Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Educação Chave que abre as portas do Mundo: Filho de Costureira é aprovado em 8 universidades.

Da simplicidade a  Universidade  na Europa. Valeu Campeão!

Jovem passou em outras 2 universidades estrangeiras e 5 brasileiras.

O coração de uma mãe orgulhosa também fica apertado na despedida do filho, que está de malas prontas para realizar o sonho de cursar uma universidade na Europa. Elias Oliveira Romualdo da Silva, de 19 anos, morador de São Fidélis, no Norte Fluminense, foi aprovado em 8 universidades, sendo três estrangeiras e cinco brasileiras, sendo três públicas e duas particulares. A opção foi o curso de engenharia civil da Universidade de Coimbra. O estudante segue nesta quarta-feira (9) para Portugal.

O estudante fez 813 pontos em matemática no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e foi aprovado para o curso de Engenharia Civil na Universidade Federal da Bahia (UFB), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e para a Pontífica Universidade (PUC) de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Além de três universidades de Portugal: Algarve, Coimbra e Universidade da Beira do Interior.
Elias sairá do país pela primeira vez para estudar em Portugal
Com uma trajetória em escolas públicas o aluno disse não ter estudado especificamente para os vestibulares.
"Só estudei mesmo para o ensino médio, não me preparei para o vestibular, não fiz nenhum curso específico não. No começo eu não imaginava. Se você tem um foco, se tem um objetivo, se você mirar naquela meta talvez você não consiga aquela meta, mas vai conseguir algo muito bom. E foi o que eu fiz", conta.
A mãe do estudante, Marileia Maia, que tem outros três filhos, não controlou as lágrimas ao ver o filho arrumando as malas. Ela, que morava sozinha com Elias, vai ter que enfrentar a saudade, mas o choro também é de orgulho. A costureira explica que o esforço e a dedicação fizeram com que o filho mudasse a realidade da família.

“As vezes tinha dia que eu não tinha dinheiro para dar para ele almoçar. Depois ele conseguiu bolsa e melhorou um pouquinho. Sempre foi muito estudioso e eu sabia que ele ia chegar lá”, ressaltou Marileia Maia, lembrando da época que Elias morou cerca de três anos em Campos para cursar o Instituto Federal Fluminense (IFF).
Jovem arruma as malas para estudar em Coimbra

RUMO A COIMBRA - 
O sonho era antigo, mas a decisão de cursar a Universidade de Coimbra foi há menos de um mês da viagem. No dia 14 de agosto, Elias decidiu que iria realizar seu sonho, após conseguir se inscrever na faculdade. E graças a solidariedade dos amigos, vizinhos e professores, o sonho do futuro engenheiro pode ser realizado.
“Eu ganhei doações e quero agradecer todo mundo que tem me ajudado. Muita gente tem me ajudado pontualmente agora no início. Desde as pessoas que me ajudaram com a passagem, mala, até gente quem me deu roupas. Eu não tenho condições de viajar por minhas vias normais, mas Deus tem me ajudado muito”, comenta Elias, que citou que três pessoas da cidade irão realizar depósitos em dinheiro durante todo o período dos estudos, para custear a faculdade e a estadia.
Elias contou que já fez contato com dois alunos que também fazem o curso de engenharia na Coimbra, aos quais a própria instituição facilitou o acesso.
Mãe do estudante se emociona ao contar história da família (Fotos: Reprodução/ Inter TV)

“A universidade ofereceu informações, dicas práticas e disponibilizou o contato de um aluno, o Felipe, que é de São Paulo e que cursa o mesmo curso que eu vou. E também tem um conhecido de uma professora, o José, que eu já fiz contato e eles também viajam amanhã”.
De malas prontas, ansiedade em alta e muito confiante, o estudante disse que está preparado para a nova experiência.

“A ficha ainda está caindo aos poucos. Você fica nervoso, fica feliz, é uma emoção muito grande, mas eu sei que vai valer muito a pena”, finalizou.
Fonte: G1 - Norte Fluminense. 

Receita paga hoje a restituição do 3º lote do Imposto de Renda

Do blog do Dimas Sanantos

A Receita Federapaga nesta segunda-feira (15) as restituições do terceiro lote do Imposto de Renda 2016 e de lotes residuais, de quem caiu na malha fina, de 2008 a 2015. Estão incluídos nesse terceiro lote de restituição 1.904.205 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,52 bilhões.

Considerando também os lotes residuais (para quem caiu na malha fina, mas regularizou a situação com o Fisco), o pagamento será feito para 1,95 milhão de pessoas neste mês, no valor de R$ 2,65 bilhões.

Consultas
A consulta pode ser feita pelo site:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

A Receita Federal lembra que há ainda o aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF, diretamente nas bases de dados da Receita Federal.

Continua…

Ordem de recebimento
Após o pagamento das restituições para contribuintes idosos e com deficiência física, mental ou moléstia grave, as restituições serão pagas pela ordem de entrega da declaração do Imposto de Renda, desde que o documento tenha sido enviado sem erros ou omissões.

Geralmente, são liberados sete lotes do IR a cada ano, entre junho e dezembro. Os valores das restituições do Imposto de Renda são corrigidos pela variação dos juros básicos da economia, atualmente em 14,25% ao ano. Em 2016, o Fisco recebeu quase 28 milhões de declarações de Imposto de Renda até 30 de abril – o prazo legal.

Malha fina
No fim de abril, a Receita Federal informou que 716 mil declarações já estavam retidas na malha fina do IR devido a inconsistências das informações prestadas. Nos últimos anos, a omissão de rendimentos foi o principal motivo para cair na malha fina, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas.

Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Clique aqui para acessar o e-CAC

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Veja o passo a passo do extrato do IR

Após verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora. Quando a situação for resolvida, o contribuinte sai da malha fina e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda. (G1)

Ciro: “Temer é traidor, corrupto e salafláfrio”



imagesBlog do Esmael Morais
O presidenciável Ciro Gomes (PDT) disse na noite deste sábado (13), em Curitiba, que o interino Michel Temer (PMDB) é “traidor, corrupto e salafrário”.
Ciro começou a palestra no Circo da Democracia puxando um “Fora Temer” incendiando a plateia na tenda instalada em frente à escadaria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
“O moralismo é a ferramenta dos canalhas”, disse Ciro Gomes olhando em direção ao prédio da faculdade de Direito onde leciona o juiz federal Sérgio Moro.
Além de bater sem dó em Temer, o pedetista também abriu fogo contra Marina Silva (Rede) e José Serra (PSDB).
“Temer e Serra são agentes infiltrados dos EUA, segundo relatórios do Wikileaks. Eles focam agora no pré-sal”, denunciou.
Quanto à Marina, Ciro criticou que ela enrola um chalezinho e disfarça falando sobre ecologia. Mas, segundo ele, defende a independência do Banco Central.
Durante todo a palestra, Ciro só chamava Temer de “tinhoso” [diabo] para o delírio da plateia que op aplaudia.
“O tinhoso trocou o Bradesco pelo Itaú no Ministério da Fazenda”, afirmou, referindo-se à troca de Joaquim Levy (Bradesco) pelo ministro interino Henrique Meirelles.
Ao fuzilar a pedalada (déficit) de R$ 170 bi que Temer promove no orçamento, Ciro Gomes previu que o povo vai “tomar na testa” CPMF e aumento da CIDE — o imposto da gasolina.
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) assistiu da plateia à palestra.

domingo, 14 de agosto de 2016

'Escravo reprodutor' teve mais de 200 filhos e viveu 130 anos, afirma família

G1 
"É uma história verdadeira, não é uma lenda", diz Maria Madalena Florêncio Florentino enquanto segura a foto do avô. Nascido em Sorocaba na primeira metade do século XIX, Roque José Florêncio foi comprado por um fazendeiro de São Carlos (SP) e escolhido para ser "escravo reprodutor" no distrito de Santa Eudóxia. Familiares e um estudo afirmam que ele teve mais de 200 filhos e, segundo a certidão de óbito, morreu com 130 anos.

O documento, lavrado em 17 de fevereiro de 1958, aponta que Roque morreu por insuficiência cardíaca, miocardite, esclerose e senilidade. A quantidade de filhos estaria contabilizada em um antigo livro da Fazenda Grande. Mas a família diz que não tem documentos que comprovem os nascimentos e procura os descendentes nas redes sociais.  "No Broa tem, em São Paulo, Araraquara, mas, quando eu pergunto, dizem que não sabem. É uma incógnita", afirmou o neto Celso Tassim, de 54 anos.
Certidão de óbito atesta que escravo viveu durante 130 anos (Foto: Fabio Rodrigues/G1)Certidão de óbito de 1958 atesta que escravo Pata Seca viveu durante 130 anos (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
De acordo com Marco Antonio Leite Brandão, pesquisador da história de São Carlos, o documento mais antigo sobre escravidão na cidade é de 1817. Ele diz ainda que o auge da mão de obra forçada se deu a partir de meados da década de 1860, com a expansão do café.
"O mais importante, talvez, das pesquisas que realizei foi a identificação de uma rota de comércio de escravos entre a Província da Bahia, centralizada no município de Caetité, e São Carlos. Havia, de fato, um mercado de escravos, a Fazenda Babilônia, limite entre São Carlos e Descalvado", afirmou. "Mas nada sobre reprodutores ou sobre Pata Seca".
A história oficial tende
a forçar o esquecimento
da memória negra"
Marinaldo de Souza, psicólogo
Para o psicólogo Marinaldo Fernando de Souza, doutor em educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) com uma tese que aborda a história de Pata Seca, a explicação para a falta de documentos está na desvalorização da memória negra. "A história oficial tende a forçar o esquecimento da memória negra", disse. "Em Santa Eudóxia existe uma história a ser vasculhada, a ser contada, e que fica relegada a um status de menor valor".
Segundo Souza, estima-se que mais de 30% dos moradores de Santa Eudóxia sejam descendentes de Roque e o papel dele como produtor pode ajudar a explicar por que o número de escravos na região continuou a aumentar mesmo depois de restrições como a Lei Eusébio de Queirós.
"Se fosse um branco, não seria lenda. Ele é real, foi escravizado", comentou. "Essa história precisa ser resgatada e não precisa de documentos. Os documentos são forjados em prol da elite branca. A memória negra precisa vir à tona".
Neta de escravo contra com orgulho a história do patriarca (Foto: Fabio Rodrigues/G1)Neta do escravo Pata Seca conta com orgulho a história do patriarca (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
'Pai de mais de 200'
A família conta que Roque foi comprado na Vila Sorocaba e vendido para Visconde da Cunha Bueno, dono de um latifúndio voltado para a produção de café. Na propriedade, ganhou o nome e o apelido de Pata Seca pelas mãos compridas e finas.
Rua no distrito de Santa Eudóxia leva o nome de escravo (Foto: Fabio Rodrigues/G1)Neto Admir Florêncio fez pedido e rua do distrito
leva o nome do avô (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
Como era alto - tinha 2,18 m - e, na época, acreditava-se que homens com canelas finas gerariam filhos do sexo masculino, foi escolhido para se deitar com as escravas e gerar mais mão de obra.
Também cuidava dos cavalos e era responsável pelo transporte de correspondência entre a fazenda e a cidade.
Segundo a neta, foi como 'correio' que ele conheceu a esposa. "Ele ia buscar as cartas em São Carlos e, quando passava, via uma moça magrinha, barrendo, barrendo", contou Madalena.
Um dia, ele pediu a mão da moça e, com o "sim", colocou a jovem na garupa e rumou para a fazenda. Foi celebrado o casamento e Roque ganhou dos patrões 20 alqueires de terra. Depois de gerar mais de 200 filhos na senzala, era hora de formar a própria família com Palmira, com quem teve mais nove crianças.
Pata Seca viveu na Fazenda Grande no distrito de Santa Eudóxia (Foto: Fabio Rodrigues/G1)Pata Seca viveu na Fazenda Grande, no distrito
de Santa Eudóxia (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
Multitarefa
Sem arame para cercar todo o terreno, Pata Seca acabou perdendo grande parte da propriedade. Para sustentar a família, fazia canecas e assadeiras com lata, criava galinhas, plantava abobrinha e mandioca e preparava rapaduras. Depois, saía para vender os ovos, utensílios e doces por fazendas da região.
"Ele tinha um cavalinho e, como era muito grande, arrastava os pés no chão. Falavam que ele ia acabar matando o animal e ele dizia que não, que era o ganha pão dele", afirmou Madalena.
Amigo de Roque, Marcílio Corrêa Bueno, de 88 anos, se lembra dessa época. "Eu morava na fazenda Grande e, nesse tempo em que eu morei lá, ele ia vender ovo, frango, rapadura. Fazia uma rapadura! De coco, abóbora, mamão, leite, cidra...".
"Se dava com todo mundo, meu pai se dava muito com ele", lembrou o aposentado, recordando ainda que Pata Seca era religioso e costumava realizar festas no sítio em homenagem a São João, sempre recebendo bem os convidados.

Memórias
Madalena também guarda memórias do convívio com o avô e não esconde o orgulho ao falar dele.De pequena, lembra-se de Roque sempre de camisa branca e postura ereta.
Conta que Pata Seca fazia questão de varrer todos os dias a parte ao redor da casa do sítio, cercada por mangueiras, e que o café era preparado por tio Zé. Roque sempre comia fubá mexido na panela com banha de porco e café preto, e levava o café para Palmira, que ficou cega depois de complicações em um dos partos. Já no almoço, costumava comer arroz e feijão com torresmo ou frango.

Para dormir, deitava-se em uma cama de tarimba com colchão de palha de milho. Para os netos, foi dessa cama que caiu o prego que feriu o pé do avô. "Pegou bicheira. Usaram o remédio da senzala - fumo, urina e álcool - e uma moça cuidava, mas ela viajou para Rio Preto e ele piorou", disse Madalena.
Internado na Santa Casa de São Carlos, Roque morreu em fevereiro de 1958, apenas três meses depois de participar do desfile de aniversário da cidade como o homem mais velho do município.
Madalena guarda com carinho lembranças do avô que viveu em São Carlos (Foto: Fabio Rodrigues/G1)Madalena guarda com carinho lembranças do avô
que viveu em São Carlos (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
"Achei a foto"
A única foto do patriarca é justamente desse desfile e foi encontrada depois de anos de procura. Madalena descobriu que um antigo amigo do avô possuía a imagem e, após diversas buscas, familiares desse senhor encontraram o retrato na carteira dele.
Hoje, a imagem fica na estante da casa de Madalena, bem de frente para quem entra na sala. Também há lembranças atrás da porta, onde ela guarda as antigas chaves da casa do sítio e um prego como o que caiu no pé do avô, e na cozinha, ao seguir a mesma receita para produzir rapaduras.
Para ela, o avô viveu muito porque, ao contrário de outros escravos, morava na Casa Grande e podia se alimentar melhor, e a pesquisa sobre esse passado continua. Ela segue à procura de informações e diz que antes de morrer pretende doar as recordações para um museu. "Fico muito feliz, muito orgulhosa de contar a história do meu avô".
Idoso de Santa Eudóxia conheceu escravo Pata Seca (Foto: Fabio Rodrigues/G1)Idoso de Santa Eudóxia conheceu Roque e relembrou histórias da fazenda (Foto: Fabio Rodrigues/G1)

NOTÍCIAS DA REGIÃO Assaltantes fazem mãe e filho reféns e roubam 8 mil reais em João Alfredo

Uma família foi alvo de seis assaltantes na manhã desta sexta (12), no Sítio Antas, zona rural de João Alfredo. Um auxiliar de serviços gerais de 37 anos contou que dois integrantes do grupo estavam armados. Ele e a mãe ficaram durante aproximadamente uma hora rendidos pelos suspeitos, foram agredidos e ameaçados. Os assaltantes arrombaram um cofre que existe na casa e levaram a quantia de R$ 8 mil, quatro celulares, um aparelho de DVD e pertences pessoais. A Polícia Militar (PM) esteve no local e realizou rondas na comunidade, mas nenhum suspeito foi localizado. O caso será investigado pela delegacia local. (Imagem Divulgação)

http://blogdoagreste.blogspot.com.br/

Dui do bujão parabeniza todos os pais....

Uma Saudade Infinita, um lindo desabafo, uma homenagem espetacular de Manuel Mariano Ao seu papai Mariano José


HOMENAGEM DE MANUEL MARIANO AO SEU INESQUECÍVEL PAPAI MARIANO E A TODOS OS PAIS!


Escrito por Manuel Mariano


Eu sinto muita falta do meu querido amigo e papai Mariano José da Silva (Seu Mariano do Sindicato de Bom Jardim). Talvez eu seja o filho que mais sinta sua falta, porque eu era mais próximo DELE em tudo que ele mais gostava.
 
Meu pai era um homem muito dedicado à sociedade, gostava de grupo jovem, dos movimentos sociais, a exemplo de sindicato, cooperativa, associações, gostava de ir a missa aos domingos, gostava de política partidária, gostava de cantoria de viola, gostava de tocar viola, e tudo isso que ele gostava, eu gosto, e sinto demais a sua ausência. Só DEUS sabe o quanto eu sinto.
GURIATÃ DO NORTE, MANUEL MARIANO E O MEU SAUDOSO PAPIA MARIANO NA RÁDIO COMUNITÁRIA DE OROBÓ
Eu sinto vontade de chegar perto dele e lhe dar um abraço e aqui eu me lembro quantas vezes a gente trabalhou junto no Roçado, com ele, minha mãe, e meus irmãos, quantas vezes carregamos água no pote, pegando água na Cacimba! Quantas vezes a gente ia caminhar juntos, quantas vezes a gente foi limpar o milho, o feijão, a fava, o inhame, a batata! Quantas vezes a gente junto, tomou café de manhã, almoçou, jantou, lanchou! Quantas vezes a gente cantou a noite os hinos doPe. Zezinho e canções, ao som da viola, do violão, da sanfona, junto com ele, aquela sua voz bonita, aquela voz sonora! Quantas vezes eu cheguei perto dele, lá no Roçado, ele todo suado e eu lhe dava um abraço bem forte nele, que me molhava todo de suor e chegava a sentir aquele cheiro gostoso DELE!
EM 30 DE ABRIL DE 2012, NO MEU ANIVERSÁRIO, NA MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS, NA CAPELA DE FEIRA NOVA - OROBÓ.
Eu chegava perto dele no Roçado ou em qualquer outro lugar e se eu estivesse triste ou alegre, eu tinha com quem desabafar, porque não havia ninguém melhor do que o meu papai Mariano, para eu contar minhas histórias. Ele ficava me olhando e escutando e sempre encontrava uma solução, sempre encontrava uma saída, parecida até com aquela canção que ele me ensinou a cantar:"Falando com Deus" que tem uma parte que diz assim: "então eu lhe peço que me mostre uma saída." Então o meu bom Deus, através do meu saudoso papai Mariano, sempre encontrava alguma saída para me ajudar naqueles momentos alegres, tristes, difíceis, complicados de minha vida. Por isso e muito mais, eu sinto muito a falta do meu paiMariano José da Silva.

Mas aqui, também eu quero dizer que eu sinto uma alegria imensa porque ele foi um grande homem, um  grande pai, um grande amigo, ele foi na verdade um ótimo esposo para minha mãe Celina Maria de Jesus, ele foi um pai exemplar para mim e para os meus nove irmãos, ele foi um ótimo filho, para os seus pais, José Alfredo da Silva e Maria das Dores de Jesus, ele foi um ótimo irmão para os meus tios e tias. Todos gostavam do meu papai. Os meus tios tinham o meu pai, como o líder da família, o cabeça da família, o esteio da família. A palavra dele era sempre ouvida. 



Lembro-me aqui também, das grandes cantorias de viola que o meu pai Mariano fez. Eu era de menor e já o acompanhava nas muitas cantorias que fazia nos municípios de Bom Jardim, Orobó, João Alfredo, Surubim, Limoeiro, Passira, Gravatá, Vitória e muitas outras cidades da região junto com Guriatã do Norte, João Juvenal, António Estado, Manoel Bezerra, Abel Domingos, Pedro Mariano, João Manuel e tantos outros poetas da sua época.
PENSE NUM ABRAÇO GOSTOSO E SINCERO...
Portanto, para mim a saudade é grande. Mas eu quero aqui externar a minha alegria, minha satisfação pelo meu grande amigo, que se encontra na eternidade que é o meu pai Mariano José da Silva. Em nome do qual eu felicito, abraço e desejo um feliz domingo, um Feliz Dia dos Pais a todos os pais de Orobó, de Bom Jardim e de toda nossa região, do estado de Pernambuco.
 
Quero dizer a todos os filhos que amem seus pais de verdade e sejam verdadeiramente amigo deles, não deixem de ser amigo do seu pai e também não deixe para sentir ou amá-lo depois que ele partir para a eternidade. Faça tudo o que você puder pelo seu pai, para o seu pai agora, enquanto ele está vivo, depois que ele partir pra eternidade você só vai sentir saudade e não terá mais aquele ombro amigo, aquele companheiro, aquele irmão verdadeiro, aquele pai para você abraçar, para você chorar, para rir junto com ele, para você falar, para você ouvir os seus conselhos.

Portanto, faça isso, seja amigo do seu pai, seja companheiro, seja legal, seja bom, agora.

Feliz Dia dos Pais!
1996.
QUANDO ELE FOI CANDIDATO A PREFEITO DE BOM JARDIM, EM 1996, TENDO COMO VICE-PREFEITO, O JOVEM LÚCIO MÁRIO. MEU PAPAI TEVE 7.387 VOTOS.
CAVALGADA - 1996.


IMAGENS DO SEU VELÓRIO E SEPULTAMENTO EM 21 DE MAIO DE 2014.

Nenhum comentário:Amigo pode ter certeza que ele está no céu cantando a canção do amor. Feliz Dia dos Pais pra você meu amigo poeta!

Madalena França.

Hoje nos despedimos de uma pessoa muito especial: vá na paz amiga de fé

Que os anjos lhe receba no céu com muita festa, minha velha amiga   Você fará muita falta porque era luz ,colo,abrigo pra muita gente. Um se...