primeiro Governo que ele serve o povo  como funcionário e depois como vereador. A Campanha passa , e depois os políticos se unem, e o povo continua brigando por A ou B. Não brigue argumente!
Tudo passa e da qui a 146 dias contando com hoje ,Chaparral vira ex- prefeito. Se Thomás vencer ,essas pessoas que estão lhe apedrejando são as primeiras a correr se humilhar nos seus pés. Eu é quem não vou. Duvido algúem ter me visto lambendo botas de ninguém. Saibam separar amigos e adversários políticos. Tenho amigos que votam com Chaparral , e dai? quando os escolhi para minhas amizades eles não vieram com bula ou rótulos políticos. Respeitem mais! Amem mais!
Por Madalena França.

Feira do Jeans de Toritama volta no domingo


Suspensa por quase cinco meses devido à pandemia de Covid-19, a Feira do Jeans de Toritama voltará a funcionar no próximo domingo (9), a partir das 14h. A autorização para a reabertura foi publicada num decreto do Governo de Pernambuco, no final da tarde de hoje, e imediatamente comunicada pelo prefeito de Toritama, Edilson Tavares, em um pronunciamento, no qual pede a colaboração da população.
Para a reabertura da feira, compradores, feirantes, excursionistas, lojistas e carroceiros terão que cumprir, individualmente, várias medidas de controle sanitário, estabelecidas com o objetivo de impedir o contágio do novo coronavírus. O comércio ambulante ainda não foi autorizado. Haverá fiscalização para que todas as medidas de proteção sejam cumpridas.(Magno Martins)
Postado por Madalena França

100.000 mortos no Brasil e Bolsonaro beincando de Garoto propaganda da hidroxicloroquina...

GAROTO-PROPAGANDA – Defensor do uso da cloroquina para o tratamento da covid-19, o presidente Jair Bolsonaro se tornou involuntariamente garoto-propaganda do medicamento que não tem eficácia comprovada para a doença em um outdoor colocado por apoiadores no Espírito Santo. Em Vitória, a peça apócrifa de nove metros de largura por três de altura traz a foto do presidente ao lado uma imagem de uma caixa de sulfato de hidroxicloroquina de 400 mg e anuncia, sem qualquer respaldo científico: "Tratamento precoce salva vidas".(Magno Martins)

Postado por Madalena França

Os dias talvez sejam iguais para um relógio, mas não para um homem. Tá chegando a hora.

 Faltam100 e 146 dias, contando com hoje. Tá ficando brilhante cada dia que nasce.

Por Madalena França.

Pensamento do dia: duvide!

Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir.

Bom Dia!
Por Madalena França

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Não se acostume com o coronavirus como se fosse algo bom : já cutaram 06 vidas e 284 pessoas adoeceram em Orobó

A imagem pode conter: texto que diz "10 CORONAVIRUS Boletim com dados oficiais de Orebó-PE Casos COVID-19 Orobó, 06 de agosto de 2020 SUSPEITOS EM INVESTIGAÇÃO MONITORAMENTOS DOMICILIARES HepaguI 83 SOLAMENTOS DOMICILIARES 305 DESCARTADOS 40 ALTAB DOB IBOLAMENTOD D0B MONITORAMENTOS DOMICILIARES 284 CONFIRMADOS 6 220RECUPERADOS ÓBITOS #FiqueEmCasa"

Desde março 6 pessoas perderam a vida e 284 tiveram diagnóstico confirmados positivos, porém outras pessoas adoeceram e não foram testadas. Muitas com sintomas leves não se responsabilizam e ficam andando por ai como se nada tivesse acontecendo. Parece que o povo se acostumou com a morte. Lembrem-se que não tem vacina e qualquer um pode ser a próxima vítima. Não se acostume com a morte. Pode não ter sido a sua, mas quem perdeu um dos seus sabe a dor que sentiu.
Normal não é abrir comércio. Normal é acabar com o vírus e isso só com a vacina que ainda não ficou pronta.
Estranho é saber que 5 milhões chegaram em Orobó e poucas ações foram feitas.
Por Madalena França.

Homenageio todos os educadores neste 08 de agosto com Poema de minha autoria, Educar...

Nenhuma descrição de foto disponível.Nenhuma descrição de foto disponível.




Poema do Livro "Sonho Meu" de Madalena França.

Com esse singelo poema de minha autoria quero saudar a todos os Educadores do mundo especialmente da nossa região. Com forte abraço da também educadora
Madalena França.
Poetisa.


Vamos entender o que o Vereador Thomás Brito e seus pares pediram Para o servidor : Insalubridade, o que é?

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé
  O que é insalubridade?
A insalubridade é uma gratificação no salário dos servidores que trabalham em locais onde há risco de contaminação que possa prejudicar a saúde do trabalhador.
Embora tenha sido solicitado por enquanto, apenas para Agentes de Saúde e Endeminias, outros servidores municipais também podem ser inseridos neste projeto , assim haja respeito para com eles.
Quem tem Direito?
Pela lei Federal tem direito todo servidor público que trabalha com risco de vida; ou seja, com uma maior possibilidade de ser contaminado. Assim, agentes de saúde, de endemias,coveiros, garys, motoristas de ambulâncias, enfermeiros, técnico de enfermagem,detetizador todos tem direito ao adcional de insalubridade, porque convivem ou com lixo não tratado, ou com pessoas doentes ou manipulando produtos químicos.
Qual é o Percentual indicado? Um coveiro por exemplo trabalha diretamente com cadáver de todas as doenças ,onde o risco dele é maior ,o indicado é o teto de 40%, já os agentes de endemias e saúde pode ser de 20 a 30%, enquanto que enfermeiros também tem grau maior de risco que é o teto de 40% do total que ganha. Não precisa ser muito sabido para entender isso. A insalubridade é lei e direito, apenas cada município adequa a sua realidade, porque não se pode criar gastos que não se possa pagar porque é um direito permanente e não pode ser retirado, a cada troca de gestão.

Diferença de Aulixio Emergencial- O auxilio emergencial é temporário e pode ser dado em situação de calamidade pública, como no caso dessa pandemia, onde o funsionário está trabalhando muito mais e correndo maiores riscos. Sabendo que pode ser extinto assim que tudo voltar ao normal.
Os funcionários ficaram muito felizes com a aprovação do requerimento e espera que o prefeito , perfeito cumpra a lei. Ele não estará fazendo nenhum favor, apenas cumprindo a Lei. Bom Jardim já paga  e Umbuzeiro , município pequeno paga 40%, o teto. Parabéns ao prefeito Nivaldo.

Por Madalena França

VEJA RECONHECE QUE LULA PODERÁ SER CANDIDATO


Madalena França via Manuel Mariano

Foto: Marcos Corrêa/PR; Cristiano Mariz; Nacho Doce/Reuters
E se Jair Bolsonaro, Lula da Silva e Sérgio Moro disputarem a eleição presidencial de 2022? Impossível? Deixou de ser. Improvável? Depende. Depende do que decidir a Segunda Turma do Supremo Tribunal que julgará até outubro um recurso da defesa de Lula que pede a suspeição de Moro.
A defesa alega que Moro não foi imparcial ao analisar os processos que envolveram o ex-presidente na Operação Lava Jato. Por isso, a sentença do ex-juiz no caso do processo do tríplex do Guarujá deveria ser anulada. Se for, decisões de Moro em processos como o do sítio de Atibaia e do Instituto Lula também poderiam ser.
Daí, Lula voltaria a ser elegível, e dificilmente não seria candidato a presidente pela sexta vez. As três primeiras (1989, 1994 e 1998) ele perdeu para Fernando Collor no segundo turno, e Fernando Henrique Cardoso no primeiro. Venceu em 2002 e em 2006, e elegeu Dilma Rousseff em 2010 e 2014.
A Segunda Turma é formada por cinco ministros: Edson Fachin, Carmen Lúcia, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. Ali, Lula já colheu duas vitórias: a delação do ex-ministro Palocci foi excluída da ação penal sobre o Instituto Lula. E a defesa de Lula terá acesso ao acordo de leniência firmado pela Odebrecht.
Fachin e Carmen são considerados votos certos contra o pedido de suspeição de Moro, e Lewandowski e Gilmar, a favor. Ninguém faz ideia de como votará Celso, e se votará. Ele será outra vez operado da coluna, e se aposenta em novembro. O ministro Marco Aurélio Mello poderá substitui-lo na Segunda Turma.
Se ainda lhe restarem unhas para roer, Lula as roerá na torcida para que Celso se restabeleça logo e possa votar. Ele acredita que o voto de Celso o beneficiará.

Você Perdeu?!!! A Câmara de Orobó Voltou às Seções e por mais 4 h o debate foi de tirar o fôlego, dando o tom de Como será os próximos meses e com a graça de Deus os anos vindoros...

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas a sorrir
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e pessoas em péObs: as fotos são ilustrativas e antes da Pandemia, por isso os vereadores se encontram sem o uso da máscara. 
BLOG DO EDINHO SOARES: CONVITE: MESA DIRETORA DA CÂMARA DE ...
Numa reunião cansativa,seguida de mais de 4h de debates, com momentos picantes e acalorados entre dois membros da situação e 7 da oposição, a Câmara de Orobó, inaugurou a primeira seção presencial após o período de férias. O vereador Junior e João Cipriano não se fizeram presentes por motivos de força maior. Acabei dormindo e não ouvi o final. Nos momentos acompanhados pela net vi e ouvi muitas verdades e também a tentativa frustrada da presidente e do vereador Paulo Brito em encobrir o obvio. Contra aos fatos apresentados não caberiam argumentos pois eram provas vivas e irrefutáveis. Em nenhum momento a situação reconhece o mínimo que seja, de erros na gestão e da necessidade de uma autocrítica e pedido de desculpas a sociedade. O orgulho e o rancor falam mais alto. Enquanto a oposição foi na raiz dos problemas, apresentou provas e desmascarou cada farsa, eles rebatiam como podiam ,embora não convencesse ninguém. Essa é a Câmara que eu sempre quis e cobrei como cidadã.
Melhores Momentos:
A dirigente da Casa- perdeu a noção da sua função que deve ser de consiliadora para dar lugar a leoa que existe dentro de toda mãe. Para tudo há um limite. Dona Lia , foi sempre muito educada e equilibada, neste ponto, sempre elogiada por esse blog. Porém perdeu completamente o rumo da função que ocupa. Interfere diretamente na fala dos vereadores, combate tudo que apontam de defeitos da gestão do seu filho e pegou seu amigo de até poucos dias, David Aguiar ,para o Cristo da Vez. O vereador não pode abrir a boca que ela parte pra cima com tudo. Ele sempre muito Educado amenisa, mas ontem perdeu a paciência quando ela indiretamente o acusou de mentiroso enquanto falava de um requerimento que colocou na Casa  no inicio de  maio e só ontem foi posto em discursão. Os dois, se envolveram num stres onde um desmentiu o outro. Ficou feio, muito mais para ela porque ele pois Alisom à prova, que ficou calado. Essa visão não tem a ver com preferências. Mas com a sensatez de analisar bem os fatos. Na minha opinião, isso se dá porque na fala de David é onde o programa atinge o record de audiência, talvez pela sua experiência e preferência popular. Sendo Julia De David concorrente direta da cabeça de chapa, isso está tirando ela do Sério e todos estão persebendo!
O vereador Paulo Brito: o homem da enciclopédia de indicaçãoes e moções de pesar e aplausos, está servindo de chacota ao povo. Tem gente perguntando quando ele vai, fazer um projeto pedindo aplauso para os Cxs eletrônicos do BB, para bater palminhas cada vez que entregar o dinheiro do contribuinte?. Entregar uma merenda escolar enviada pelo governo federal depois de três meses é motivo de apausos? Soou ridículo! Além das obras contruidas com dinheiro de nossos impostos, dever e obrigação de qualquer gestor. Todo prefeito é apenas funcionário do povo. Quem merece aplauso é quem trabalha e não quem vive às custas do povo. Outro ponto, é que todos sabem de seus vídeos e suas pesadas críticas à gestão , até  fazer o acordo da noite da traição a quem acreditava nele. Foi dormir inimigo mortal e acordou amigo número 1 do gestor. Isso Orobó não esqueceu.Todo agente público deve saber a diferença entre  atuar e tumultuar. Ele se enquadra bem no último verbo. Para aparecer e sufocar a fala dos outros pares tomando o tempo na  Tribuna ele põe projetos, indicações e moções em exagero. Isso colocou sua parceira em maus lençois que foi obrigada a ficar até quase meia noite deliberando uma seção. Nenhuma gestão é Perfeita Paulo Brito!  Chaparral não é o Deus que você resolveu pintar agora e por inúmeras vezes as ondas do rádio ecoaram sua voz desmentindo tudo que você diz hoje. O povo pergunta: em que Paulo eu vou votar? Cuidado com a surpresa das urnas!
Lúcio Ramos: Sempre festivo, tranquilo e de uma moral inabalável no que diz respeito a votar a favor e falar pelo povo. Fiel aos seus pricípios, votou todos as indicações valorizando o Agente de saúde, de endemias, lembrou da sua perseverança desde 2014. Lúcio é bom Todo Tempo com ele mesmo e com todos. Mas é firme na hora de dizer sim e não. Cabra bom. Me sinto representada por ele, a cada vez que ele abre a boca. 
Livio- Simples, sem rodeios e direto, um homem que sempre pediu pelo povo, mostrou a verdade e nunca votou contra o povo. Ontem ele reafirmou o compromisso de honrar seu mandato até o último dia e pediu urgência para votar a Insalubridade dos profissionais da saúde, antes que termine seu mandato, que provavelmente continuará se o povo souber votar bem.
Lúcio Donato: Como dizem o ditado popular ele "Bota Furando"! Ele corta na ferida. Ele é íntegro e fala a verdade. Não nega as obras da gestão, mas mostra que o prédio do psf não cura diarreia, nem dor de cabeça. Ele disse ter visitado prédios bonitos sem uma dipirona nas plateleiras e perguntou porque as licitações para compra de remédio só saiu no 8º mês do ano? Que os psfs estão com 9 meses sem dentista, sem fisioterapeuta, alguns sem médicos e enfermeiros ; que é uma gestação sem socorro . Lembrou que o povo que não morreu da covid e que sofre de doenças crônicas poderá morrer atrofiado.

Thomás Brito- mesmo sendo xingado ,humilhado, caluniado, nos 4 cantos de Orobó pelos seus adversários, ele se mantém íntegro, cheio de paz ,uma pessoa inofensiva. Penso que Orobó se o escolher para futuro prefeito, estará nos braços da Paz. Um ser humano educadíssimo, carismático, inteligente, com bons projetos e tem a visão de uma gestão compartilhada e humanizada com respeito a todas as pessoas. É o mundo caindo em cima dele e ele propagando o amor, a paz, o respeito e a convivência harmoniosa. Ele defendeu suas indicações para o bem do povo, sem dizer que os que lhe ofendem é Deus ou demônio, nem mesmo feio. Esperamos que tenhamos anos de muita paz e luz em Orobó, se esse jovem chegar a Prefeitura. Deus te abençoe e a Virgem da Conceição te cubra com o seu Manto Sagrado te livrando de todos os males!

Rinaldo, meu amiguinho Gordo de Zé Gué,que aprendi a respeitar e admirar pela sua integridade moral- fala pouco e quando fala uma frase, dar lição a doutor e que até cavalo entende. Que criatura doce e boa por natureza! Ontem ele calou a voz da mentira com uma pequena leitura de valores, e saiu honrosamente aplaudido nas redes sociais. Ao dizerem mentirosamente que o governo federal mandou 80 mil reais mensal para merenda escolar, Gordo foi lá pacientemente e leu cada valor mês que está nos arquivos públicos. Sem precisar falar um A, contra ninguém, ele desmascarou a farsa. Pense num menino inteligente! Nas redes acompanhamos os comentários, as joinhas, os coraçõezinhos que sobem na tela quando ele se apresenta na tribuna. Gordo é o xodô do povo de Orobó. Líder de preferência. Cadeira garantida se tentar um segundo mandato. Parabéns Menino! Você vale ouro.
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos!
Os outros eu não tive opotunidade de escutar. Ficou muito tarde e eu dormia entre as falas.

Por Madalena França.


Glória Deus:Comunicador e divulgador da mídia Dadal Casinhas, idade 44 anos vence a Covid-19 e comemora com a família

 Postado por Madalena França.

Fonte: Dadau Casinhas
Durante os primeiros setes dias que esteve infectado, sensação de muito medo, Dadal Casinhas lembra que se preocupava se esposa Joana Darc, os filhos Ronald e Reinaldo  estavam infectados.
O paciente Dadal, de 44 anos, ficou vinte dias afastado de suas atividades profissional e isolamento social.Foi atendido no Hospital que trabalha (HSL) e teve o acompanhamento e assistência da Sec.M.de Saúde de Casinhas junto com USF do Junco área (abrange), morador da Vila Chêus, Casinhas - Pe.

Apresentou cansaço demasiado falta de ar, tosse seca, vômito, febril, cefaleia e  diarreia.
Segundo o comunicador, ele não precisou da ajuda de oxigênio mais os primeiros três dias, teve muita dificuldade em respirar, foi controlada com medicação.
A doença existe é preciso ter cuidado, vamos segui a orientação da saúde.

Fica uma lição de vida:

" A pandemia veio pra mostrar, o quanto a família é importante em nossas vidas,  faz muito tempo, que passamos juntos, foi neste isolamento não social, isolamento familiar".

Edição:Joana Darc

Pre- Canditada a Vereadora de e Casinhas Valdiane invoca Paulo Freire para homenagear Todos os Profissionais da Educação...

Postado por Madalena França.
Obbrigada 40 abraços para você!

Hoje é dia dos PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: Professores, Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Orientadores Educacionais, Supervisores de Ensino, Dirigentes Regionais de Ensino,dentre outros.
A Educação é a mais importante prestação de contas que a sociedade tem o direito de exigir do Estado. É por meio dela que adquirimos os artifícios e mecanismos necessários para concretizar nossos sonhos, transformar nossas vidas e também de toda a comunidade.👨‍👩‍👧‍👦
Eu Valdiane Duda, sou Professora a 16 anos e tenho ciência que para obter uma educação de qualidade depende da qualificação e da valorização efetiva do seu profissional, pois todos são agentes de mudanças e formadores das novas gerações e reconhece ser de suma importância para o desenvolvimento e o progresso de um país, uma vez que a educação é sem dúvidas, um “passaporte” carimbado para um futuro de sucesso.✍️
Parabéns a todos os Profissionais da Educação!!!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🙌🙌🙌🙌🙌

Hoje nos despedimos de uma pessoa muito especial: vá na paz amiga de fé

Que os anjos lhe receba no céu com muita festa, minha velha amiga   Você fará muita falta porque era luz ,colo,abrigo pra muita gente. Um se...