Nesta segunda-feira (5), abertura da Semana Nacional do Meio Ambiente, o rio São Francisco ganhou de presente da Prefeitura de Petrolina e da Codevasf cerca de 20 mil peixes da espécie “Piau”.
A iniciativa integra o projeto “Nossa Orla”, que tem realizado uma série de atividades para revitalização do rio. Os peixes foram lançados no rio pelo prefeito Miguel Coelho, o superintendente regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro e por pescadores da região.
Segundo o prefeito, o rio estava “doente” e com “nível crítico” de poluição, bem como tomado por baronesas. “Hoje, essa realidade está mudando. Mas é necessário continuar a defendê-lo. Isso não é responsabilidade apenas da prefeitura mas de toda sociedade, já que o rio é propriedade de todos”, declarou o prefeito.
Antes do início do projeto “Orla Nossa”, o rio, no trecho margeado por Petrolina, estava tomado por mais de quatro mil toneladas de baronesas, segundo a prefeitura. Com o fechamento de parte das ligações clandestinas de esgoto e a remoção de mais de mil toneladas de baronesa, a situação melhorou consideravelmente.
O projeto “Orla Nossa” é encabeçado pela Prefeitura, com participação do IF Sertão, Exército, Compesa e Codevasf. Sua principal finalidade é retirar todas as baronesas, fechar todas as ligações clandestinas de esgoto e oxigenar as águas do rio.
Sem comentários:
Enviar um comentário