O presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Antônio Campos, vai lançar em setembro a versão digital do livro "Diálogos no Mundo Contemporâneo", que teve a primeira edição publicada em 2011, com evento na Academia Pernambucana de Letras (APL) e na Organização das Nações Unidas (ONU). Nas palavras de Tonca, é "uma reflexão sobre cultura, raça, fundamentalismo religioso, entre outros temas correlatos".
"É um livro atual em época de ressurgência do Talibã. Uma das principais fontes do livro é a obra de Gilberto Freyre 'Insurgências e Ressurgências Atuais', em que anteviu a insurgência do islamismo no mundo e novos conflitos contemporâneos, dez anos antes da obra 'Choque das Civilizações'. O tempo não é linear. É tríbio, entrelaça-se. Tempos adormecidos ressurgem, em ressurgências", afirma Antônio Campos.
A Fundaj também lançará em setembro uma coletânea de estudos sobre Gilberto Freyre realizados em seminário em Salamanca, "Gilberto Freyre e o Oriente". Um dos temas é a ressurgência da cultura islâmica.
Sem comentários:
Enviar um comentário