Publicado por Alberes Xavier 
Postado por Madalena França


A Mancha Verde foi a terceira escola a desfilar no segundo dia do Grupo Especial do Carnaval em São Paulo, nesta madrugada de domingo (19).


A atual campeã da elite do carnaval paulistano defendeu o enredo “Oxente – Sou Xaxado, sou Nordeste, sou Brasil”, com a presença da rainha de bateria Viviane Araújo e de parentes de Lampião e Maria Bonita.


A escola alviverde mostrou a força da dança criada no Sertão Pernambucano e popularizada por Luiz Gonzaga. O Rei do Baião veio representado com um boneco gigante articulado segurando uma sanfona, no último carro.


Do carro abre-alas, com alusão à caatinga, até as últimas alas, celebrando as festas e quadrilhas de São João, a Mancha trouxe vários tons de verde ao Anhembi.


Em busca do tricampeonato, a escola contou com 230 ritmistas na bateria, enquanto Viviane Araújo sambava em seu 17º ano de reinado.


Cangaço, fé e artesanato

O segundo carro retratou o tempo do cangaço, com um boneco de Lampião, além de parentes dele, como Expedita Ferreira, a única filha do cangaceiro. Ele e Maria Bonita também foram lembrados em fantasias do começo do desfile.


Padre Cícero foi homenageado no carro “Fé no Padim Ciço e a arte de Mestre Vitalino”. Essa alegoria simbolizou a fé dos nordestinos e trouxe estátuas inspiradas no trabalho do artesão pernambucano Vitalino Pereira dos Santos (1909-1963).


Viviane Araújo é figurinha carimbada do Carnaval brasileiro, chegando a desfilar tanto pelo Salgueiro, no Rio de Janeiro, quanto pela Mancha Verde, em São Paulo, como será o caso da madrugada deste domingo, 19 de fevereiro, sendo a terceira escola a pisar no Sambódromo do Anhembi.


Em conversa com a imprensa, que contou com participação de OFuxico, a dançarina comentou sobre o desfile que viria, e falou um pouco de sua fantasia: “A Mancha fala do passo de xaxada, dessa cultura nordestina, e eu represento ‘Asa Branca’, um grande sucesso do reio do baião, Luiz Gonzaga. […] Estou me sentindo bem, por isso estou assim”.


Caso você ache que a musa não fica nervosa antes de entrar na avenida, se enganou redondamente: “Fico nervosa sim, pois a gente quer que dê tudo certo, com a fantasia, com a escola, ficar dentro do tempo, não acontecer nada, nenhum imprevisto”. 


Oxente - Sou Xaxado, Sou Nordeste, Sou Brasil

Enredo: Oxente - Sou Xaxado, Sou Nordeste, Sou Brasil 

Compositores: Edson Gomes / Gilson Bernini


Intérprete: Fredy Vianna

Presidente: Paulo Serdan

Produção: Rildo Hora, Channel Rigolon, Guma Sena

Arranjos: Rildo Hora

Estúdio: RW Studios

Base: SP Ritmo


Audiovisual: Sala22 Áudio e Vídeo

Imagens: Igor Cantanhede

Edição: Guma Sena / Junior Coutinho