Diante de sucessivos ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao sistema de voto eletrônico existente no Brasil, muitas personalidades têm se levantado para defender o modelo atual. A mais recente foi o desembargador Carlos Moraes, presidente do Tribnal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Em entrevista a uma rádio local, hoje pela manhã, ele garantiu que não há necessidade de imprimir o voto no Brasil.
“Desde que essas urnas foram implantadas no Brasil nunca houve sequer uma comprovação de fraude no sistema eleitoral brasileiro”, afirmou Moraes. Ele disse que todas as urnas emitem um boletim impresso que conta todos os votos, que são comparados com os dados eletrônicos, garantindo, assim, lisura nas eleições. “Além de um sistema de segurança ultramoderno e criptografado, as urnas são auditadas antes, durante e depois das eleições. É um sistema ultrasseguro”, assegurou.
Ainda segundo o presidente do TRE-PE, as urnas possuem cerca de 30 camadas de proteção e uma conexão via satélite apenas com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Sem comentários:
Enviar um comentário