O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o ‘pai dos pobres’ para milhares nas redes sociais. A lembrança é porque hoje, domingo (08/08), se comemora no Brasil o Dia dos Pais.
Nos governos de Lula, o desenvolvimento econômico do Brasil era descrito como uma razão para considerar o país uma estrela entre os países em desenvolvimento. O pleno emprego era outro ponto alto nas gestões petistas, bem como os avanços no comércio internacional e a eliminação da dívida com o FMI.
O Brasil vulnerável ficou órfão na época de sua prisão inconstitucional –reconhecida mais tarde pelo STF. O petista ficou encarcerado 580 dias na Polícia Federal de Curitiba, quando milhões de brasileiros ficaram desamparados, sem lenço sem documento.
A prisão de Lula ocorreu para impedir o trunfo do PT nas urnas e “acoelhar” o povo enquanto Bolsonaro, a elite, os bancos, a velha mídia e parte das forças armadas continuavam saqueando o País e retirando direitos dos trabalhadores.
Leia também
Arthur Lira puxa o saco de Bolsonaro ao levar para o plenário proposta do voto impresso
Requião lança movimento ‘Me Chama Que Eu Vou’ para arrastar apoiadores ao futuro partido [vídeos]
Bolsonaro tem medo de ser preso, diz Lula
Lula é um pai simbólico do povo brasileiro.
Enquanto o ex-presidente não volta ao Palácio do Planalto, eles liquidam a esperança, desmontam a educação e a saúde, vendem a preço de banana empresas públicas como Correios e a Petrobras.
Se o ex-presidente Lula é considerado o ‘pai dos pobres’, a ex-presidente Dilma Roussseff pode ser chamada de ‘mãe dos pobres’. Isso porque ocorreram mudanças estruturais, entre 2002 e 2015, que melhoraram a vida dos mais pobres no Brasil em diferentes níveis: renda, acesso a bens e serviços, educação, luz, água, saneamento básico e habitação digna. Houve impacto das políticas de inclusão nos 5% e nos 20% mais pobres do país.
Em 2002, somente 10,7% dos jovens entre 15 e 17 anos, no conjunto da população 5% mais pobre do Brasil, estavam cursando o ensino médio na idade certa. Em 2015, a porcentagem passou para 39%. Considerando então os 20% mais pobres do país, o salto foi de 16,3% para 43,4%.
Nos governos do PT, cresceu em 207% (de 5,7 milhões para 17,5 milhões) o número de chefes de famílias negras que concluíram o ensino fundamental.
Ao desejar feliz Dias dos Pais para Lula homenageio, também, todos os pais deste Brasil que sabem da dor que é deixar um filho desamparado.
Sem comentários:
Enviar um comentário