O Supremo Tribunal Federal (STF)deve evitar possíveis mudanças naLei da Ficha Limpa que possam ser aprovadas pelo Congresso Nacional. A informação é da CNN Brasil.
A bancada da oposição vem se articulando para aprovar uma flexibilização da Lei da Ficha Limpa para reduzir a inelegibilidade de oito para dois anos, o que deve beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com a publicação, apesar das tentativas, ministros do STF acreditam que Bolsonaro dificilmente vai conseguir reverter a condenação para disputar as eleições de 2026. Uma ala da Suprema Corte vê as possíveis mudanças na Lei da Ficha Limpa como inconstitucional, por violar o “princípio da proibição de proteção deficiente” em relação à moralidade e à integridade das eleições.
Além disso, outro ponto citado pelos ministros do STF é o de que, caso seja comprovado que a aprovação do projeto ocorreu por conta de uma articulação política específica para favorecer Bolsonaro, estaria caracterizado o desvio de finalidade.
Os membros da Suprema Corte já estão dialogando com os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para que a proposta não avance no Congresso. Do B News.
Madalena França via Dimas Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário