Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Pernambucanos assumem altos cargos na mesa diretora da Câmara, apenas um entra no Senado; veja quem são

 

Por Cynara Maíra/Jamildo.com – No último sábado (01), o Senado e a Câmara dos Deputados votaram a composição de suas mesas diretoras para os próximos dois anos de legislatura. 

Para além da vitória de Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) como líderes das Casas Legislativas, três pernambucanos conseguiram destaques nas composições. Desses, dois são do PT e um é do PP. 

Na Casa do Povo, os deputados federais Carlos Veras (PT-PE) e Lula da Fonte (PP-PE) conseguiram os papéis de primeiro e segundo secretários, respectivamente. 

O papel do primeiro secretário é: 

  • Encaminhar requerimentos de informação e indicação aos outros Poderes
  • Aplica os requerimentos da Casa vinculados aos funcionários e administração da Câmara
  • Supervisionar as atividades administrativas da Câmara
  • Aprova os gastos da Câmara 

Enquanto isso, é dever do segundo secretário: 

  • Representar a Câmara em ações de relações exteriores
  • Organizar a entrega de prêmios a destaques 
  • Conduzir os estágios da Câmara

Em suma, o papel do primeiro secretário é mais próximo a de um gerente da Câmara, enquanto o segundo secretário tem um papel de representação da Casa em ações mais externas. 

Com a conquista de Lula da  Fonte, o político de 24 anos é o deputado mais jovem a assumir o cargo. O filho de Eduardo da Fonte (PP-PE) foi eleito para o cargo com 437 votos.

No Senado, o único pernambucano a entrar na nova mesa diretora é o senador Humberto Costa (PT-PE), que assumirá como segundo vice-presidente. A função de Humberto será substituir o primeiro vice-presidente como substituto imediato do presidente do Congresso. 

Saldo das eleições na Câmara e no Senado

Para além da mesa diretora, a mudança dentro dos partidos fez com que o deputado federal Pedro Campos conseguisse a vaga de líder do PSB na Câmara. 

Entre os partidos que mais cresceram entre as mesas diretoras está o PL, que assumirá a primeira vice-presidência tanto da Câmara quanto do Senado. Apesar do destaque da legenda, o PT também conseguiu altos cargos, como a primeira secretaria de Carlos Veras e a segunda vice-presidência de Humberto.

Madalena França via Dimas Santos.


Orobó: Chega fevereiro, voltam às aulas e seguem os mesmos vícios maléficos de uma categoria de professores sem amor próprio, de joelhos diante de uma gestão desastrosa...

 

E como não servir de zombaria se 3/4 dos professores de Orobó, acham bonito serem desvalorizados como profissionais da Educação ?!
Ao me deparar com a imagem acima, enviada por Whatzapp, me chocou com a maneira como há seres com tão baixa estima, capazes de se colocarem como frutos de chacota! É uma situação lamentável  uma categoria quase que total, com sídrome da autodestruição de seu valor enquanto profissional!
Ensinar com amor é algo valioso, se o ato vem seguido de reconhecimento e valorização da força de trabalho. Muito diferente ,de ensinar por amor. Isso quem faz é mãe, pai, avós com laços familiares, sem nenhuma recompensa remunerativa. Niguém estuda anos sem gastar dinheiro, tempo, sono, horas e mais horas de pesquisas, cansaço de viagens, risco de vida em ômbus muitas vezes, lotados e desconfortáveis e , depois de formado, exercer a profissão com entusiasmo em  salas lotadas, num calor insuportável, sem materiais pedagógicos suficientes, com exigências da era digital, que muitos ainda não atingiram as competências, para depois ver sua carreira destruida por uma gestão tirana, irresponsável, e por que não dizer desumana?
 É estarrecedor assistir a professores baterem palmas e fazerem elogios públicos, a quem os prejudicou.

Diante de tudo isso, a categoria deveria se dar as mãos, para juntos, todos cobrarem os seus direitos retirados pela gestão de 2016 e pela passada, no final de 2022. O Piso do Magistério é para iniciantes, não para Carreira de quem tem Licensiatura, Especialização ,Mestrado, Doutorado etc. Quem está dizendo isso não sou Eu é o MEC( Ministério da Educação e Cultura).

LEIAM ABAIXO:





Para quem sabe ler, repita: Piso com repercussão na Carreira. No desenrolar da Matéria do MEC, diz que  o prefeito que não cumprir pode ser punido com perca de mandato por configurar IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.

As gestões de Chaparral e Biu Abreu, desmancharam o Plano de Carreiras dos Professores de Orobó, que ficaram no prejuizo. Tem professor no Brasil  recebendo 12, outros14 mil reais ,de acordo com sua formação acadêmica. O MEC não paga mal aos professores. São os maus prefeitos que tiram deles o direito de ter seus direitos respeitados, através de leis municipais anticonstitucionais, votadas muitas vezes por vereadores paus mandados. Uns erram por analfabetismo e outros doutores , bacharés por ideais corruptos. E assim, Orobó não sai da Lama da corrupção que se dá entre corruptores e corrompidos.
Os corrompidos no caso de ser professores, são os maiores culpados e não deveriam ser chamados de Educadores. Educar é formar cidadãos plenos e um corrompido, não forma cidadãos conscientes. Pois ninguém ensina o que não faz!
Será que esses que rasgaram elogios a nova gestão, perguntaram a Secretária que estreou tão bem segundo elas, se a lista dos que tem direito aos precatórios do FUNDEF está pronta? Ou vão esperar que chegue o dinheiro para usufluir dele da maneira que quiserem. O ano de 2025 já está no segundo mês. Tudo já deveria estar pronto.
Será que agora com um novo Presidente na Câmara e novos vereadores, vão revogar a Lei que cortaram os benefícios da carreira dos professores, que é injusta, irregular e pode ser revogada se quiserem cumprir o que manda o MEC?!
Eu não aceitei o convite que me foi feito para a Comissão de Base do Sindicato. Disse Não ! Sabem por quê ?Eu não vou defender pessoas como essas, que não merecem defeza.
Quer continuar elogiando, seguindo, votando, faça com prazer. Só não me faça de buxa de canhão, pois me provoca vômitos ver professores com sídrome de vira -latas que se ajoelham diante uma bolsa de nalho , enquanto não tem coragem de comparecer a uma reunião para união de todos em busca de algo tão claro que o presidente do Brasil determina e o prefeito e vereadores de nossa cidade desobedecem e os próprios professores lhe aplaudem.
Peguntar não ofende: Até quando vocês vão aconchegar no peito, a Síndrome do Suicídio de seus próprios direitos?
Por Madalena França


Sport e Santa Cruz derrotados pelo ódio, incompetência e a fantasia do capitalismo. Governadora proíbe torcedores nos jogos do Sport e Santa Cruz

 

Do Blog do Edgar


Foto: Hesíodo Góes/Secom.


Governo de Pernambuco publica portaria proibindo presença de público nos jogos do Sport Club do Recife e do Santa Cruz Futebol Clube

Portaria atende a recomendação do MPPE após casos de confronto entre torcidas

O Governo de Pernambucano publicou, neste sábado (1°), em edição extra do Diário Oficial, portaria atendendo à recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) proibindo a presença de público nos próximos cinco jogos do Santa Cruz Futebol Clube e do Sport Club do Recife. A decisão foi tomada de forma conjunta,  após a governadora Raquel Lyra reunir representantes do poder Judiciário e do MPPE, na sede do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) para monitorar a atuação das forças de segurança durante a realização do clássico entre as duas equipes, que aconteceu no Recife.

"Vimos hoje, no Recife, cenas lamentáveis de algo que não representa o sentimento de quem ama o esporte em Pernambuco. Pessoas vestidas de torcedores estavam praticando ações criminosas, colocando um sentimento de terror na cidade. Foram cenas de selvageria e de barbárie que não são toleradas no nosso Estado. Saímos com deliberações concretas, que se expressam através de recomendação do Ministério Público para a Federação Pernambucana de Futebol e os dois clubes, proibindo, pelos próximos cinco jogos, envolvendo o Sport e o Santa Cruz, a presença de torcida dentro do estádio. Nós trabalharemos de maneira incansável para que não volte a acontecer o que nós vimos”, disse a governadora Raquel Lyra.

De acordo com balanço realizado pela Secretaria de Defesa Social, 14 pessoas foram detidas por violência, após incidentes registrados nos bairros da Iputinga, Torre e Madalena. As forças policiais continuam atuando para identificar os demais envolvidos e investigar os casos. “Precisamos punir aqueles que querem brigar. Nós iremos apurar os fatos. Temos imagens e já estamos identificando os envolvidos para que respondam. Também precisamos ter o controle daqueles que compram o ingresso e acessam o estádio, o que precisa ser feito em colaboração com os clubes”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho. 

Presentes na reunião, o MPPE recomendou aos clubes e à Federação Pernambucana de Futebol (FPF), a proibição da presença das torcidas nas partidas. “O Ministério Público não poderia se furtar aos graves fatos ocorridos na data de hoje. Para tanto, o nosso núcleo de defesa e desporto do torcedor expediu a recomendação, vedando o acesso ao público nos próximos jogos que envolvem o Sport e o Santa Cruz. O cidadão não pode ficar refém no seu direito de ir e vir por conta de atitudes criminosas por parte das organizadas”, afirmou o procurador-geral de Justiça, José Paulo Xavier. Também participou da reunião, o desembargador do TJPE, Mauro Alencar, que corroborou com o posicionamento do MPPE. “O Tribunal de Justiça participa do programa Juntos pela Segurança. Foi convocado, convidado pela governadora para participar dessa reunião de trabalho no dia de hoje e está à disposição do Ministério Público, do Executivo, para solucionar esse problema”, disse.

Estiveram presentes na reunião os secretários Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Túlio Vilaça (Casa Civil), Hercílio Mamede (Casa Militar), a secretária-executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, o secretário-executivo da Defesa Civil, coronel RRBM Clóvis Ramalho, o comandante-geral da PM, coronel PM Ivanildo Torres e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Francisco Cantarelli. Fonte: 

imprensa.pe@secom.pe.gov.br


CONFIRA O RESULTADO DO JOGO - Rádio Jornal



Professor Edgar Bom Jardim - PE

Com redução do ICMS, gás de cozinha fica mais barato neste sábado (1º)

 

foto: Marcello Casal/Agência Brasil
A partir deste sábado (1º), cozinhar ficará mais barato para a maioria dos brasileiros. Entra em vigor a redução do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo arrecadado pelos estados, sobre o gás. Cada quilo de gás liquefeito de petróleo (GLP) pagará R$ 0,02 a menos de ICMS.



A exceção será para os consumidores baianos. Na quinta-feira (30), a refinaria privatizada de Mataripe anunciou a elevação do gás de cozinha em 9,2%, o que levará a um aumento de até R$ 8 por botijão, segundo o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás).



Com base nos preços médios pesquisados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) de fevereiro a setembro do ano passado, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão que reúne os secretários estaduais de Fazenda, decidiu reduzir de R$ 1,41 para R$ 1,39 por quilo o ICMS do gás de cozinha. Segundo o conselho, a média de preços mais baixa em 2024 justificou a redução do imposto.



Embora tenha reduzido o ICMS para o gás de cozinha, o Confaz elevou o tributo para a gasolina, o etanol, o diesel e o biodiesel. Pelo modelo em vigor desde o ano passado, o conselho decide em outubro de cada ano, as alterações no ICMS que entram em vigor em fevereiro do ano seguinte.


As alíquotas de ICMS passaram para os seguintes valores:

Fonte: Confaz

Desde 2022, as alíquotas do ICMS sobre os combustíveis são estabelecidas em valores fixos por litro, ou por quilo, no caso do gás de cozinha. Antes disso, as alíquotas estaduais obedeciam a um percentual do preço final definido por cada Unidade da Federação.


Gás natural

Não apenas o gás de cozinha ficará mais barato. Também neste sábado entra em vigor a redução de 1% no preço do gás natural às distribuidoras, anunciada pela Petrobras na quinta-feira.



Atualizado a cada três meses pela Petrobras, os preços do gás natural, usado por grandes consumidores, como indústria, obedecem às oscilações do barril do petróleo tipo Brent e do dólar. Para o trimestre que inicia em fevereiro, o dólar subiu 5,3%, mas a referência do petróleo (Brent) caiu 6%, justificando a redução de 1%.


Desde dezembro de 2022, segundo a Petrobras, o preço médio do gás natural vendido às distribuidoras acumula redução de 23%. A conta inclui tanto a recente redução de 1% como os prêmios por performance e de incentivo à demanda, aprovados em maio e em outubro de 2024, respectivamente.


Por: Agência Brasil

foto: Marcello Casal/Agência Brasil
A partir deste sábado (1º), cozinhar ficará mais barato para a maioria dos brasileiros. Entra em vigor a redução do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo arrecadado pelos estados, sobre o gás. Cada quilo de gás liquefeito de petróleo (GLP) pagará R$ 0,02 a menos de ICMS.



A exceção será para os consumidores baianos. Na quinta-feira (30), a refinaria privatizada de Mataripe anunciou a elevação do gás de cozinha em 9,2%, o que levará a um aumento de até R$ 8 por botijão, segundo o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás).



Com base nos preços médios pesquisados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) de fevereiro a setembro do ano passado, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão que reúne os secretários estaduais de Fazenda, decidiu reduzir de R$ 1,41 para R$ 1,39 por quilo o ICMS do gás de cozinha. Segundo o conselho, a média de preços mais baixa em 2024 justificou a redução do imposto.



Embora tenha reduzido o ICMS para o gás de cozinha, o Confaz elevou o tributo para a gasolina, o etanol, o diesel e o biodiesel. Pelo modelo em vigor desde o ano passado, o conselho decide em outubro de cada ano, as alterações no ICMS que entram em vigor em fevereiro do ano seguinte.


As alíquotas de ICMS passaram para os seguintes valores:

Fonte: Confaz

Desde 2022, as alíquotas do ICMS sobre os combustíveis são estabelecidas em valores fixos por litro, ou por quilo, no caso do gás de cozinha. Antes disso, as alíquotas estaduais obedeciam a um percentual do preço final definido por cada Unidade da Federação.


Gás natural

Não apenas o gás de cozinha ficará mais barato. Também neste sábado entra em vigor a redução de 1% no preço do gás natural às distribuidoras, anunciada pela Petrobras na quinta-feira.



Atualizado a cada três meses pela Petrobras, os preços do gás natural, usado por grandes consumidores, como indústria, obedecem às oscilações do barril do petróleo tipo Brent e do dólar. Para o trimestre que inicia em fevereiro, o dólar subiu 5,3%, mas a referência do petróleo (Brent) caiu 6%, justificando a redução de 1%.


Desde dezembro de 2022, segundo a Petrobras, o preço médio do gás natural vendido às distribuidoras acumula redução de 23%. A conta inclui tanto a recente redução de 1% como os prêmios por performance e de incentivo à demanda, aprovados em maio e em outubro de 2024, respectivamente.


Por: Agência Brasil

Pagamento de Boleto com Pix começa nesta segunda-feira (3); veja como usar

 


A partir de agora, tradicional método de pagamento poderá ser quitado através do sistema instantâneo do BC



A partir desta segunda, 3, será autorizada a emissão do "bolepix": agora, os boletos bancários, com tradicionais códigos de barras, terão também um QR Code impresso para servir de alternativa de pagamento via Pix.


Uma resolução do Banco Central é que autoriza esse novo tipo de pagamento ainda em dezembro de 2024. Em comunicado divulgado na última sexta, a autoridade monetária disse que “serão incorporadas a agilidade, a conveniência e a grande aceitação do Pix à experiência do uso do boleto de pagamento, instrumento amplamente utilizado e objeto de diversos aperfeiçoamentos de segurança ao longo dos últimos anos”.


Algumas instituições bancárias já vinham usando o formato ainda em caráter experimental.



O processo é semelhante ao pagamento dos boletos. Antes, era preciso escanear o código de barras pela câmera de celular na área de pagamentos dos aplicativos de bancos. Agora, o QR Code, mais enxuto, pode ser lido diretamente na área PIX.


Boleto dinâmico

Além do novo modo de pagar os tradicionais boletos, o BC anunciou ainda o boleto dinâmico. Através dele, quem for pagar dívidas cobradas por títulos, como duplicatas escriturais, vai poder escolher a instituição destinatária. Com isso, o beneficiário saberá se os recursos estão indo diretamente para a conta do credor.


“A nova modalidade trará mais segurança nos pagamentos de dívidas em cobranças representadas por certos tipos de título”, diz o relatório do BC.


A duplicata é uma espécie de crédito, e vendida no mercado para um comprador. Como os títulos podem ser negociados livremente no mercado, o Banco Central afirmou que é fundamental que os recursos sejam direcionados ao legítimo detentor dos direitos:


“O devedor utilizará o mesmo boleto que lhe foi apresentado por meio físico ou eletrônico para cumprir, de forma automática, a sua obrigação de realizar o pagamento ao legítimo credor de uma duplicata escritural, por exemplo, sem que o financiador que adquiriu o título precise trocar de instrumento de pagamento para receber os recursos negociados.


Neste primeiro momento, apenas recebíveis imobiliários e duplicatas escriturais entram na possibilidade do boleto dinâmico. Outros ativos financeiros dependerão de nova instrução normativa do BC para serem incluídos.



Mas o boleto dinâmico não será imediato. O BC informou que a operação deste tipo de meio de pagamento entrará em operação em até seis meses após a aprovação dos sistemas de registro, já que o processo de suporte à operação ainda está em fase de desenvolvimento.


Por Agência O Globo

Coluna do Magno trás nessa Segunda os possíveis novos Ministros do governo Lula e a dança das cadeiras entres eles...

 



André e Luciana em novos ministérios

Passadas as eleições para escolha dos novos mandatários do Congresso – o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB-AP), e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) –, Brasília começa a ferver, hoje, com a mais demorada reforma ministerial de Lula, destinada a distribuir mais fatias de poder aos partidos aliados, sobretudo o Centrão.

Os ex-presidentes Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Senado, e Arthur Lira (PP-Al), da Câmara, devem passar a despachar na Esplanada dos Ministérios. O primeiro está cotado para Indústria e Comércio, no lugar do vice-presidente Geraldo Alckmin, se este vier para a Defesa no lugar de José Múcio, que pediu a Lula para sair. Já Lira iria para Agricultura, substituindo Carlos Fávaro (PSD).

Entre os ministros pernambucanos, além da saída de José Múcio, nomeado dentro da cota pessoal do presidente, André de Paula seria remanejado da Pesca para o Ministério do Turismo, no lugar de Celso Sabino, do União Brasil. Já a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, seria remanejada para o Ministério da Mulher, sucedendo a Cida Gonçalves, do PT.

Cotado para Articulação Política, o ministro Sílvio Costa Filho deve permanecer em Portos e Aeroportos. Para o Ministério das Relações Institucionais, que faz a ponte do Planalto com o Congresso, estão cotados os deputados Zé Guimarães, do PT cearense, Aguinaldo Ribeiro, do PP paraibano, e Isnaldo Bulhões, do MDB alagoano. O atual chefe da pasta, Alexandre Padilha, iria para Saúde, no lugar de Nísia Trindade.

Fala-se também no remanejamento do Ricardo Lewandowski, da Justiça para Relações Exteriores. Rui Costa, da Casa Civil, seria substituído por Alexandre Silveira, atual ministro de Minas e Energia, cuja pasta seria entregue ao Centrão, estando cotados o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, e o senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas. Por fim, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, deve assumir a Secretaria Geral no lugar de Márcio Macêdo.

Humberto pode comandar o PT – Com a ida da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, para a Secretaria Geral da Presidência da República, o partido passaria a ser dirigido pelo deputado cearense José Guimarães, mas se este for escolhido para o Ministério das Relações Institucionais, como se especula, o senador pernambucano Humberto Costa, eleito para a segunda-vice-presidência do Senado, pela ordem sucessória no PT, comandaria o partido ao longo do primeiro semestre deste ano.

Largada será hoje – O presidente Lula começa a semana, hoje, recebendo os presidentes do Senado e da Câmara, Davi Alcolumbre e Hugo Motta, para dar o start da reforma ministerial. A conversa passa também pelas prioridades de votações no Congresso, como o orçamento da União ainda não discutido, nem posto na ordem do dia para aprovação. O que se diz em Brasília é que a reforma sai entre esta e a próxima semana, estando na dependência apenas das negociações com o Centrão, que anda com o olho muito esbugalhado.

Oligarquia e riqueza – Novo presidente da Câmara, o paraibano Hugo Motta (Republicanos), hoje com apenas 35 anos, já havia batido outro recorde etário: aos 21 anos, cumpriu seu primeiro mandato de deputado federal. Sua cultura política é a das velhas oligarquias nordestinas, adquirida na convivência com o avô, Nabor Wanderley da Nóbrega, que foi prefeito de Patos, e seu pai, Nabor Filho, atual prefeito de Patos pela quarta vez. A avó materna, Francisca Motta, foi deputada estadual por seis mandatos e, também, prefeita de Patos. Já o novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, é rico. Sua família é dona de postos de gasolina, emissoras de TV (Band e SBT) e negócios agropecuários (terras, pecuária, papel e celulose).

Perguntar não ofende: Quando Lula anuncia a reforma ministerial?

Postado por Madalena França

Utilização de drones será novidade da SDS nos polos carnavalescos de PE

 



Considerados polos carnavalescos de Pernambuco, Paudalho, Nazaré da Mata, Bezerros, Triunfo e Pesqueira terão reforço na segurança no Carnaval 2025. Os representantes dos municípios participaram do encontro do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, no Recife, para discutir as estratégias de segurança durante a folia de momo. Programções, atrações, datas e horários das festividades foram apresentados no encontro. As gestões municipais também detalharam as estruturas de Defesa Civil que possuem e que poderão atuar no apoio.


Conforme apurado pelo Blog do Agreste, para este ano, a novidade da Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS) será a utilização de drones, que serão empregados pelo grupo tático aéreo nos municípios com alta concentração de foliões, a exemplo de Bezerros, que tem o tradicional Encontro de Papangus, o que deve atrair mais de 300 mil pessoas. A Operação Carnaval 2025 contará com a integração da estrutura da SDS e o envolvimento de outras forças de segurança nas estradas e nos polos. O cidadão pode acompanhar detalhes da operação: www.sds.pe.gov.br.

Madalena França via Blog do Agreste

Vice-prefeito de Jataúba morre por complicações da Covid

 

LeiaJá – Firoca, vice-prefeito de Jataúba, no Agreste de Pernambuco, morreu, aos 53 anos, nesta segunda-feira (3). Fernando Chaves Costa (PSDB) sofria por complicações da Covid-19 e realizava tratamento no Imip, na área central do Recife.

O vice de Jataúba chegou a receber um transplante renal e se submeteu a sessões de hemodiálise, mas não resistiu ao tratamento. A prefeita Drª Cátia (Republicanos) decretou sete dias de luto no município.

Firoca exerceu quatro mandatos consecutivos como vereador antes de se eleger como vice-prefeito. Em nota, o presidente estadual do PSDB, Fred Loyo, lamentou a perda e se solidarizou com os amigos e familiares.

“Foi com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento do nosso vice-prefeito de Jataúba, Fernando Chaves Costa, popularmente conhecido como Firoca. Firoca era muito querido pelos jataubenses, e deixa na história um legado de atuação pela cidade em seu período de vereança e militância. O diretório pernambucano do Partido da Social Democracia Brasileira expressa luto e deseja, neste momento, toda a paz e conforto necessária para os amigos e familiares.”

Madalena França via Dimas Santos

Pernambucanos assumem altos cargos na mesa diretora da Câmara, apenas um entra no Senado; veja quem são

  Por  Cynara Maíra/Jamildo.com  – No último sábado (01), o Senado e a Câmara dos Deputados votaram a composição de suas mesas diretoras par...