Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 13 de junho de 2017

Cadê o dinheiro que estava Aqui?

Imagem apenas ilustrativa.
Resultado de imagem para Imagem Cadê o Dinheiro que estava Aqui?

Educação:  Orobó não explica cadê o dinheiro que  estava aqui. Tá faltando transparência!


Nós praticamente não temos mais o SINTEPE funcionando em Orobó. Quando eu, professora Madalena, estava a frente dessa instituição,todos os meses fazia um informe de quanto entrou (receita), de quanto saiu( despesa) no tocante aos 60% que pertencia aos professores. Isso porque nós sabíamos pelo menos uma base de quanto era a folha de pagamento. Por isso se tinha rateio com as sobras do fundo. Hoje essas informações são completamente, ocultas. Temos a impressão , que não mudou muita coisa, pois muita gente que estava fora de sala voltou a trabalhar.
Não podemos culpar muito a comissão que ficou quando sai, pois segundo elas , não deram  a disponibilidade de aulas. Como elas tem dois vínculos, fica difícil trabalhar sem horário. Mas simplesmente emudeceu o SINTEPE. Não temos nenhuma informação desde fevereiro.
Quando estive no programa do G5 e que o vereador Paulo Brito, informou que fora os impostos municipais e emendas de deputados que é outra coisa. Somente o dinheiro de verbas federais já entrou este ano mais de 31 milhões de reais no município, despertei imediatamente para o FUNDEB. Grande parte deste dinheiro pertence a Educação. Esse ano nem mesmo os kits escolares foram distribuídos e a merenda caiu muito de qualidade.
 Gostaria de fazer uma reflexão com os professores: Quando fui diretora por três anos no Governo Zé Francisco da Escola José Miguel,todos  os anos chegava diretamente na escola o dinheiro  da UNIDADE EXECUTORA.( nós nos reuníamos com os membros da escola, decidíamos onde, quando e o que iríamos comprar de material pedagógico, e de material de consumo durável que precisasse na escola. Quando fui a adjunta da Professora Tereza Cristina no governo Manoel João o procedimento foi o mesmo. Mudou a Direção para  a Professora Marciana, seguiu o mesmo rito.
Ao chegar o Governo de Cléber José, tudo mudou. Pergunto a qualquer professor da Rede Municipal:
Você sabe quanto vem anualmente para sua escola? Sabe onde?quando? quem  comprou? ou o que foi comprado?
Deixo claro que a gestora da minha escola é ótima pessoa. Quando fazemos qualquer festinha é tudo combinado antes, o que foi gasto ,como vamos pagar, qual a contribuição do professor. Graças a Deus nós nos damos muito bem. Porém de Unidade Executora nunca foi falado.
Tenho sentido uma falta de material . As vezes passamos muitos dias sem tinta para impressora. Eu fico até constrangida de perguntar todo dia. Já chegou?. Isso não é de hoje mas desde uns três anos atrás, até hoje.
Há indícios de que esse dinheiro que vem diretamente para escola, nesse governo, sofreu um entrave e que não fica de posse da escola como é de direito. Com medo, as diretoras se calam. Isso não é bom porque os interessados é quem saem os mais prejudicados. 
Esse blog resolveu perguntar: Cadê o Dinheiro que estava aqui? Copiei do Fantástico. Não é feio copiar o que é bom!

Por Madalena França.

Sem comentários:

Sancionada lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas

  O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que estabelece diretrizes para prevenir e combater abusos sexuais co...