Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 3 de abril de 2023

Pela revogação do Novo Ensino Médio que já nasceu velho: Revoga, Lula!

 

Para entender melhor a controvérsia, é preciso examinar as mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio. A reforma ampliou a carga horária de de 2.400 para 3.000 horas horas anuais, com a flexibilização do currículo. Isso significa que, os alunos escolhem parte das disciplinas que desejam estudar, de acordo com seus interesses e aptidões.

Nesse contexto, o bloco História + Filosofia + Sociologia + Geografia é eletivo, isto é, o aluno vai escolher cursar ou não a área de Ciências Humanas e Sociais.

Educadores e ativistas do movimento estudantil chamam atenção, ainda, para o fato de que a liberdade e a qualidade das escolhas dependem das condições reais das redes de ensino e das escolas, e na prática, estudantes da rede pública tiveram o currículo desidratado e ou estão sem opções, ou não têm opções adequadas à disposição.

Além disso, a reforma também impõe uma nova estrutura para as disciplinas obrigatórias. Em vez de serem estudadas de forma isolada, elas são agrupadas em áreas de conhecimento, como linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Com isso, esperava-se que o ensino fosse mais integrado e contextualizado.

No entanto, os especialistas afirmam que a reforma é prejudicial para a formação dos estudantes. Segundo eles, a diminuição compulsória das disciplinas de História, Filosofia, Sociologia e Geografia dos currículos limita a capacidade dos jovens de refletir criticamente sobre a realidade e compreender a complexidade social, política e cultural do país.

Além disso, muitos professores também se opõem à reforma, argumentando que ela foi imposta sem uma ampla consulta pública e que não leva em conta as condições precárias das escolas e a falta de recursos e infraestrutura para implementar as mudanças.

Diante desse cenário, diversas entidades ligadas à educação, como a UBES, CNTE, UNE, Campanha Nacional pelo Direito à Educação e APP-Sindicato, têm se mobilizado para pressionar o governo a revogar o Novo Ensino Médio e promover um amplo debate sobre a reforma do ensino no país.

Portanto, a revogação do Novo Ensino Médio é um tema complexo, mas relevante porque envolve interesses e perspectivas divergentes sobre o papel da educação na formação dos jovens e na construção de uma sociedade mais justa e democrática. É preciso que o governo Lula e a sociedade civil promovam um amplo debate sobre a reforma do ensino, levando em conta as demandas e preocupações dos diversos setores envolvidos, qual seja, que determine o fim da reforma do golpista Temer.

Por fim, essa reforma de Temer, que sarcasticamente é chamado de “novo”, lembra muito o filme ‘O Curioso Caso de Benjamin Button‘ em que a personagem de Brad Pitt já nasce velho.


Entenda o que é Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio é uma reforma educacional sancionada pelo ex-presidente Michel Temer, em 2017, que prevê mudanças na estrutura e na organização curricular do ensino médio brasileiro. A reforma tem como objetivo principal tornar o ensino médio mais flexível e integrado, buscando melhorar a qualidade do ensino e aumentar o interesse dos estudantes.

Entre as principais mudanças estão a ampliação da carga horária, a flexibilização do currículo e a possibilidade de os alunos escolherem parte das disciplinas que desejam estudar, de acordo com seus interesses e aptidões.

No entanto, a reforma tem sido alvo de críticas por parte de diversos setores da sociedade, especialmente por estudantes e professores, que alegam que as mudanças podem comprometer a formação dos jovens e prejudicar a qualidade do ensino.

No próximo dia 19 de abril, em todo o Brasil, haverá manifestações de professores e estudantes pela revogação do Novo Ensino Médio.

Do Blog do Esmael Moraes.

Postado por Madalena França

Sem comentários:

Orobó: Um encontro para celebrar a dignidade política e a vitória de ser cidadão pleno...

  No último domingo, 17 de Outubro, houve um encntro de amigos, que celebraram juntos o direito de ser livre, de ter dignidade cidadã, de di...