Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 27 de agosto de 2019

EM OROBÓ, SER DIFERENTE É NORMAL, MAS SER OPOSIÇÃO É ANOMALIA PARA O GOVERNO...

Você Sabe como nasceu o CAED de OROBÓ? Se tiver paciência eu lhe conto em detalhes...

Resultado de imagem para imagem sobre caed Orobó  

Hoje houve um desfile pelas ruas de Orobó para evidenciar a semana comemorativa da pessoa com deficiência. Existe um Estatuto próprio para essa clientela e verbas federais para o apoio dessas pessoas. Hoje mesmo trabalhei com meus alunos essa temática Com  o Título: "Tudo começa pelo respeito"!
No artigo 80 diz que é dever do estado, da sociedade da família garantir com prioridade, saúde, alimentação,Educação maternidade,paternidade, habilitação e...  
A pessoa com deficiência, não deve ser considerada uma inútil, mas alguém com limitações e possibilidades de progredir e viver com melhor qualidade de vida.
Aqui não é uma crítica as comemorações dessa semana. Muito pelo contrário, elas são muito bem vindas e é dever de toda a pessoa humana colaborar para o bem estar de todos.
O que me enoja é o oportunismo de muitas pessoas. O uso da imagem dessas crianças para a propaganda e promoção pessoal.
As pessoas que hoje fazem belos discursos se apropriando de uma realidade atual ,não contam o que fizeram no passado.
 EM OROBÓ, SER DIFERENTE É NORMAL, MAS SER OPOSIÇÃO É ANOMALIA PARA O GOVERNO...
Vamos entender como nasceu o CAED?
No primeiro ano do governo Chaparral (2013) Nasceu o  CAED de uma briga Judicial. Ele já existia mas não era tão organizado.
Alguns professores poucos tinha curso de libras e ou especialidades para trabalhar com a pessoa com deficiência. No governo Manoel João, alguns adquiriram essa qualificação e recebiam uma gratificação de 20% encima do salário por trabalhar com essas crianças. Isso despertou uma briga feia na Educação. Uma professora que trabalhava na Escola Leonardo Pimentel se envolveu numa briga Judicial, com o novo gestor por ter essa gratificação cortada e pessoas seguidoras dele, ter ocupado o lugar que ela ocupava antes. Motivo Perseguição política. Ela tinha votado em MJ.
A saudosa Assunção Secretária de Educação na época,  foi convidada a comparecer ao MP, para tratar desse assunto. Eu trabalhei 6 meses na Educação mas pedi para voltar a sala de aula, pois em pouco tempo , constatei esse menosprezo pelos servidores que não seguiam a cartilha. Em seis meses eu presenciei coisas que iam completamente de encontro aos meus valores e cai fora, graças a Deus! .Lembro que Assunção voltou do Fórum preocupadíssima!
A decisão seria Organizar documentação de pessoas qualificadas comprovadamente e locar um espaço com as exigências necessárias para atender as crianças com deficiência tudo dentro da lei num prazo record. Foi uma correria stressante. Lembro que a primeira dama não saia da Educação. Batia na mesa com ódio, e dizia: "eu mostro se ela fica"! Ela sabe bem de quem eu estou falando! É impossível ela ter esquecido tanto ódio destilado.  Não era comigo, mas EU não esqueci.Concluindo : com o intuito de prejudicar essa pessoa, eles tiveram que começar o que hoje é o CAED na marra.
Como diz o ditado popular , a males que vem para o bem. Entre doentes e feridos pelo ódio, salvaram-se todos. Deus mandou através do MP, uma lar acolhedor para as crianças com deficiência e hoje a pessoa perseguida é só perdão, paz e amor. Já estão todos juntos e misturados.
Porém, quem conhece não acredita em discursos carregados de ideologias e vazios de amor, nem lágrimas de crocodilo.

Por Madalena França.

Sem comentários: