HOMENAGEM DE MANUEL MARIANO AO SEU INESQUECÍVEL PAPAI MARIANO E A TODOS OS PAIS!
Eu sinto muita falta do meu querido amigo e papai Mariano José da Silva (Seu Mariano do Sindicato de Bom Jardim). Talvez eu seja o filho que mais sinta sua falta, porque eu era mais próximo DELE em tudo que ele mais gostava.
Meu pai era um homem muito dedicado à sociedade, gostava de grupo jovem, dos movimentos sociais, a exemplo de sindicato, cooperativa, associações, gostava de ir a missa aos domingos, gostava de política partidária, gostava de cantoria de viola, gostava de tocar viola, e tudo isso que ele gostava, eu gosto, e sinto demais a sua ausência. Só DEUS sabe o quanto eu sinto.
GURIATÃ DO NORTE, MANUEL MARIANO E O MEU SAUDOSO PAPIA MARIANO NA RÁDIO COMUNITÁRIA DE OROBÓ |
Eu sinto vontade de chegar perto dele e lhe dar um abraço e aqui eu me lembro quantas vezes a gente trabalhou junto no Roçado, com ele, minha mãe, e meus irmãos, quantas vezes carregamos água no pote, pegando água na Cacimba! Quantas vezes a gente ia caminhar juntos, quantas vezes a gente foi limpar o milho, o feijão, a fava, o inhame, a batata! Quantas vezes a gente junto, tomou café de manhã, almoçou, jantou, lanchou! Quantas vezes a gente cantou a noite os hinos doPe. Zezinho e canções, ao som da viola, do violão, da sanfona, junto com ele, aquela sua voz bonita, aquela voz sonora! Quantas vezes eu cheguei perto dele, lá no Roçado, ele todo suado e eu lhe dava um abraço bem forte nele, que me molhava todo de suor e chegava a sentir aquele cheiro gostoso DELE!
EM 30 DE ABRIL DE 2012, NO MEU ANIVERSÁRIO, NA MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS, NA CAPELA DE FEIRA NOVA - OROBÓ. |
Eu chegava perto dele no Roçado ou em qualquer outro lugar e se eu estivesse triste ou alegre, eu tinha com quem desabafar, porque não havia ninguém melhor do que o meu papai Mariano, para eu contar minhas histórias. Ele ficava me olhando e escutando e sempre encontrava uma solução, sempre encontrava uma saída, parecida até com aquela canção que ele me ensinou a cantar:"Falando com Deus" que tem uma parte que diz assim: "então eu lhe peço que me mostre uma saída." Então o meu bom Deus, através do meu saudoso papai Mariano, sempre encontrava alguma saída para me ajudar naqueles momentos alegres, tristes, difíceis, complicados de minha vida. Por isso e muito mais, eu sinto muito a falta do meu paiMariano José da Silva.
Mas aqui, também eu quero dizer que eu sinto uma alegria imensa porque ele foi um grande homem, um grande pai, um grande amigo, ele foi na verdade um ótimo esposo para minha mãe Celina Maria de Jesus, ele foi um pai exemplar para mim e para os meus nove irmãos, ele foi um ótimo filho, para os seus pais, José Alfredo da Silva e Maria das Dores de Jesus, ele foi um ótimo irmão para os meus tios e tias. Todos gostavam do meu papai. Os meus tios tinham o meu pai, como o líder da família, o cabeça da família, o esteio da família. A palavra dele era sempre ouvida.
Lembro-me aqui também, das grandes cantorias de viola que o meu pai Mariano fez. Eu era de menor e já o acompanhava nas muitas cantorias que fazia nos municípios de Bom Jardim, Orobó, João Alfredo, Surubim, Limoeiro, Passira, Gravatá, Vitória e muitas outras cidades da região junto com Guriatã do Norte, João Juvenal, António Estado, Manoel Bezerra, Abel Domingos, Pedro Mariano, João Manuel e tantos outros poetas da sua época.
Portanto, para mim a saudade é grande. Mas eu quero aqui externar a minha alegria, minha satisfação pelo meu grande amigo, que se encontra na eternidade que é o meu pai Mariano José da Silva. Em nome do qual eu felicito, abraço e desejo um feliz domingo, um Feliz Dia dos Pais a todos os pais de Orobó, de Bom Jardim e de toda nossa região, do estado de Pernambuco.
Quero dizer a todos os filhos que amem seus pais de verdade e sejam verdadeiramente amigo deles, não deixem de ser amigo do seu pai e também não deixe para sentir ou amá-lo depois que ele partir para a eternidade. Faça tudo o que você puder pelo seu pai, para o seu pai agora, enquanto ele está vivo, depois que ele partir pra eternidade você só vai sentir saudade e não terá mais aquele ombro amigo, aquele companheiro, aquele irmão verdadeiro, aquele pai para você abraçar, para você chorar, para rir junto com ele, para você falar, para você ouvir os seus conselhos.
Portanto, faça isso, seja amigo do seu pai, seja companheiro, seja legal, seja bom, agora.
Feliz Dia dos Pais!
1996. |
QUANDO ELE FOI CANDIDATO A PREFEITO DE BOM JARDIM, EM 1996, TENDO COMO VICE-PREFEITO, O JOVEM LÚCIO MÁRIO. MEU PAPAI TEVE 7.387 VOTOS. |
CAVALGADA - 1996. |
IMAGENS DO SEU VELÓRIO E SEPULTAMENTO EM 21 DE MAIO DE 2014. |
Nenhum comentário:Amigo pode ter certeza que ele está no céu cantando a canção do amor. Feliz Dia dos Pais pra você meu amigo poeta!