Dados do Sistema Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, divulgados pelo jornal Valor Econômico nesta sexta-feira (6), mostram que Pernambuco apresenta a maior taxa de homicídios dolosos do Brasil em 2024. De janeiro a outubro deste ano, o estado registrou 34,4 homicídios por 100 mil habitantes, superando o índice nacional de 16,7 e liderando o ranking entre os estados brasileiros.
O levantamento também revela que a taxa de homicídios em Pernambuco teve um leve recuo em comparação com 2023, quando era de 35. Outros estados do Nordeste, como Ceará (34,3) e Alagoas (30,6) também figuram entre os mais violentos. Em contraste, São Paulo apresentou a menor taxa do país, com apenas 5,1 homicídios por 100 mil habitantes em 2024.
Apesar do número elevado de homicídios, Pernambuco mantém uma das menores proporções de letalidade policial no país, com apenas 1,7% dos homicídios relacionados à ação das forças de segurança. Esse índice é significativamente inferior à média nacional de 17,3% e muito distante de estados como Amapá, onde a letalidade policial corresponde a 64,4% do total de homicídios.
Do Blog do Magno Martins
Postado por Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário