Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

28.ª edição do Festival de Violeiros de Surubim acontece nesta sexta (6)

 

Será realizado nesta sexta–feira, dia 6 de setembro, com início às 19 horas, o 28º Festival de Violeiros de Surubim em palco montado na Rua João Batista, centro da cidade. Neste ano o encontro de poetas repentistas estará homenageando o grande poeta Sebastião Dias falecido no dia 3 de dezembro de 2023, cerca de três meses depois de ter cantado no festival do município.



Um dos mais tradicionais encontros de repentistas de todo Nordeste e considerado um dos maiores da região, traz a Surubim, nesta edição, um elenco quase todo reformulado com representantes do Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Pernambuco. O apresentador será o poeta Antônio Marinho que teve notoriedade nacional ao declamar para o presidente da república com repercussão nas principais cadeias de televisão do país. Ele substitui Felisardo Moura quase cadeira cativa nas cantorias surubinenses.



Os cantadores Zezinho Barbosa e Gabriel Barbosa, pai e filho, são de Surubim, fato que sinaliza para a continuidade dessa expressão da cultura popular, que tem nos festivais um ponto de apoio fundamental para a sobrevivência dessa modalidade poética no Nordeste.


As demais duplas serão formadas pelos repentistas Raimundo Caetano, Edvaldo Zuzu, Antônio Lisboa, Edmilson Ferreira, Zé Viola, Felipe Pereira, Zé Carlos do Pajeú e André Santos. Ivanildo Vilanova que faria dupla com Zé Viola, teve que se submeter a uma cirurgia há pouco tempo e foi substituído por Felipe Pereira. Os declamadores são Diomedes Mariano e Espingarda do Cordel.


Sob a organização de Nego do Manduri e Fernando Guerra o Festival de Violeiros de Surubim tem o patrocínio da Prefeitura de Surubim e integra a Semana Cultural do Município e contou também com o apoio da Pitú e de outras empresas.


Do Correio do Agreste

Postado por Madalena França

Sem comentários:

Orobó: Um encontro para celebrar a dignidade política e a vitória de ser cidadão pleno...

  No último domingo, 17 de Outubro, houve um encntro de amigos, que celebraram juntos o direito de ser livre, de ter dignidade cidadã, de di...