Abordagem ocorreu de madrugada e suspeito de 19 anos foi preso. Segundo a polícia, ele confessou que receberia R$ 1 mil pela droga.
Postado por Luiz Duarte
Suspeito foi preso em flagrante, transportando 50 quilos de maconha (Foto: Polícia Militar de Pernambuco/Divulgação)
Um homem de 19 anos foi preso, na madrugada desta quarta-feira (17),
após ser abordado numa blitz da Lei Seca na Avenida Agamenon Magalhães,
no Recife. No carro que ele dirigia, a polícia encontrou 50 quilos de maconha. A abordagem foi por volta de 1h.
De acordo com a polícia, o jovem confessou que receberia R$ 1 mil pela
droga e que a maconha seria entregue num posto de gasolina desativado,
que fica em Campo Grande, na Zona Norte do Recife. O suspeito é cearense
e vinha do município de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Jânio de Freitas - Folha de S.Paulo O
juiz Sergio Moro proclamou sua competência –no sentido de poder,
direito– para julgar Lula e outros por obstrução à Justiça, em especial à
sua Lava Jato, na pretendida e frustrada nomeação do ex-presidente para
o ministério de Dilma. Ninguém duvida, Deus nos livre, da competência
reconhecida ao jovem juiz para mandar prender, engaiolar pelo tempo que
quiser, acusar do que queira, julgar, condenar, dar liberdade a
criminosos delatores, seja quem for o seu alvo. Competência a que o
Supremo Tribunal Federal se curva mais uma vez, autorizando o inquérito
contra Lula e Dilma. Já
que seria fútil lembrar outros respeitos devidos, talvez se possa ao
menos mencionar um respeito modesto e, ainda por cima, desvalorizado. É o
respeito à palavra, a essa pecinha generosa da linguagem em que nos
desentendemos. Dilma
e Lula não fizeram e não tentaram fazer obstrução à Justiça, nem sequer
à Lava Jato. Obstruir, aplicada ao caso, seria obstar impedimentos,
totais ou parciais, efêmeros ou definitivos, à efetivação de
procedimentos judiciais. Mas ministros não desfrutam de imunidade. Por
lei, bem entendido, que não faltam outros caminhos –estes, fora do
alcance de Lula, Dilma e qualquer petista. Se
nomeado ministro, inquéritos e possíveis julgamentos de Lula não seriam
evitados nem sustados em seu decorrer. Apenas subiriam de instância no
Judiciário, passando a tramitar no Supremo Tribunal Federal. Não mais na
mesa, nas gavetas e nas celas do juiz Sergio Moro em sua primeira
instância. Para
cima ou, como no mensalão do PSDB mineiro, para baixo, a mudança de
instância é um direito das defesas, muito comum. E procedimento previsto
nas normas dos processos em geral. Atribuir obstrução a Dilma e Lula
por ato que mudaria a instância de eventual processo é, para dizer o
mínimo, alegação sem fundamento. Inverídica. A menos que as palavras e seu sentido também já estejam na competência do juiz Sergio Moro.
Após
ser demitida do quadro de funcionários do SAMU por postar uma foto em
uma rede social com candidatos da oposição em Surubim, no Agreste
pernambucano, a 120 km do Recife, Cacilda da Silva Gonçalves moveu uma
ação trabalhista contra a Prefeitura, requerendo que fosse concedida sua
reintegração ao emprego que exercia, alegando ter sido vítima de
discriminação.
A juíza do trabalho Ana Maria Soares Ribeiro, baseada em provas
apresentadas pela vitima, determinou imediatamente a reintegração da
funcionária ao SAMU de Surubim e o pagamento de todos os salários
atrasados em cinco dias após a intimação, sob pena de multa diária por
descumprimento.
A estudante Ana Laura Muniz Gomes, 14 anos, que estava desaparecida do município de Limoeiro, foi encontrada na noite desta quarta-feira (17), no Bairro do Curado, no Recife. Segundo familiares, a adolescente manteve contato e o pai foi ao encontro dela. Ela saiu para ir ao Colégio Pentágono, onde estuda, na manhã da terça-feira (16) e não retornou. Depois de um dia sem notícias, na manhã desta quarta familiares prestaram queixa na delegacia da cidade e Laura passou a ser considerada desaparecida.
Durante as investigações, a ligação de uma mulher indicou que a adolescente teria sido vista na cidade de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Todas essas informações continuam sendo apuradas pelo delegado Paulo Gondim. O motivo do desaparecimento não foi revelado. Em contato com a reportagem da Rádio Jornal, a tia Dicione agradeceu a colaboração. “A minha família e eu agradecemos a todos o empenho e a ajuda que nos foi dada, através das orações e mensagens de apoio. A nossa Ana Laura foi encontrada pelo pai e já está entre nós”. (Imagem | Reprodução Facebook)
O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) se posicionou oficialmente, ontem quarta-feira dia (17), contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu para as câmaras municipais a competência para julgar contas de gestão e de governo dos prefeitos e retirou essa incumbência dos tribunais de contas de todo o país. Com isso, o TCE resolveu excluir da lista dos 'ficha suja' enviada à Justiça Eleitoral os nomes de todos os prefeitos e ex-prefeitos que tiveram contas rejeitadas nos últimos oito anos por decisão da Corte.
O presidente do TCE-PE, Carlos Porto, leu uma nota oficial durante a solenidade em que apresentou oficialmente o posicionamento do tribunal e chamou a decisão do STF de "retrocesso”, uma vez que fragiliza o controle externo e torna sem efeito a Lei da Ficha Limpa. "[Isso] vai de encontro à expectativa da sociedade por um Brasil mais ético e transparente, além de representar uma anistia aos que se apropriaram indevidamente do dinheiro público”, afirmou. O conselheiro Dirceu Rodolfo explicou que a lista elaborada pelo TCE e pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) tem cerca de 1.600 nomes de políticos tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável, ou seja, que configuraram ato doloso de improbidade administrativa. Desse total, pelo menos 300 são prefeitos e ex-prefeitos. “Acredito que uma parte deles será beneficiada por essa nova determinação do STF”, afirmou. O conselheiro ressalta que, diante da retirada dos nomes desses gestores e ex-gestores, vai haver a “anistia” de R$ 76 milhões. Os valores são relativos a débitos e multas aplicadas pelo tribunal aos prefeitos e ex-prefeitos. “Desse total, mais de 90% tem relação com danos ao erário público”, observou Rodolfo. Além de excluir os nomes de gestores e ex-gestores municipais da lista, o tribunal suspendeu o julgamento de todas as contas de prefeitos ordenadores de despesa em tramitação. A Corte pernambucana apontou ainda não considerar que as Câmaras Municipais estejam tecnicamente aparelhadas para julgar contas de prefeitos. Também afirma que espera que a decisão do STF seja revista mediante um Embargo de Declaração. Fonte:G1.
Engraçado! Dilma está send punida por que pedalou, ou seja pediu emprestado aos bancos. Prefeitos roubar pode? Esse é mesmo o Brasil da Sujeira, dos golpes e da impunidade. Esse chegou o cúmulo da hipocrisia e da vergonha Nacional!
Por Madalena França.
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse ontem (17) que a Lei da Ficha Limpa parece ter sido “feita por bêbados”. A frase foi dita durante sessão da Corte que analisa decisão sobre contas rejeitadas de prefeitos que são candidatos às eleições.
Mendes fez o comentário quando os ministros discutiam o alcance de decisão proferida na semana passada pelo STF e as diferenças técnicas entre contas de governo e de campanha. A Corte decidiu que candidatos a prefeito que tiveram contas rejeitadas apenas pelos tribunais de Contas estaduais podem concorrer ao pleito de outubro.
“Sem querer ofender ninguém, mas já ofendendo, parece que [a Lei da Ficha Limpa] foi feita por bêbados. É uma lei mal feita, nós sabemos disso. No caso específico, ninguém sabe se são contas de gestão ou contas de governo. No fundo, é rejeição de contas. E é uma lei tão casuística, queria pegar quem tivesse renunciado”, disse Mendes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Após jogo duro, seleção encara a Rússia na semifinal do vôlei masculino
Por: Diário SP Online portalweb@diariosp.com.br
Brasil comemora o ponto marcado por Wallace / Reuters
O Brasil está na semifinal do vôlei masculino da Olimpíada Rio-2016. Na noite desta quarta-feira (17), a seleção venceu a Argentina por 3 a 1 e passou de fase.
No primeiro set, os brasileiros sobraram em quadra e fecharam em 25 a 22, mesmo sem Lucarelli, um dos principais atacantes, que saiu lesionado. Os hermanos empataram com certa facilidade, 25 a 17. No entanto, os donos da casa reagiram e fizeram 25 a 19 e 25 a 23, respectivamente no terceiro e quarto set.
Na semi, o Brasil encara a Rússia, que bateu o Cadá nas quartas de final, na sexta-feira (19), às 22h15.
Após jogo duro, seleção encara a Rússia na semifinal do vôlei masculino
Por: Diário SP Online portalweb@diariosp.com.br
Brasil comemora o ponto marcado por Wallace / Reuters
O Brasil está na semifinal do vôlei masculino da Olimpíada Rio-2016. Na noite desta quarta-feira (17), a seleção venceu a Argentina por 3 a 1 e passou de fase.
No primeiro set, os brasileiros sobraram em quadra e fecharam em 25 a 22, mesmo sem Lucarelli, um dos principais atacantes, que saiu lesionado. Os hermanos empataram com certa facilidade, 25 a 17. No entanto, os donos da casa reagiram e fizeram 25 a 19 e 25 a 23, respectivamente no terceiro e quarto set.
Na semi, o Brasil encara a Rússia, que bateu o Cadá nas quartas de final, na sexta-feira (19), às 22h15.
Menina passou por cirurgia no Hospital da Restauração, na área central do Recife Foto: JC Imagem
Uma menina de três anos foi atingida por duas balas perdidas no bairro do Salgado, em Surubim, no Agreste de Pernambuco.
De acordo com a polícia, Vanielle Rafaela Pereira da Silva estava brincando na frente de casa no último sábado (13) quando dois homens passaram pelo local atirando contra o padrasto dela. Ele foi atingido de raspão na perna; já a criança foi baleada no abdômen e no tórax. Alexandre Maximiniano da Silva, 28 anos, teria dito à polícia que não conhece os suspeitos nem sabe os motivos pelos quais eles tentavam matá-lo. O caso é investigado. A menina passou por cirurgia no Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife, e está na sala vermelha da emergência pediátrica. Ela respira com a ajuda de aparelhos e o estado de saúde é grave, mas estável, de acordo com a assessoria de imprensa da unidade de saúde.
Companheiro!!!!!! Já passa das 18 e 30 e a CÂMARA DE VEREADORES DE OROBO ESTÁ FECHADA!!!!! E de conhecimento de todos que o atual prefeito tem 9 dos 11 vereadores aliado inclusive a mesa diretora da casa e na oposição só os vereadores LUCIO RAMOS E MANUEL MARIANO, pois bem, na sessão passada foi reiniciado discursão sobre a TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA !!!!!! assunto esse que vem realmente incomodando o atual prefeito com seu grupo e aliados e sofrendo muito mais O POVO, O CONSUMIDOR !!!!! Não é brincadeira minha gente, e todo mês essa pancada na cabeça do POVO!!!!! Mas diziam por aí sem legitimidade que a culpa era dos VEREADORES que aprovaram tal lei, inclusive querendo jogar até a culpa para os Apedrejados Lucio Ramos e Manuel Mariano uma vez que sendo 2 contra 9 é impossível tudo e a TAXA quem cobra e O PREFEITO e não LUCIO RAMOS E MANUEL MARIANO!!!! Mesmo assim LUCIO RAMOS E MANUEL MARIANO entraram com um REQUERIMENTO apelando à CÂMARA para aprovar e refazer a LEI e encaminhar um outro Projeto diminuindo essa TAXA!!!!! imediatamente a Comissão responsável fornada por DAVI CONCEICAO ARRUDA E LIA MÃE DO PREFEITO apresentaram um PARECER NEGANDO ou seja CONTRA O REQUERIMENTO !!!!! Pois bem, sabendo que o assunto a partir desse PARECER CONTRA ia e vai rolar eis a preocupação dos PODEROSOS chegar ao ponto até de BOICOTAR SEÇÃO pra o assunto não chegar ao conhecimento POVO que está sofrendo!!!! Mas LUCIO RAMOS E MANUEL MARIANO já estão com outro REQUERIMENTO.
Escrito pelos vereadores Lúcio Ramos e Manuel Mariano.
Soube por uma postagem de Valdinha, que Maria de seu Zé de Noca foi morar no Céu. A gente sabe que a morte é nossa maior certeza. Sabe que o céu é bom, que os bons se mudam para lá, que todos os batizados que viveram em Cristo, ressuscitarão. Porém perder alguém especial é muito dolorido para a família. Talvez porque entre o Céu e a terra haja um abismo desconhecido. Os que partem sedo nos deixam uma sensação de porquê agora? Desejávamos muito mais aquele sorriso, aquele abraço, aquele ente querido perto de nós. Sobra uma grande saudade e um porquê não entendido. Vai com Deus Maria. Que sejas recebida no céu pelo o nosso Jesus Salvador.
A Laura ,minha colega de classe na infância, a professora Vera, a meu colega Paulo, a seu Zé, que tanto me admira e eu lhe quero bem, meu abraço solidário e amigo.
Que os anjos envolvam a todos os seus familiares com a força do Espirito Santo, neste momento de saudade e dor.
Veja postagem de Valdinha para as informações do velório e sepultamento.
Uma das únicas coisas que nós temos certeza na vida, é a morte. Porém, mesmo assim continuamos sofrendo a cada perda que sofremos :(
Maria Partiu e só voltará na ressurreição. A Mãe de Tatyana Guerra Guerrae Gustavo Guerra Esposa de Renildo , Filha de seu José de Noca e dona Josefa , irmã da minha cunhada/ irmã Vera Santos .Madrinha da minha amada Jaqueline Santos , A alegre Maria foi sorrir lá no céu...
Se deu ontem a noite de 19h no Recife seu falecimento , ela era cardíaca e teve complicações sérias devido a hemorragia causadas por medicamentos para afinar o sangue, contra possíveis trombos. Mesmo assim, além da hemorragia foi acusado um AVC cerebral que a levou de nós. O seu Velório vai ser em sua casa , onde o sepultamento está sendo planejado para as 16h
Orando nesse momento por toda sua família que triste se despede de sua amada Maria. E que seus pais possam receber essa noticia pela voz de um anjo que os acalmem .
Uma curiosa série de coincidências tem pautado o calendário dos magistrados da Lava Jato.
Em março, o juiz Sergio Moro divulgou uma conversa telefônica entre Lula e Dilma na véspera de o ex-presidente assumir a Casa Civil. O grampo tumultuou a posse, radicalizou o ambiente político e acelerou a derrubada do governo.
Nesta segunda (15), o ministro Teori Zavascki autorizou a abertura de inquérito contra Lula e Dilma. O pedido estava em sua mesa desde o início de maio. Foi atendido um dia antes de a presidente afastada ler sua carta contra o impeachment - Bem percebido por Bernardo Melo.
Bom . Colega Feliciano, na minha opinião não precisa nem mesmo ser amigo do peito, para querer o bem do próximo. Algumas vezes lhe vi perdido. Não o recriminei, apenas o aconselhei a ser mais você. Esperei você quebrar a cara e aprender com seus próprios erros,pois a dor só pode ser sentida por quem realmente viveu a intensidade dela. E agora não é momento de dizer: bem feito, eu lhe avisei! É hora de acolhê-lo de volta a realidade e o caminho do bem. Se Deus perdoa as ovelhas desgarradas do rebanho, quem somos nós para condená-las? É hora de dizer Bem vindo a estrada do bem. Deus lhe abençoe. obrigada pelo reconhecimento. Um abraço da amiga. Madá.
MADALENA FRANÇA MADRINHA DESTE BLOG É A HOMENAGEADA DE HOJE
Neste dia tão especial, onde fiz algumas mudanças em meu blog, não poderia deixar de agradecer
mas uma vez a grande incentivadora para criação do mesmo.PROFESSORA, BLOGUEIRA,
ESCRITORA
MADALENA FRANÇA, algumas pessoas podem nos chamar de loucos ou até mesmos pessoas sem credibilidade, mas você é um exemplo de força,
coragem, amadurecimento, dignidade, respeito e etc... Algumas vezes na vida, você encontra uma
amiga especial. Alguém que muda sua vida simplesmente por estar nela.
Alguém que te faz rir até você não poder mais parar. Alguém
que faz você acreditar que realmente tem algo bom no mundo. Alguém que te convence que
lá tem uma porta destrancada só esperando você abri-la. Isso é uma amizade pra sempre. Quando você está pra baixo e o mundo parece escuro e vazio, sua amiga pra sempre te põe
pra cima e faz com que o mundo escuro e vazio fique bem claro. Sua amiga pra sempre
te ajuda nas horas difíceis, tristes e confusas. Se você se virar e começar a caminhar, sua
amiga pra sempre te segue. Se você perder seu caminho, ela te guia e te põe no caminho
certo. Sua amiga pra sempre segura sua mão e diz que vai ficar tudo bem. Sua amiga é pra sempre, e pra sempre não tem fim.
Quero aqui agradecer com muita alegria a este grande amigo da comunidade de Figueira dos Viana (Orobó),Manoel de Mariano, pelo seu apoio a minha candidatura de vereador a reeleição e consequentemente ao nosso grande companheiro Dui do Bujão e Valdinha para prefeito e vice, respectivamente. Na verdade Manoel de Mariano (Pedrerinho), vem se tornando um importante Líder da sua localidade, o qual sempre procura ajudar as pessoas com o pensamento voltado para a coletividade. Que Deus nos abençoe nesta caminhada vitoriosa! E Vamos em Frente Com Fé no Nosso Divino Pai Eterno e com muita confiança no Povo de Orobó.
PARÓDIA
"SE VOCÊ QUER SER FELIZ GANHAR A ELEIÇÃO VOTE EM MANUEL MARIANO QUE TEM UM BOM CORAÇÃO NUNCA FEZ MAL A NINGUÉM NÃO É DE CONFUSÃO ABRAÇA O POBRE E O RICO SEM DISTINÇÃO" NÓS VAMOS MOSTRAR PRA TODO MUNDO QUE MARIANO SERÁ ELEITO JUNTO COM DUI DO BUJÃO O POVO JÁ ESTÁ CANSADO RECEBENDO SÓ PROMESSA ISSO É HUMILHAÇÃO POR ISSO NO 02 DE OUTUBRO É NO 11.111 E NO 15 MEU IRMÃO EU VOTO 15, VOTE 15, VOTE 15 VOTE 15, VOTE 15 PRA GANHAR A ELEIÇÃO. AUTOR: MANUEL MARIANO
Esperei bater 00 h, aguardei mais um minuto, pronto. Agora são 16 de agosto. Ou melhor, é hora de soltar o grito da liberdade sufocado na garganta. Viva a esperança e a voz do povo: AGORA É 15!
Gostaria de dizer a você que está procurando cabelo em ovo, para prejudicar os meus candidatos Dui do Bujão e João Cipriano, que você perdeu a viagem e seu tempo. Este blog é meu, a responsabilidade do que eu escrevo aqui é minha. Ninguém me pagou por esta prestação de serviço de utilidade pública que aqui faço todos os dias. Sou cidadã Oroboense e do mundo. É dever de todo cidadão conscientizar para um mundo melhor e denunciar corrupção, ditadura, arrogância, e abuso de poder. Essa obstinação é minha e Deus e a população da gente decente de Orobó vai me ajudar a dá esse grito da vitória! Viva a Democracia ! Eu sou 15, na minha casa todo mundo é 15,, na minha família de irmãos todo mundo é 15 na minha comunidade a grande maioria é 15 e se você não aguentar, vá tomar chá!
A lei eleitoral é nova e a população ainda não tem conhecimento de todas as cláusulas. Assim como eu, não sabia que o eleitor não poderia declarar seu voto antes do dia 16. A proibição do pedido de voto só estava vedado aos candidatos, assim eu entendia. Por inocência pedi os votos dos que pensavam votar em mim, para o meu compadre João Cipriano. Ninguém pode ser punida por inocência. Se a Justiça Eleitoral, acatou uma nova lei, novos prazos para vinculação das propagandas que seja feita uma ampla conscientização da população para que todos tenham clara consciência do que se pode ou não fazer.
Não era você que me chamava de louca, de desacreditada, está com medo de quê? Se eu não tenho nem dez votos como você espalha por ai, porque se preocupou quando os pedi para meu melhor amigo?
Tá se borrando de medo né?
Se prepare porque de hoje em diante é Arrocho!
Vá prestar conta a Justiça Eleitoral da Carreata antecipada e da sua diretora afastada que vive dentro da escola fazendo festa e jantares para ver se ganha um voto dos bobos. Isso também não é propaganda extemporânea?
Mensagem da Presidenta da República Dilma Rousseff AO SENADO FEDERAL E AO POVO BRASILEIRO
Brasília, 16 de agosto de 2016
Dirijo-me à população brasileira e às Senhoras Senadoras e aos Senhores Senadores para manifestar mais uma vez meu compromisso com a democracia e com as medidas necessárias à superação do impasse político que tantos prejuízos já causou ao País.
Meu retorno à Presidência, por decisão do Senado Federal, significará a afirmação do Estado Democrático de Direito e poderá contribuir decisivamente para o surgimento de uma nova e promissora realidade política.
Minha responsabilidade é grande. Na jornada para me defender doimpeachment me aproximei mais do povo, tive oportunidade de ouvir seu reconhecimento, de receber seu carinho. Ouvi também críticas duras ao meu governo, a erros que foram cometidos e a medidas e políticas que não foram adotadas. Acolho essas críticas com humildade e determinação para que possamos construir um novo caminho.
Precisamos fortalecer a democracia em nosso País e, para isto, será necessário que o Senado encerre o processo de impeachment em curso, reconhecendo, diante das provas irrefutáveis, que não houve crime de responsabilidade. Que eu sou inocente.
No presidencialismo previsto em nossa Constituição, não basta a desconfiança política para afastar um Presidente. Há que se configurar crime de responsabilidade. E está claro que não houve tal crime.
Não é legítimo, como querem os meus acusadores, afastar o chefe de Estado e de governo pelo “conjunto da obra”. Quem afasta o Presidente pelo “conjunto da obra” é o povo e, só o povo, nas eleições.
Por isso, afirmamos que, se consumado o impeachment sem crime de responsabilidade, teríamos um golpe de estado. O colégio eleitoral de 110 milhões de eleitores seria substituído, sem a devida sustentação constitucional, por um colégio eleitoral de 81 senadores. Seria um inequívoco golpe seguido de eleição indireta.
Ao invés disso, entendo que a solução para as crises política e econômica que enfrentamos passa pelo voto popular em eleições diretas. A democracia é o único caminho para a construção de um Pacto pela Unidade Nacional, o Desenvolvimento e a Justiça Social. É o único caminho para sairmos da crise.
Por isso, a importância de assumirmos um claro compromisso com oPlebiscito e pela Reforma Política.
Todos sabemos que há um impasse gerado pelo esgotamento do sistema político, seja pelo número excessivo de partidos, seja pelas práticas políticas questionáveis, a exigir uma profunda transformação nas regras vigentes.
Estou convencida da necessidade e darei meu apoio irrestrito à convocação de um Plebiscito, com o objetivo de consultar a população sobre a realização antecipada de eleições, bem como sobre a reforma política e eleitoral.
Devemos concentrar esforços para que seja realizada uma ampla e profunda reforma política, estabelecendo um novo quadro institucional que supere a fragmentação dos partidos, moralize o financiamento das campanhas eleitorais, fortaleça a fidelidade partidária e dê mais poder aos eleitores.
A restauração plena da democracia requer que a população decida qual é o melhor caminho para ampliar a governabilidade e aperfeiçoar o sistema político eleitoral brasileiro.
Devemos construir, para tanto, um amplo Pacto Nacional, baseado em eleições livres e diretas, que envolva todos os cidadãos e cidadãs brasileiros. Um Pacto que fortaleça os valores do Estado Democrático de Direito, a soberania nacional, o desenvolvimento econômico e as conquistas sociais.
Esse Pacto pela Unidade Nacional, o Desenvolvimento e a Justiça Socialpermitirá a pacificação do País. O desarmamento dos espíritos e o arrefecimento das paixões devem sobrepor-se a todo e qualquer sentimento de desunião.
A transição para esse novo momento democrático exige que seja aberto um amplo diálogo entre todas as forças vivas da Nação Brasileira com a clara consciência de que o que nos une é o Brasil.
Diálogo com o Congresso Nacional, para que, conjunta e responsavelmente, busquemos as melhores soluções para os problemas enfrentados pelo País.
Diálogo com a sociedade e os movimentos sociais, para que as demandas de nossa população sejam plenamente respondidas por políticas consistentes e eficazes. As forças produtivas, empresários e trabalhadores, devem participar de forma ativa na construção de propostas para a retomada do crescimento e para a elevação da competitividade de nossa economia.
Reafirmo meu compromisso com o respeito integral à Constituição Cidadã de 1988, com destaque aos direitos e garantias individuais e coletivos que nela estão estabelecidos. Nosso lema persistirá sendo “nenhum direito a menos”.
As políticas sociais que transformaram a vida de nossa população, assegurando oportunidades para todas as pessoas e valorizando a igualdade e a diversidade deverão ser mantidas e renovadas. A riqueza e a força de nossa cultura devem ser valorizadas como elemento fundador de nossa nacionalidade.
Gerar mais e melhores empregos, fortalecer a saúde pública, ampliar o acesso e elevar a qualidade da educação, assegurar o direito à moradia e expandir a mobilidade urbana são investimentos prioritários para o Brasil.
Todas as variáveis da economia e os instrumentos da política precisam ser canalizados para o País voltar a crescer e gerar empregos.
Isso é necessário porque, desde o início do meu segundo mandato, medidas, ações e reformas necessárias para o país enfrentar a grave crise econômica foram bloqueadas e as chamadas pautas-bomba foram impostas, sob a lógica irresponsável do “quanto pior, melhor”.
Houve um esforço obsessivo para desgastar o governo, pouco importando os resultados danosos impostos à população. Podemos superar esse momento e, juntos, buscar o crescimento econômico e a estabilidade, o fortalecimento da soberania nacional e a defesa do pré-sal e de nossas riquezas naturais e minerárias.
É fundamental a continuidade da luta contra a corrupção. Este é um compromisso inegociável. Não aceitaremos qualquer pacto em favor da impunidade daqueles que, comprovadamente, e após o exercício pleno do contraditório e da ampla defesa, tenham praticado ilícitos ou atos de improbidade.
Povo brasileiro, Senadoras e Senadores,
O Brasil vive um dos mais dramáticos momentos de sua história. Um momento que requer coragem e clareza de propósitos de todos nós. Um momento que não tolera omissões, enganos, ou falta de compromisso com o país.
Não devemos permitir que uma eventual ruptura da ordem democrática baseada no impeachment sem crime de responsabilidade fragilize nossa democracia, com o sacrifício dos direitos assegurados na Constituição de 1988. Unamos nossas forças e propósitos na defesa da democracia, o lado certo da História.
Tenho orgulho de ser a primeira mulher eleita presidenta do Brasil. Tenho orgulho de dizer que, nestes anos, exerci meu mandato de forma digna e honesta. Honrei os votos que recebi. Em nome desses votos e em nome de todo o povo do meu País, vou lutar com todos os instrumentos legais de que disponho para assegurar a democracia no Brasil.
A essa altura todos sabem que não cometi crime de responsabilidade, que não há razão legal para esse processo de impeachment, pois não há crime. Os atos que pratiquei foram atos legais, atos necessários, atos de governo. Atos idênticos foram executados pelos presidentes que me antecederam. Não era crime na época deles, e também não é crime agora.
Jamais se encontrará na minha vida registro de desonestidade, covardia ou traição. Ao contrário dos que deram início a este processo injusto e ilegal, não tenho contas secretas no exterior, nunca desviei um único centavo do patrimônio público para meu enriquecimento pessoal ou de terceiros e não recebi propina de ninguém.
Esse processo de impeachment é frágil, juridicamente inconsistente, um processo injusto, desencadeado contra uma pessoa honesta e inocente. O que peço às senadoras e aos senadores é que não se faça a injustiça de me condenar por um crime que não cometi. Não existe injustiça mais devastadora do que condenar um inocente.
A vida me ensinou o sentido mais profundo da esperança. Resisti ao cárcere e à tortura. Gostaria de não ter que resistir à fraude e à mais infame injustiça.
Minha esperança existe porque é também a esperança democrática do povo brasileiro, que me elegeu duas vezes Presidenta. Quem deve decidir o futuro do País é o nosso povo.