Presidentes de várias nações manifestaram solidariedade ao Brasil depois dos atos de invasão e destruição contra as sedes do Governo Federal, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal. A imagem do país ficou desgastada do ponto de vista do radicalismo de alguns manifestantes, porém, sai fortalecida no tocante à resistência pela democracia. A reunião entre os representantes dos poderes constituídos e os governadores de estado reforça o trilho da pacificação.
E entendam: pacificação não representa situação. A oposição deve sempre existir e atuar, contudo, respeitando limites. Vale lembrar que a nova formatação da Câmara dos Deputados e do Senado conta com maioria de eleitos pelo PL, partido pelo qual o ex-presidente Bolsonaro (PL) disputou a reeleição. A oposição tem força e representação. Basta não se vender e saber usar. Como disse na Coluna Política de ontem, não há divergência ideológica que justifique tais comportamentos vistos no domingo.
Equilibrado – Um dos posicionamentos mais aguardados na reunião entre o presidente e os governadores, ontem, em Brasília, um dia após os atos de vandalismo contra as sedes dos três poderes, era o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (REPU), que não confirmou presença de imediato, mas depois decidiu participar. O ex-ministro de Infraestrutura usou do equilíbrio na fala, pedindo a pacificação do país. Pela unidade vista no encontro, disse ainda que a democracia sai fortalecida.
Opiniões – Parceiros políticos, o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge (PODE), e o deputado federal, Ricardo Teobaldo (PODE), reagiram contra os ataques aos poderes da República. O gestor disse que o Brasil não merece ser ridicularizado e que reprova intolerância e radicalismo. Já o parlamentar afirmou que os poderes estão atentos e que espera punições severas. Teobaldo disse ainda que não há como categorizar as manifestações que repercutiram no mundo todo.
Cobrança – Após a página do Governo de PE postar o vídeo com os policiais militares embarcando para ajudar na intervenção federal na segurança de BR, os seguidores aprovaram a iniciativa, mas também cobraram melhorias na segurança pública do estado. Um deles até lembrou que há cidades com quase 15 mil habitantes e apenas dois ou três policiais destacando por dia. A governadora Raquel Lyra (PSDB) precisa adotar medidas a curto prazo na SDS.
Rápidas
Enfermo – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) postou uma foto num leito de hospital e disse que teve uma nova aderência e baixa hospitalar em Orlando (USA). Relevou também que após a facada sofrida em Juiz de Fora (MG) foi submetido a cinco cirurgias. São aguardadas novas informações.
Cavalgada – O vice-prefeito de Limoeiro, Zé de Nena (PTB), realizará, no próximo domingo, mais uma edição da Cavalgada de São Sebastião e Missa do Vaqueiro. Antes da política, ele sempre teve ligação com as atividades do campo. Tradição sendo mantida.
O povo quer saber – Os eleitos pelo Partido Liberal farão a oposição aguardada pela população no Congresso Nacional?
Postado por Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário