Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Orobó/Poder Legislativo/ Executivo- A culpa é da falta de transparência...

 


Foto reprodução facebook

Este blog faz um reconhecimento  ao ex- Vereador José Antonio Távora que enquanto Presidente da Câmara, implantou o sistema da Transparência; microfones abertos ao público. Foi a maior Obra dessa casa em todos os tempos. Possibilita o acesso a informação e com o uso da  internet todos podem assistir ajudando o eleitor analisar, avaliar e decidir quem merece o voto do povo. Obrigada ZÉ ANTONIO.
Tive oportunidade de hoje assistir calmamente e fazer o meu juízo de valor sobre a Polêmica do assunto mais falado da semana, repetido ontem na Câmara , os Precatórios.
Pude ouvir de alguns vereadores, a palavra Má fé nas informações o que Lia presidente , chamou de fake naws- É uma inverdade dizer que esse blog ou qualquer vereador, MENTIU, INDUZIU, INVENTOU, que a bancada da situação votaria contra os professores. Isso sim é fake Naws.

A Verdade nua e crua é a falta de Transparência das Gestões anteriores ( Dois mandatos de Chaparral) e o Silêncio de Biu Abreu, sobre esse assunto.
Municípios como Bom-Jardim, João Alfredo e Surubim, se pronunciaram a meses a cerca dos Precatórios. Sabendo que Orobó está inserido na lista dos beneficiados pelos precatórios do FUNDEF e que o professor de Orobó , é gato escaldado quando se trata de retirada de Direitos dos professores por essa Câmara, cito: Congelamento de pó de giz, de quinquênios, de gratificação de difícil acesso, de aumento em 5 anos para o direito a aposentadoria, inclusive  Eu, sou a maior vítima do último item, segue aqui o motivo da Matéria ter sido ventilada neste blog, de muita responsabilidade e credibilidade em toda região:
Considerando que dois desses elementos responsáveis por esses prejuízos causados   aos professores, em 2016 ocupam hoje, A Mesa Diretora da Casa;
Considerando que houve Sim, menção a inclusão de Precatórios na LDO, Orçamento 2022( O professor não tinha obrigação de saber que não se referia do FUNDEF);
Considerando que o artigo principal do projeto de Lei concede Plenos Poderes ao Gestor, transferir, remanejar, executar o Orçamento de 22 através de DECRETO( Cheque em branco dado ao gestor para  usar o orçamento como quiser tirando o Poder da Câmara de Legislar sobre assuntos de favorecimento direto ao povo) Ou seja ,onde, quando e como, investir o dinheiro público;
Considerando que Gato escaldado tem medo de água quente, foi mais do que legítima a preocupação dessa professora, e de todas as outras, inclusive dos vereadores , principalmente, Lucio Donato, Junior de Ubiraci, Amilton e David Filho em informar a Classe sobre o perigo que corria, visto que eles mesmos, não tinham a Informação que precisavam para votar de consciência tranquila. Nos mobilizamos e fomos buscar a verdade.  Fomos à rádio Orobó FM e esclarecemos.
Senso de Justiça, Responsabilidade e Competência- Nada foi feito de forma irresponsável- Foi levantada uma preocupação em saber onde estava o dinheiro, e nem uma acusação foi feita. Apenas uma advertência que os vereadores novatos tomassem cuidado com a verbologia. Em um texto, verbos como deverá e poderá mudam completamente uma Lei.
Não houve acusação como falaram Andrea, Enistaine (Chefe), Isac e o Dr, Wallace, a nenhum deles. Houve apenas, um pedido para que tomassem cuidado, com as cascas de bananas no caminho, que  parecem simples, pequenas, mas podem derrubar até um touro.
Claro deixo , que não é em absoluto, nada pessoal. Qualquer um profissional buscar informação ou direitos, não é ser contra a vereador nenhum. É ser a favor da Lei , dos seus direitos e do exercício da cidadania.
NÍVEL DE CONFIANÇA: falou a Presidente ,Lia mãe de Chaparral , que o professor deveria ter confiança na casa e no Poder Executivo, quando se tratar de direito do Povo e dos Professores: sou obrigada a lhe pedir que  diga ao povo e aos professores, como Ela própria e Eduardo do Cimento, votaram em 2016 o PACOTE DE MALDADES CONTRA O PROFESSOR. E ainda mais, quem era o prefeito da época e como Ele se posiciona hoje dentro da prefeitura? Quem já foi mordido por tubarão, não toma banho na mesma praia.

Valorização do professor em Orobó é Zero: dizer que defende a classe é MI- MI- MI  pelo menos para bancada da situação.
Quem anda de braços dados com Bolsonaro, senador Fernando Bezerra Coelho, deputado federal Fernando Bezerra Filho(que acaba de votar contra  a valorização do Piso Salarial do Professor), e por conseguinte Chaparral, que foi um dos piores prefeitos para os professores. Os outros talvez, não concederam ou concedam direitos. Ele retirou o que já tínhamos. Bater palmas a eles e dizer que está fechado com o professor é uma contradição. Não se ajusta, nem combina. Analfabetos se enganam. Professores não!

Influenciável- Ninguém me usa! Eu uso minha inteligência para o bem! Falou-se que vereadores e mesmo sem citar meu nome , ficou subentendido, que esse blog influenciou professores contra vereadores. Respondo. Sou formadora de opinião sim. Não obrigo ninguém a me seguir, mas como educadora e blogueira, é meu papel de cidadã alertar. Se não fosse essa professora que vos escreve, talvez as merendeiras antigas de Orobó ainda recebessem metade de um salário mínimo. Eu fui pessoalmente ao TCE e resolvi essa parada. O pó de giz retirado do Professor voltou? Bom não é? Foi através de denúncia no MP feita por mim; As 180 horas aulas pagas em Orobó, eu mobilizei a categoria, eu escrevi carta aberta a Câmara e a sociedade, eu usei a Tribuna da Câmara para mostrar a lei, eu fui confrontada com o prefeito da época , Chaparral que entrou como um furacão com o Dr. Leopoldo  para me intimidar enquanto discursava aos vereadores. Eu não parei, EU LUTEI, EU VENCI, e comigo venceram todos os professores. Então Dona Maria do Carmo. Eu sou só orgulho  nesta guerra pela paz e Orobó me deve muito, quando se trata de lutar por Direitos Coletivos. Lutei tanto por todos, que me tiraram a força do comando do SINTEPE e sou prejudicada até hoje no individual. Por isso já estou calejada. Com as pedras que me atiram CONSTRUO MEU CASTELO DE JUSTIÇA. Respeito a todos, mas não admito ser chamada de mentirosa por ninguém. Respeito sim! Medo Nunca! Não é à toa que essa página se chama COM DEUS E A VERDADE.
E termino com minha solidariedade ao vereador Júnior de Ubiraci. Sei que você foi o alvo das maiores pancadas. Vá se acostumando meu amigo! Para ficar do lado do direito e do povo o preço é alto, e o risco de ser odiado é grande. Meu afetuoso abraço. #tamos juntos!

Por Madalena França.




Sem comentários:

Orobó: Um encontro para celebrar a dignidade política e a vitória de ser cidadão pleno...

  No último domingo, 17 de Outubro, houve um encntro de amigos, que celebraram juntos o direito de ser livre, de ter dignidade cidadã, de di...