Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Comarca de Surubim terá Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania


Postado por Madalena França via Negócios & Informes

Será inaugurado nesta quarta-feira (3), às 10h, no Fórum Dr. Dídimo Gonçalves Guerra, em Surubim, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Os Cejuscs são unidades auxiliares do Poder Judiciário de Pernambuco que possuem a finalidade de promover a solução de conflitos, por meios e técnicas consensuais, além de prestar atendimento ao cidadão. O principal propósito é auxiliar as partes a encontrar a solução pacífica para o problema, informa o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).


Podem ser resolvidos nos Cejuscs (até mesmo sem a assistência de advogados), conflitos de separação; alimentos; regulamentação de visitas, guarda; partilha de bens; danos e cobrança de dívidas; conflitos de vizinhança, entre outras divergências conciliáveis. No local também haverá orientação de cidadania e de acesso à Justiça.


Os acordos realizados nos Cejuscs obtidos por meio da conciliação, têm força de decisão judicial, pois serão homologados por um juiz. Entre as vantagens da conciliação estão a rapidez em poder resolver as questões sem a necessidade de haver um processo judicial; evitar o desgaste emocional do litígio; o cumprimento espontâneo do acordo ajustado e a preservação das relações.


A unidade de Surubim é 28ª a entrar em funcionamento no Estado e será coordenada pelo juiz Eurico Brandão Correia. A inauguração contará com a participação online do presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, e a presença do coordenador geral adjunto do Núcleo de Conciliação do TJPE, juiz José Alberto de Freitas.


 Do CORREIO DO AGRESTE | Foto: Marcílio Costa - Gerando Notícias

Sem comentários:

Comportamento deprimente em Surubim para acolhimento da Governadora Raquel Lyra e outros políticos...

  A Política no Agreste tem apresentado um estado lamentável e deprimente que gera vergonha para pessoas com um mínimo de responsabilidade c...