Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

domingo, 4 de junho de 2017

Orobó e a Educação: Se correr o bicho pega, se ficar o Bicho come!

FUNDEB e IPREO em Orobó, só terá Jeito quando Mudar o Prefeito.
Imagem relacionadaImagem relacionada

Foto tirada no(a) Ipreo Instituto de Prevedência dos servidores Municipais de Orobó-PE por Alves S. em 3/5/2013  É do conhecimento de todos que O FUNDEB é uma verba federal direcionada à Educação Básica de todos os municípios e estados brasileiros. Que não há diferença ente o professor de um município ou de outro. O montante de dinheiro é enviado aos municípios, seja de SP que é o estado mais desenvolvido, ao Maranhão o mais pobre. O FUNDEB é Igual, porque ele é contado pela quantidade de aluno. A diferença de um Estado ou Município para o outro , está na honestidade do Prefeito ou do Governador. Se vem mais dinheiro, é porque tem mais alunos e por conseguinte mais professores, se vem menos, é porque tem menos alunos e menos professores. Ou seja , é proporcional, Porque o Dinheiro é o Mesmo. Assim também  é , o Dinheiro da Merenda Escolar, das Unidades Executoras, e do transporte escolar.  Não se justifica um município pagar mais e outro menos. A única diferença está no emprego devido das verbas, na transparência e na honestidade que tem cada governante. Falo isso, porque fui diretora de Escola muitos anos ,representante do SINTEPE por 8 anos , fui a muitos congressos, estudei muito sobre o assunto. Por isso falo com propriedade.  Não há diferença entre municípios , o que há é professores críticos , corajosos e reivindicadores e gestores conscientes de seus deveres ou farsantes, inescrupulosos, lacaios do dinheiro do povo.
Na minha opinião, Orobó Só terá jeito quando mudar o prefeito e também os educadores reconhecerem-se como cidadãos cumpridores dos seus deveres, mas em contrapartida exigentes de seus direitos.
Hoje encontrei no Mercadinho perto da minha casa, uma professora aposentada. Preservarei a sua identidade para que não haja constrangimento para ela. Me perguntou aflita, se nós que estamos na ativa teríamos recebido o reajuste do FUNDEB 2016, Respondi que sim e com retroativo a primeiro de janeiro como reza a Lei. Ela revoltada , me contou que os aposentados não tiveram seu reajuste e muito menos retroativo. Gente, são 5 meses. Quem se aposentou pela lei do FUNDEB(
LEI Nº 11.494, DE 20 DE JUNHO DE 2007.) `Tem assegurado todos os seus direitos adquiridos enquanto vigorou a função. Portanto o reajuste anual ,inclusive com efeito retroativo, quando é pago depois, é direito tanto dos ativos quanto dos aposentados. Inclusive as 180 h aulas, para quem se aposentou depois de sua efetivação.
Agora em Orobó está assim: se correr o bicho pega ,se ficar o bicho come. Se já adquiriu todos os direitos a aposentadoria, o prefeito não quer aposentar porque quer continuar cobrando ilegalmente, o desconto do servidor que é de 14%, se conseguir aposentadoria, ele não paga o reajuste anual.
As vezes muitas pessoas me perguntam qual é o "Santo" ou o Ourixá que defende esse prefeito?  Por muito menos tem bichão ai, atrás das grades.
Como diria a canção; "Tá faltado consciência, Tá sobrando paciência, e tá faltando alguém gritar. Feito um trem desgovernado quem trabalha tá ferrado nas mãos de quem só engana." Como lepra que não tem cura, isso aqui tá uma loucura, Sem hospital, sem um Promotor e Juiz locado na nossa cidade, já vem de outras cidades uma vez por semana, Não temos segurança nenhuma; assalto e vidas humanas tão sendo ceifada por brincadeira, e esse homem deitando e rolando com o dinheiro do povo. Gente 30 milhões bem investido apenas em cinco meses que entrou nessa prefeitura era para todos os munícipes estarem muito felizes. Não está faltando dinheiro em Orobó, está faltando é consciência cidadã, para que  todos cobrem juntos, O IMPEACHEMENT desse prefeito que está destruindo Orobó.

Escrito por Madalena França.



























Sem comentários:

Orobó: Um encontro para celebrar a dignidade política e a vitória de ser cidadão pleno...

  No último domingo, 17 de Outubro, houve um encntro de amigos, que celebraram juntos o direito de ser livre, de ter dignidade cidadã, de di...