Por Noelia Brito.
Os vereadores Marco Aurélio, primeiro secretário da Casa de José Mariano e Alcides Teixeira Neto, ambos do PRTB e da base de apoio ao prefeito Geraldo Júlio, trocaram tapas, hoje à tarde, nas dependências da Câmara Municipal do Recife.
A briga se deu porque o vereador Alcides Neto resolveu colocar em votação um requerimento convidando a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, para responder às críticas que Marco Aurélio tem feito a sua gestão à frente da autarquia de trânsito.
Em discursos feitos da tribuna da Câmara, o vereador Marco Aurélio tem criticado a atuação Companhia de Transporte e Trânsito Urbano (CTTU). No dia 31 de maio, Marco Aurélio disse ter constatado problemas em diversos semáforos da capital e uma falta de orientadores de trânsito nessas localidades. De acordo com Marco Aurélio, não havia agentes nas ruas por falta de equipamentos apropriados para o mau tempo. Vejam o que disse Marco Aurélio sobre a CTTU:
“Eu subo a essa tribuna para fazer, mais uma vez, uma crítica àquela que infelizmente se tornou a grande arrecadadora da Prefeitura, que é a CTTU. A CTTU não está conseguindo comprar galochas, capas. Hoje de manhã me dirigi à Primeira Secretaria, na rua Monte Castelo. Estavam aqueles sinais todos quebrados, com o trânsito entregue. Procurei um guarda municipal ou um agente, e não se tinha um orientador”, relatou o vereador.
Marco Aurélio disse ainda que mesmo apoiando a gestão de Geraldo Júlio, tinha críticas à atuação da CTTU que "não coloca os materiais necessários para que seus trabalhadores façam seu serviço. Que a CTTU tenha um pouco mais de cuidado com o Recife, que pense na cidade e nos trabalhadores que prestam serviço para ela”, chegou a afirmar.
Na tarde de hoje, Marco Aurélio voltou a criticar a CTTU por ter colocado semáforos no túnel da Via Mangue, o que considerou uma "ideia de jerico".
De acordo com Marco Aurélio, a implantação desses sinais dificultou o tráfego de veículos e tirou a legitimidade da obra.
Mesmo sendo colega de partido de Marco Aurélio, Alcides Neto, protocolou um requerimento, para que fosse aprovado extrapauta, para que a presidente da CTTU fosse lá responder às críticas que poderiam, perfeitamente, ser respondidas pela líder do governo, vereadora Aline Mariano, a quem Marco Aurélio também acusou de ser a articuladora do convite a Taciana Ferreira. É que a ida da presidente da CTTU só poderia ocorrer se algum vereador a convocasse, então, articulou-se o convite, à revelia de marco Aurélio. A atitude de Alcides Neto e Aline Mariano foi considerada desleal por Marco Aurélio que tomou satisfações com o colega de partido e com a própria Aline Mariano chegando a ocorrer, em razão disso, troca de bofetadas, entre Marco Aurélio e Alcides.
Estranhamente, quando da tentativa da oposição de convocar o prefeito Geraldo Júlio, para prestar esclarecimentos sobre as acusações de Joesley Batista, em sua delação premiada, quanto a suposto pedido de propina, por parte do prefeito, para a campanha de Paulo Câmara ao governo do Estado, a líder de Geraldo Júlio na Câmara, Aline Mariano, achou que seria suficiente ela mesma prestar os esclarecimentos.