Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 31 de julho de 2024

O povo de Serra de Capoeira, esperando para começar o projeto do asfalto que liga a comunidade a Caraúbas...

 


Era inicio do mês de Julho , quando a prefeitura de Orobó montou uma verdadeira estrutura de Comício fora de época, trazendo gente de todas as comunidades, para que todos assinassem uma Ordem de Serviço que daria origem no terceiro dia, ao inicio do projeto de asfaltamento da estrada térrea que liga Serra de Capoeira a PE 88 em Caraúbas. Quem mora perto do Campo abandonado, onde se jogava futebol nos tempos de outrora, ouviu perfeitamente os galanteios e elogios ao Deputado filho de Orobó e ao "prefeito" Biu Abreu. Só faltou coroá-los santos. Mesmo não estando presente, pertinho da minha casa escutei claramente frases como estas:" Aqui não viemos prometer, viemos trazer a obra"; Todos podem assinar e eu garanto, Segunda- feira as máquinas estarão em movimento; Biu Abreu você vai ficar na memória do povo de Serra de Capoeira, como o homem, que fez a maior Obra que era sonho de muitos anos e hoje é realidade. O Dinheiro está na conta, a firma está contratada, Você não poderá inaugurar por ocasião do período eleitoral, mas o Secretário de Obras está pronto ´para executar o trabalho."

Todos ficaram contentes. Quem não quer andar pelo asfalto ?!

Entre a fantasia e a realidade navegam os inocentes. O mês acabou e não foi só uma segunda- feira que  passou; uma, duas, três, quatro e nenhuma máquina roncou. O povo  espera deitado para não cansar.  Botar gente para assinar ata, não garante eficiência de Obras nem garantia de verdade.

Bora Biu, cuida Biu!

Que a ladeira é pesada

O povo quer ver o asfalto

Que  ainda nem começou

E se foi pra ganhar voto

Tua estratégia falhou!


O "chefe "que nada sabe

O povo deve cobrar

Já que não tem um projeto

De sua autoria pra mostrar

Paulo Brito saiu na frente

A indicação protocolar.


E o povo que tudo pede

Remédio, exame, piçarra 

É mal visto nessa fita

Por isso migalha agarra

Dorme com uma bronca dessa

E na campanha faz a farra!


Por Madalena França



Comércio e serviços puxam criação de emprego na Pnad, destaca IBGE

 

A geração de empregos no trimestre até junho foi puxada pelos setores de comércio, serviços a empresas e famílias e no setor público, com destaque para a educação pública, disse, nesta quarta-feira (31), a coordenadora da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE, Adriana Beringuy.


No período, o País gerou 1,63 milhão de postos de trabalho. Beringuy observou que a melhora no mercado de trabalho, com taxa de desemprego em queda que chegou a 6,9% em junho, já reflete um cenário econômico que vai além da recuperação da pandemia de Covid-19.



"Já temos um mercado de trabalho que responde não apenas a um processo pós-pandemia, de recuperação, mas, também, a medidas macroeconômicas e a um processo inflacionário (de queda) que favorecem a atividade econômica e a geração de empregos", disse


Segundo a especialista, o País já vive um ciclo virtuoso de aumento de emprego que leva ao aumento da renda da população, o que a permite gastar mais com bens e serviços, criando a demanda necessária à abertura de mais postos de trabalho.


"É um mercado de trabalho que vem respondendo bem à melhora do quadro geral das atividades econômicas", afirmou.


Em paralelo, Beringuy aponta um efeito sazonal positivo sobre emprego no segundo trimestre, quando contratações voltam a acontecer após as dispensas dos trabalhadores temporários chamados no fim do ano e que marcam os primeiros trimestres em geral, além, por exemplo, de contratos temporários do setor público, como no caso da educação fundamental.



Números

Esse movimento pendular do emprego na administração pública, sobretudo na educação fundamental, reflete o aumento de 4,8% nos empregados do setor, que saltaram de 17,72 milhões para 18,57 milhões na passagem do primeiro para o segundo trimestre do ano, aumento de 852 mil empregados, o maior entre as atividades pesquisadas pelo IBGE.



O segundo maior crescimento de postos de trabalho foi verificado na atividade de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, com alta de 1,5% em três meses, o que representou mais 283 mil vagas, totalizando 19,26 milhões de empregados em junho.


O mesmo aconteceu com o grupo de atividades composto por informação, comunicação, atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, que viu o número de empregados aumentar 1,9% no período para 12,92 milhões de empregados, 247 mil pessoas a mais.


Completa a lista o setor de construção civil, que gerou 127 mil empregos entre abril e junho, uma alta de 1,7% para 7,5 milhões de empregados na comparação com março.


Por Estadão Conteúdo | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Postado por Madalena França

Israel anuncia morte de comandante do Hezbollah no Líbano



 Israel realizou ontem um bombardeio em Beirute no qual afirma que matou o comandante do movimento libanês Hezbollah Fuad Shukr, que responsabilizou por um ataque letal recente nas Colinas de Golã.

Segundo o Ministério da Saúde libanês, o ataque matou três civis, dois deles crianças, e deixou 74 feridos.

“Os aviões de combate da força aérea de Israel eliminaram o comandante militar de mais alta patente da organização terrorista Hezbollah e chefe da sua unidade estratégica, Fuad Shukr, na zona de Beirute”, anunciou o corpo armado.

Shukr foi o responsável pelo ataque do último sábado “no qual 12 crianças morreram depois que o Hezbollah disparou um foguete iraniano diretamente contra um campo de futebol no norte de Israel”, declarou o porta-voz militar israelense, Daniel Hagari.

“Fuad Shukr era o braço direito de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, e seu conselheiro no planejamento e na direção de ataques e operações”, acrescentou Hagari, afirmando que Shukr era “um terrorista de alto nível, que tinha o sangue de israelenses e muitos outros em suas mãos”.

O primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, denunciou o que chamou de “agressão flagrante” e “ato criminoso”, e pediu que a comunidade internacional pressione “para obrigar Israel a deter sua agressão e suas ameaças”.

O Irã, que apoia o Hezbollah, considerou o ocorrido “uma ação implacável e criminosa da gangue criminosa sionista”.

Israel e Estados Unidos responsabilizaram o Hezbollah pelo bombardeio de sábado na cidade de Majdal Shams, nas Colinas de Golã, o que o grupo libanês (aliado do movimento islamista palestino Hamas) negou.

Do Jornal O Globo.

Madalena França via Magno Martins



Homem morre ao sofrer queda enquanto fazia manutenção de elevador no Hospital da Restauração

 



Um trabalhador que realizava a manutenção de um elevador no Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife, faleceu na manhã desta quarta-feira após sofrer uma queda durante a realização dos procedimentos.

De acordo com o Hospital da Restauração, o homem, que tinha 55 anos, era ligado a uma empresa terceirizada e realizava um serviço em um dos equipamentos, quando sofreu uma queda.

Segundo o HR, ele recebeu atendimento médico imediato, mas, devido à gravidade dos ferimentos, não resistiu. Ainda não se sabe de qual andar o trabalhador teria despencado.

Por meio de nota, o Hospital da Restauração lamentou o acidente que resultou na morte do funcionário, informou que acionou as autoridades competentes e que irá colaborar com as investigações sobre a causa do acidente. Afirmou, ainda, que está prestando assistência à família.

Confira a nota na íntegra:

O Hospital da Restauração (HR) lamenta o acidente fatal, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (31), resultando na morte de um funcionário que estava trabalhando na manutenção de um dos elevadores da unidade.

O homem, de 55 anos, ligado a uma empresa terceirizada, estava fazendo um serviço em um dos equipamentos, quando sofreu uma queda. Ele recebeu atendimento médico imediato, mas, devido à gravidade dos ferimentos, faleceu.

O HR acionou as autoridades competentes e irá colaborar com a investigação sobre a causa do acidente.

O Hospital da Restauração também está prestando toda assistência à família.

Com informações da Folha de Pernambuco.

Madalena França via Magno Martins

terça-feira, 30 de julho de 2024

ELA FICOU PRONTA: UM LEMBRETE AOS TRAIDORES E A QUEM MAIS INTERESSAR...

 

Ela ficou pronta ; feita a mão, pintada em tecido, poucas palavras e muita expressão! Terminei a poucas horas, foi para secagem e será exposta amanhã em frente a minha residência. muitos vão dizer que não está bonita. Eu mesma fiz para não gastar um real com quem não vale a pena. Por ocasião da proximidade com as convenções partidárias da situação e oposição em Orobó, no próximo dia de 04/ 08/2024. Chegou a hora de cumprir minha promessa. Sou do tempo que promessa é dívida e palavra é documento. Quando tentaram implantar um Chapão, acabando com qualquer possibilidade de Democracia e livre escolha em Orobó, tentei pelo menos uns 20 nomes para formar um grupo e encabeçar um chapa fazendo oposição ao possível projeto de "Ditadura disfarçada". Infelizmente eu tinha menos de 12 horas para reunir a documentação do grupo e perdi o tempo. Completamente indignada, prometi a mim mesmo, que pelo menos nessas Eleições vindouras, ficaria de fora desse lamaçal que se tornou a política de Orobó. Posteriormente até apareceram bons nomes, pessoas limpas que deram início a nova luta, mas nem isso me animou! 

Continuo com a intensão de ficar de fora dessa eleição e desejo muita sorte, a amigos pré- candidatos como Antonio o (Tony Amaral, Mariza Ribeiro- pessoas com quem lutei na Educação e estão preiteando uma cadeira  na Câmara, também a Isabelle Brito,  minha Belinha que carreguei no colo e dei muito cheiro quando criança, fruto de uma bonita amizade com sua mãe Cida Barbosa, que política nenhuma, foi capaz de separar em tempo algum. Sempre que nos encontramos ,o abraço é caloroso e a risada é fácil, independente de ideologias políticas. Desejo sorte a todos os iniciantes. De uma coisa tenho certeza : Na minha opinião, pior que está não fica e a Câmara precisa passar por uma mudança e reconstrução. O grupo de 11, uns traíram cedo , outros depois, confirmando a paridade entre eles, pois todos são iguais.

Não sou inimiga pessoal de ninguém. Após as eleições, quem quiser passar na minha casa para tomar um café, uma cerveja, fique a vontade. Todavia, até uma semana após as eleições, quando o agito ainda é grande, está "BARRADA VISITA PARA POLÌTICOS DE QUALQUER UM DOS LADOS". Exceto ,Belinha que está tratando da saúde da minha mãe a domicilio. Apenas para esse fim.

Podem me chamar de rigorosa, ou de intolerante. Não me importo. Somente eu conheço o tamanho da minha decepção. Muita gente me usou, me fez de escada para subir de maneira falsa, imunda e traidora.

Eu recebi gente em minha casa com malas e malas de denúncias, que por fim se tornaram inúteis , porque de três meses para cá , os defeitos da administração acabaram e viraram orgulho e convites constantes : Vem pra cá você também!

Eu perdi tempo e desgaste psicológico, saúde , saindo da minha casa, na chuva, a noite, no sol, para o meio da rua, usar minha voz para ser a voz dos que sofrem e não tem coragem de lutar:

Eu ouvi muita revolta e vi até lágrimas de indignação por tanta corrupção diante da impotência contra um poder tirano e inimigo das leis;

Eu recebi ameaças e temi minha vida. Não direta. Elas saiam da bocas dos que viviam na cozinha dos poderosos. Cuidado! veja os exemplos dos assassinados! Você não precisa disso! Como quem me avisava, de algo tenebroso!

Eu não vou abrir minhas portas para ouvir essas mesmas pessoas dizerem que agora o que era errado ficou bom e o que era péssimo, está ótimo. Desculpe-me a expressão: meu ouvido não é pinico para servir de aparador de esgoto.

Ainda não decidi se vou as urnas em outubro mas se for ,com certeza, não será para repetir os erros do passado. 

Por fim, desejo que a campanha que se inicia a partir de segunda, seja de paz e que não traga nenhum episódio que possa ferir a vida e que garanta a integridade física de todas as pessoas.

Que o Povo pense e decida o que quer para Orobó e Viva a Democracia!Que essas eleições transcorram em paz.

Por Madalena França.


Parabéns as lindas ginastas do Brasil: medalhistas nas Olimpíadas de Paris...

 

As lindas meninas  brilharam em Paris na França e ultrapassaram grandes seleções. Essa é uma medalha inédita para o Brasil, depois de 20 anos de competições nessa modalidade o Brasil conquistou pela primeira vez uma medalha por equipe na ginásticas com manobras e saltos perfeitos. Apesar das pequenas falhas elas são as terceiras  melhores do mundo. A medalha de bronze tem gosto de ouro, devido as condições econômicas das participantes diante de países ricos com investimentos muito maiores em seus atletas. A heroína da equipe Rebeca Andrade é descendente da favela, aluna de escola pública além de tantas histórias lindas de todas elas. Pessoas da periferia, que não tinham nem mesmo como bancar as passagens para o Evento.

Que Deus abençoe a todas e aos seus pais que fizeram todo esforço para dar essa alegria para o Brasil. Isso mostra que a honestidade e a força de vontade pode fazer pessoas criarem asas e voarem ao encontro dos seus sonhos. Viva as meninas do Brasil! Parabéns  pelo bronze com gostinho de ouro!

Por Madalena França

Convenção do PSB irá homologar a candidatura de Véia de Aprígio em Surubim

 


O PSB de Surubim realizará sua convenção no próximo domingo (4), lançando como pré-candidata à Prefeitura municipal Véia de Aprígio, conhecida por ser a vereadora mais votada por seis mandatos consecutivos. A vereadora Ivete do Sindicato (PT) também será confirmada, durante o evento, candidata a vice na chapa.

Nascida e criada em Surubim, Véia de Aprígio é filha da terra e tem uma forte ligação com a cidade. Ela foi indicada para suceder Ana Célia, atual prefeita de Surubim, que governou a cidade com uma aprovação superior a 73%.

Do Blog de Magno Martins

Postado por Madalena França


Delegados acionam Ministério Público de Contas contra Governo de Pernambuco

 

A Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe) protocolou no Ministério Público de Contas do Estado (MPC-PE) representação contra o Governo de Pernambuco por causa da ilegalidade do pagamento de diárias na operação “Pernambuco Seguro”. A Adeppe aponta que o programa estadual busca intensificar investigações e operações policiais, mas desvaloriza a categoria ao descumprir lei orgânica e legislação estadual sobre o pagamento de horas-extras. 

“Protocolamos nossa representação contra a operação ‘Pernambuco Seguro’. Já havíamos oficiado a Delegacia-Geral e a SDS sobre a ilegalidade do pagamento mediante diárias. transformou-se as campanhas de ordem pública em algo rotineiro, ordinário, o que não deveria; portanto, sem ser pagas mediante diárias, mas mediante horas extras, assim como determina a lei estadual e a nossa lei orgânica. Vislumbramos prejuízo de R$ 9 milhões aos cofres públicos”, explicou o presidente da Adeppe, o delegado Diogo Melo Victor.

A representação no MP de Contas é mais uma ação da Adeppe na busca pela valorização dos delegados de polícia de Pernambuco. A categoria, em seguintes mesas de negociação, já rejeitou a proposta apresentada pelo Estado de reajuste salarial que só cobre a variação inflacionária prevista para o período. 

Em mobilização, os delegados têm trabalhado com redução de 50% das metas e não adesão às prioridades do programa Juntos Pela Segurança. Além disso, houve a entrega do Programa de Jornada Extraordinária (PJEs), o que afetou diversos plantões no início de ano e que prejudicou as metas PJS. Há ainda a possibilidade de entrega de plantões junto com os agentes e escrivães , bem como o indicativo de não trabalharem nas eleições por ser atribuição da Polícia federal.

Do Blog do Magno Martins

Postado por Madalena França

Em casinhas não existe um cidadão competente digno de ser nem vice na visão da prefeita?

Lúcio Silva, foi importado de Orobó  para agora tornasse o candidato a vice-prefeito de Casinhas. Em sua fala ele disse: "O povo de Casinhas me acolheu muito bem." Fica a pergunta: Em casinhas não existe um cidadão competente digno de ser nem vice  na visão da prefeita Como alguém diz amar tanto um povo e desse amor, nenhum tem o merecimento nem mesmo de ser o vice na sua chapa, que tem que levar um nome de outra cidade? Será que essa decisão  é uma demonstração de ambição, falta de consideração pelo povo que governa e garantia de levar mais um "pau mandado" para sucedê-la na posteridade a exemplo de Orobó , onde Chaparral seu esposo, se perpetuou no poder através de "Biu Abreu,  obediente as  ordem que recebe por isso  conhecido popularmente como o prefeito que nunca foi"?

                                   foto do Blog do Mais Casinhas.
Perguntar não ofende: O Povo de Casinhas são pensantes, ou se automenospresa ?

Qualquer cabeça inteligente entende que ninguém cuida melhor da própria casa que o dono. Por mais limpo que seja o cuidador, o dono cuida melhor do que é seu.

No pleito passado fui entrevistada por Jota Santos, o que esperar se Juliana fosse eleita? Eu avisei: se quiserem obras, vocês terão. Como são feitas? Fiscalizem e fiquem de olho nas licitações! Se pensarem em valorização das pessoas, desistam. Resultado- Os professores perderam direitos, teve a primeira greve na educação, os impostos pesaram, e continua a briga por Valorização profissional. Como conheço essa História e já vi a repetição desse filme reafirmo- O Lúcio será o novo Biu em Casinhas no futuro se o povo deixar.

Se eu pudesse dar um conselho repetiria: O povo de Casinhas que e cuide! Lembre-se que ninguém cuida melhor de você que você mesmo. Logo, não espere que alguém saia de uma cidade para governar outra, sem laço afetivo nenhum, que tenha um objetivo maior , que não seja crescimento pessoal e interesse de enriquecimento próprio. E saibam ,que todas as questões financeiras e de perca de direitos em Orobó ,tem também o dedo desse que se apresenta como boa escolha aos casinhenses. Digo com conhecimento da causa de Orobó.

Ninguém entende como os vereadores de Casinhas que apoiam essa situação tem tão pouco amor pela sua terra.Lamentável!

Por Madalena França


Bolsonaro diz que Nordeste é a “pior região do país em todos os aspectos”

 

Por Rodrigo Fernandes para o JC

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o Nordeste é a “pior região do país em todos os aspectos”. A declaração foi dada durante uma entrevista concedida na última sexta-feira à TV Pampa, afiliada da Rede TV no Rio Grande do Sul.

Bolsonaro falou sobre o Nordeste brasileiro após ser questionado pelo apresentador Paulo Sérgio Pinto se a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos estaria garantida, mesmo após a entrada de Kamala Harris na disputa.

“Se a Kamala estivesse no Brasil, ela estaria no PSOL, ela é de esquerda. Estive três meses nos Estados Unidos e eu vi que há um fluxo migratório de pessoas democratas para [estados] republicanos. Democrata é o pessoal de esquerda. Como há um fluxo migratório no Brasil do Nordeste para cá [Sul] ou para Sudeste e até para o Centro-Oeste. Ou seja, o Nordeste, que tinha que ser a melhor região do Brasil, o PT domina há mais de 20 anos, é a pior região em todos os aspectos que você possa imaginar”, disse Jair Bolsonaro.

Em outro trecho da conversa, o ex-presidente reforçou que percebeu o fluxo migratório existente nos Estados Unidos, e novamente fez a comparação com o Nordeste brasileiro.Assista:

“Não consigo entender. Um povo com a educação muito mais acurada que a nossa continuar votando na esquerda. Não consigo entender se vem um nordestino para cá, para o Rio Grande do Sul, saiu de lá [do Nordeste] por falta de oportunidade e vir para cá votar no PT, PCdoB, PSOL. Isso aí tem que ser estudado esse cidadão aí”, completou Jair Bolsonaro.

Eduardo já criticou Nordeste
No último mês de maio, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho de Jair Bolsonaro, também afirmou que o Nordeste seria a “pior região do país” ao conversar com um seguidor das redes sociais.

A declaração do parlamentar foi dada em resposta a um usuário que o provocou afirmando: “Direita no Nordeste nunca mais”.

O deputado rebateu: “então vai continuar sendo a pior região do país, com mais criminalidade, pior educação e etc. Só não venha reclamar depois”.

Votos de Bolsonaro no Nordeste
Nas eleições presidenciais de 2022, em que Bolsonaro saiu derrotado por Lula (PT), o petista obteve maioria dos votos em todos os estados do Nordeste, tanto no primeiro quanto no segundo turno.

Na segunda etapa da votação, 68% dos votos registrados no Nordeste foram depositados em Lula e 32%, em Bolsonaro.

Do Blog do Magno Martins

Postado por Madalena França



TCE decide que prefeitos não poderão ‘furar fila’ no pagamento de fornecedores

 

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) aprovou uma resolução disciplinando os critérios para o pagamento de despesas, pelo Estado e municípios, seguindo a “ordem cronológica do cumprimento das exigências e obrigações, previstas nos contratos assinados”. A nova regra vale para “prestação de serviços, fornecimento de bens, locações e realização de obras”. As informações são do site oficial do TCE.

O TCE deu um prazo até 31 de dezembro de 2024 para os Poderes e Órgãos editarem seus atos e utilizarem o sistema informatizado. Ou seja, os novos prefeitos já assumem com a exigência do TCE valendo.

O ingresso na ordem cronológica de pagamentos, segundo o TCE, começa “a partir da data da liquidação da despesa, que deve ser comprovada por meio de nota fiscal, fatura ou recibo, e de outros documentos de cobrança ou requisitos exigidos no contrato, ou na licitação de origem”.

Cada Poder e órgão público deverá utilizar sistemas informatizados e ser responsável por criar normas específicas com os procedimentos para acompanhar o pagamento das obrigações.

Entre outros pontos, elas deverão conter os critérios e prazos máximos para liquidação das despesas e pagamento.

Cabe aos órgãos públicos, segundo o TCE, não só observar a ordem cronológica, como também dar transparência às informações. A divulgação sobre os pagamentos deve ser mensal, e acessível ao cidadão no portal de transparência.

Os órgãos têm que divulgar, entre outros, a fonte de recurso, o valor, as datas de liquidação, bem como a justificativa para uma eventual quebra da ordem cronológica.

“A regra não se aplica aos casos de pagamentos de suprimento de fundos; remuneração e demais verbas devidas a agentes públicos como diárias, ajudas de custo, auxílios, dentre outras; contratações com concessionárias públicas de energia elétrica, água e esgotos, telefonia fixa e móvel, imprensa oficial, internet e serviço postal (Correios); obrigações tributárias; e outras despesas que não sejam regidas pelas Leis Federais 8.666/1993 ou 14.133/2021.Essas regras também não se aplicam a empresas públicas, sociedades de economia mista”, explica o TCE.

“Este é um tema dos mais importantes na gestão pública, que diz respeito às compras governamentais”, afirmou o presidente do TCE-PE, conselheiro Valdecir Pascoal.

“São valores vultosos do orçamento público que são despendidos nessas dotações. A resolução do TCE-PE tem implicações relevantes no âmbito da gestão pública, na vertente da ética, da transparência, da economicidade e da credibilidade”, disse ele.

A ordem cronológica dos pagamentos está prevista na Lei de Licitações 14.133/21, assim como na antiga Lei Federal 8.666/93 (que ainda rege contratos em vigência).

O tema também é tratado numa resolução da Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), que recomenda a todos os tribunais de contas que cobrem das gestões a observância a esse critério.

O TCE instituiu a ordem cronológica dos pagamentos em 2015, dando total transparência aos dados, que são disponibilizados no Portal do TCE, na Internet.

Madalena França via Dimas Santos

Bandeira tarifária de energia volta a ser verde, sem cobrança extra


A bandeira tarifária de energia elétrica em agosto será verde, o que significa que as contas de luz dos consumidores não terão custo extra no próximo mês.


Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as condições favoráveis para geração de energia elétrica no país permitem a adoção da bandeira sem cobrança. 



No mês passado, a Aneel tinha estabelecido bandeira amarela, com acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos, por causa da previsão de chuva abaixo da média e a expectativa de aumento do consumo de energia.


“No final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país. Porém, o volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto”, explicou o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa. 


Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. O cálculo para acionamento de cada bandeira leva em conta principalmente o risco hidrológico e o preço da energia.



As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, sem custo extra.


Por Agência Brasil | Foto: ME

Postado por Madalena França

Turistas estrangeiros gastaram R$ 20,9 bi no país no primeiro semestre

 


Os visitantes internacionais movimentaram US$ 3,7 milhões, equivalente a R$ 20,9 bilhões no Brasil, de janeiro a junho deste ano. O valor é recorde para o período, pois ultrapassa o montante gasto no país no primeiro semestre de 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil.



Até então, os seis primeiros meses que antecederam o Mundial de Futebol, naquele ano, detinham o melhor registro para esses meses, quando os viajantes injetaram cerca de US$ 3,5 bilhões (R$ 20,2 bilhões) na economia nacional.


Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (29) pelo Banco Central. Na comparação com o primeiro semestre de 2023, quando os estrangeiros movimentaram US$ 3,2 bilhões (R$ 18,2 bilhões) houve alta de 15,6%.


Em nota, o ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que o Brasil tem se firmado com um destino atrativo, competitivo e valorizado no cenário internacional.


“Estamos, cada vez mais, recebendo esses visitantes internacionais com uma diversidade incrível de experiências turísticas”, destacou.



O recorde de entrada de divisas caminha ao lado do aumento de turistas estrangeiros desembarcando no Brasil. De janeiro a junho deste ano, mais de 3,59 milhões turistas internacionais entraram no país para visitar destinos brasileiros. O número é 9,7% maior que o observado no mesmo período de 2023 e 1,9% acima do registrado em 2019.


É o maior índice desde 2018, quando 6,6 milhões de estrangeiros visitaram o país. A expectativa do Ministério do Turismo é que este ano termine com marca superior ao recorde de 2018.


O Rio de Janeiro teve o melhor resultado em uma década, recebendo 760,2 mil turistas internacionais no primeiro semestre, motivado, sobretudo, pelo carnaval, diz a Embratur. O crescimento foi de 19,89% em relação ao mesmo período de 2023 e já é o segundo maior da história, atrás apenas do ano da Copa do Mundo.


Para o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, o turismo internacional é uma potência econômica e está contribuindo para o desenvolvimento do Brasil. “Quando falamos dessa arrecadação histórica, falamos em geração de emprego e renda em todo o país, construindo uma economia que valoriza nossa cultura e gera sustentabilidade ambiental”, destaca Freixo.



“Somos um país rico e, além de sol e praia, temos natureza, ecoturismo, afroturismo, gastronomia, cultura e muito mais. As pessoas estão vindo para cá para conhecer o que temos para oferecer e contando lá fora as experiências incríveis que viveram por aqui.”


Voos

Os voos internacionais continuam sendo a principal porta de entrada para os viajantes vindos de outros países. Nos seis primeiros meses deste ano, foram registrados 2.234.033 desembarques no Brasil.


A Embratur pretende ampliar a malha aérea internacional, com a conquista de novos voos para destinos inéditos, além de ampliar a frequência em rotas já realizadas. O Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati), lançado em março desde ano em parceria com a Embratur e o Ministério de Portos e Aeroportos, prevê a parceria público-privada com as companhias aéreas e aeroportos para aumentar o número de assentos e de voos internacionais com destino ao Brasil.


O governo federal calcula que o Pati permitirá o aumento de 70 mil assentos em voos estrangeiros com destino ao Brasil, entre outubro deste ano e março de 2025.



Ranking de 2023

No ano passado, a Argentina foi o principal país emissor de turistas para o Brasil, com 1,9 milhões de visitantes (32% do total). Em seguida, vieram Estados Unidos, com 668,5 mil (11%); Chile, com 458,5 mil (7,7%); Paraguai, com 424,5 mil (7,1%), e Uruguai, com 334,7 mil (5,6%).


Na Europa, a França é o principal país emissor de turistas para o Brasil e aparece na sexta posição, com 187,5 mil turistas (3,1%), seguida de Portugal, com 158,5 mil (3%); Alemanha, com 158,5 mil (2,6%); Reino Unido, com 130,2 mil (2,2%); e Itália, com 129,4 mil (2,2%), completam o ranking dos dez maiores emissores de turistas para o Brasil, no ano passado.


Por Agência Brasil

Postado por Madalena França


sexta-feira, 26 de julho de 2024

Movimento Acelera com Etanol une indústrias produtoras de etanol em Pernambuco

 

Com a coordenação do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), foi lançado recentemente no estado o movimento Acelera Com Etanol. A iniciativa tem como intuito estimular o consumo do etanol, um combustível limpo, descarbonizador e acessível.

 

Pernambuco é o segundo maior produtor do Norte e Nordeste de matérias-primas destinadas às produções sucroenergéticas, o que faz com que o estado seja um importante produtor de açúcar, etanol e bioeletricidade. Além de energia de fontes hidráulicas. 

 

O presidente do Sindaçúcar-PE, Renato Cunha destaca os principais objetivos do movimento. “O setor sucroenergético nacional vem procurando valorizar o seu produto, o etanol, de forma mais contínua. O etanol possui características ambientais que tem por objeto o abastecimento de automóveis com o perfil que promove melhorias ambientais com o combustível”, explica. 

 

De acordo com dados da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia-SP), na comparação com a gasolina, o etanol hidratado, produto vendido nas bombas dos postos, emite até 90% menos CO2.

 

Renato ressalta ainda que hoje os produtores já conseguem  vender diretamente o etanol para uma parte dos postos por lei. “Só recentemente houve uma lei, onde o setor pode vender diretamente a postos não bandeirados. Com isso, há um esforço de uma divulgação mais pedagógica e construtiva do uso do etanol”, disse.

 

Competitividade

 

O Acelera com Etanol pretende unir forças com os demais movimentos que ocorrem no Brasil para incentivar a população a usar o combustível. O país é o segundo maior produtor de etanol do mundo, perdendo apenas dos Estados Unidos. Na safra 2022/2023, foram produzidos cerca de 31 bilhões de litros de etanol, com a maior parte sendo etanol anidro (misturado com gasolina) e o etanol hidratado (usado como combustível puro).

 

“A Petrobras é a fabricante da Gasolina A, uma gasolina que vem das refinarias que vendem essa gasolina que é misturada ao etanol, que é muito saudável para melhorar a qualidade dessa gasolina. Somos forçados a competir com a gasolina, que é um produto que tem o suporte da Petrobras e do Governo Federal e somos sujeitos a muitas dificuldades, inclusive dificuldades regulatórias”, aponta Renato Cunha.

 

Incentivos fiscais 

 

Ainda segundo o presidente do Sindaçúcar-PE, a competitividade depende das políticas públicas e dos incentivos fiscais. “O grande entrave na questão de preços são as cargas tributárias que vão para o Governo Federal. Não vejo ainda incentivos que influenciam na fabricação de mais combustíveis limpos em relação aos de origem mineral”, afirma.

 

Gasolina x Etanol

 

Renato conclui ainda que a equação incentivada pelo Governo Federal de que seria mais econômico usar o etanol quando ele está abaixo de 70% do valor da gasolina, está defasada.

 

“Isso era nos primórdios do proálcool. A competitividade mudou e os carros são muito mais modernos. Quando você compara o etanol com a gasolina, você compara com uma gasolina que tem 27% de etanol anidro e no passado era 22%, quando foi feito esse cálculo”, disse. 


Do Diario de Pernambuco | (Foto: Divulgação)

Prefeita mais velha do país é de Pernambuco, vê idade como ativo, critica Lula e apoia Bolsonaro

 

Da FOLHA DE S.PAULO – Graça Carrazzoni (MDB) é a prefeita mais velha entre todas as mulheres que administram cidades no Brasil. Aos 85 anos, a chefe do Executivo de Itambé, no interior de Pernambuco, a 92 km do Recife, faz parte de um grupo político familiar tradicional da zona da mata norte do estado. Itambé tem quase 35 mil habitantes, segundo o Censo de 2022 do IBGE, e fica na divisa com a Paraíba.

Um limite que praticamente não se vê aos olhos, já que há ruas em que um lado da calçada é Itambé e do outro, Pedras de Fogo (PB). As duas cidades convivem de forma integrada e possuem atividades econômicas ligadas. Do lado pernambucano, a prefeita Graça, a primeira a governar Itambé, vai de segunda a sexta-feira à Prefeitura, onde costuma atender cerca de 15 populares por dia no seu gabinete. A reportagem flagrou pessoas que chegavam ao local com demandas sobre serviços de saúde e assistência social da cidade.

Ao lado da prefeita, a filha Ângela, que diz não ter vontade de ir para a política e é engenheira do quadro de servidores da prefeitura, ajuda Graça com as demandas diárias no seu gabinete. A gestora é conhecida popularmente como Dona Graça. A idade não é problema, na visão de Graça. Para ela, os 85 anos de idade representam uma experiência para ajudar a governar Itambé. “Nem pensei em idade, a minha mente é a mesma. A idade ajuda. Acho que sou a mesma pessoa de 20 anos atrás”.

A prefeita afirmou que achou errada a pressão sobre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para que ele desistisse da candidatura à reeleição. Aos 81 anos, ele abdicou da candidatura neste domingo (21) após ser alvo de questionamentos, inclusive de aliados, sobre a viabilidade da sua postulação em idade avançada. “Acho um erro. Se ele tem a mentalidade sadia, e hoje com a medicina com tudo, cada um sabe quem é, e o povo também sabe. Vejo normalmente”, disse a prefeita, antes de a decisão de Biden se concretizar.

No Brasil, o prefeito mais velho hoje é Silvestre José Gorini, 92, de Varre-Sai (RJ). Graça Carrazzoni afirma que há machismo na política, porém, relata não ter se sentido vítima de algum episódio do tipo durante a trajetória política. “Não recebi nada contra, recebi aplausos”. O marido de Graça foi prefeito de Itambé por seis mandatos. Fred Carrazzoni morreu em abril deste ano na cidade. Em parte dos governos do marido, Graça exerceu o cargo de secretária municipal de Ação Social.

Natural de Alagoinha, no agreste, Graça chegou a Itambé após fazer provas de um concurso para professora da rede estadual, nos anos 1960. Aprovada no certame realizado no Recife, ela foi para a cidade onde reside até hoje e onde conheceu o marido. Ao lado de Fred, Graça participava de campanhas eleitorais pedindo votos para o marido. Em 2016, ele se lançou candidato a prefeito, mas depois retirou a postulação em meio a imbróglios com a Justiça que inviabilizaram sua candidatura. A escolha foi lançar Graça no lugar dele para prefeita.

“Ele ficou preocupado sobre quem seria o nome do grupo. Ele disse: ‘Graça, você vai ser a candidata’. O povo estava pedindo. Eu disse que iria e para ganhar. O povo me aceitou. Ele [Fred] que me ajudou, mas o povo já me conhecia”, conta. “Ele participava [da gestão], mas me deixou livre. Aprendi com ele, que tinha o sangue de política”, diz Graça, que foi reeleita em 2020. O pai de Fred Carrazzoni e sogro da prefeita Graça também já foi prefeito de Itambé. A gestora com idade mais avançada dentre as prefeitas brasileiras também exerceu antes um mandato de vereadora do município itambeense.

 

Para 2024, o clã vai lançar Frederico Carrazzoni (MDB), atual vereador, como candidato à sucessão de Graça. Ele é sobrinho do ex-prefeito Fred, que foi casado com a prefeita por mais de 60 anos. Desde 1969, quando Fred assumiu pela primeira vez como prefeito, a família esteve no poder por 34 anos (26 anos de mandatos de Fred e 8 das gestões de Graça). Crítica do PT, Graça avalia que o presidente Lula não faz um bom governo. Em 2022, fez campanha para Jair Bolsonaro (PL), um raro feito para prefeitos no interior de Pernambuco, onde o PT costuma ser soberano em eleições presidenciais.

“Simpatizei e vi a mentalidade dele. Achei muito boa para que ele fosse o presidente”, diz. Apesar dos apelos da prefeita, Lula venceu em Itambé com 72% dos votos válidos no segundo turno, ante 28% de Bolsonaro. “Lula foi presidente, teve passado, acreditaram muito no que ele disse que iria realizar. Ele não fez nada do que prometeu [no outro mandato]. Acho que ele está indo [agora] no caminho errado. Gostaria que ele realizasse tudo que ele prometeu fazer para o povo, que está sofrendo”, afirma.A prefeita diz que não apoiará Lula em eventual candidatura dele em 2026: “Voto não”. Sem entrar em detalhes, ela diz que Bolsonaro tem sido injustiçado pela Justiça Eleitoral. O ex-presidente está inelegível até 2030. “Acho que tem muita coisa que foi errada”. Para 2026, Graça defende que Bolsonaro apoie um nome que esteja apto a disputar as eleições. “Deveria ser outra pessoa que [se ganhar] assumisse”, afirma.





Orobó: Um encontro para celebrar a dignidade política e a vitória de ser cidadão pleno...

  No último domingo, 17 de Outubro, houve um encntro de amigos, que celebraram juntos o direito de ser livre, de ter dignidade cidadã, de di...