Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Justiça anula eleição na Câmara de Camaragibe e determina nova votação em cinco dias

 

Blog Cenário – O juiz Diniz Cláudio de Miranda Cavalcanti, da 3ª Vara Cível de Camaragibe, anulou a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal realizada no dia 1º de janeiro e determinou a realização de um novo pleito em até cinco dias. A decisão, proferida nesta quarta-feira (8), também nomeia Geraldo Alves (MDB), vereador mais idoso da Casa, como presidente interino até a nova eleição. O magistrado atendeu, em parte, a um pedido de liminar feito pelo próprio parlamentar, que contestou a validade da votação anterior.

A anulação ocorreu porque a eleição da Mesa Diretora não seguiu as regras do Regimento Interno. No dia da posse, o vereador mais votado, Heldinho Moura (União Brasil), iniciou a sessão e, ao invés de realizar a eleição interna da Câmara, deu posse ao prefeito Diego Cabral (Republicanos). Após a cerimônia, Heldinho e outros vereadores deixaram o plenário, enquanto um grupo de sete parlamentares permaneceu e elegeu Paulo André (PSB) como presidente da Casa. O episódio foi marcado por tumulto, com a Câmara sendo fechada com correntes e cadeado, além do uso de spray de pimenta pela Guarda Municipal para conter os vereadores que tentavam entrar.

Agora à frente da Câmara, Geraldo Alves deve conduzir o novo processo eleitoral e já articula apoio para se eleger de forma definitiva. Segundo o vereador, ele conta com seis dos 13 votos da legislatura e pretende formalizar sua candidatura à Presidência. Enquanto isso, os demais parlamentares terão poucos dias para reorganizar alianças e disputar a direção da Casa.

Madalena França via dimas Santos

Sem comentários:

Canal do Conecta Recife no WhatsApp ultrapassa 26 mil seguidores

  O canal do Conecta Recife no WhatsApp já conta com mais de 26 mil seguidores, consolidando-se como uma ferramenta de comunicação entre a P...