Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Império de Casa Verde abocanha Troféu Nota 10

09/02/2016 09:41


Tigre falou sobre as grandes dúvidas da humanidade, entre elas como foram construídas as pirâmides
Por: Diário de S. Paulo 
Se dizem que a primeira vez a gente nunca esquece, a Império de Casa Verde não vai tirar o Carnaval 2016 da memória tão cedo.
Isso porque a escola conquistou o inédito Troféu Nota 10 de Melhor Escola com o enredo O Império dos Mistérios, que falou sobre as grandes dúvidas da humanidade, entre elas como foram construídas as pirâmides do Egito, a morte, o buraco negro e até a vida em outro planeta.
Além do título principal, a Império levou mais cinco estatuetas do tradicional prêmio do DIÁRIO: Alegoria, Fantasia, Carnavalesco, Comissão de Frente e Destaque de Alegoria. 
“Fico muito feliz, acho que foi um acerto grande. Desde o meu comando, há cinco anos, a gente está procurando nosso espaço. A contratação do Jorge Freitas (carnavalesco) foi o auge. Foi o casamento perfeito entre ele e o Nei Meirelles, que é o chefe de Parintins da Império”, exaltou o presidente da agremiação, Alexandre Furtado.
Provocado a comentar o que pode ter chamado a atenção dos jurados no desfile, Furtado opinou: “Acho que o acabamento das alegorias. Não tínhamos só grandes carros, mas eram bem acabados. As fantasias também foram muito bem confeccionadas, a comissão de frente muito bem elaborada, rica... Acho que é o conjunto de tudo isso para estar perfeito.”
Mesmo com a crise, a Império conseguiu abusar do luxo e requinte, marcas de Jorge. “Não adianta você contratar um bom carnavalesco e deixar o suporte. Se a gente não der estrutura, como você vai fazer o Carnaval? É igual contratar o Neymar e colocá-lo pra jogar no Bragantino”, compara o presidente, garantindo a permanência do carnavalesco para 2017. “Ainda temos muito a mostrar. O Jorge está contratado para mais dois anos. Ninguém vai tirá-lo de nós.”
Jurada: 
THILDA RIBEIRO
Na passarela do samba, os figurinos têm importância e o deslumbramento precisa se fazer notar. Cada detalhe e cada expressão contida no traje nos remeteram a personagens, à imaginação e ao tema escolhido. A criatividade estava presente na escolha dos materiais, dos acessórios, nos adereços de mão, de cabeça. Com a fantasia, o sambista deu vida aos personagens e encantou a Avenida. Essa foi a grande arte de criar fantasias. Detalhes fizeram a diferença. Foi valioso o efeito visual com a conjunção das cores, formas, movimentação cênica. Encantaram e compuseram a formatação da escola. O preciosismo e o requinte das fantasias tornaram real mais um sonho de Carnaval.
planejamento 
Mesmo com a crise que destronou a economia brasileira no último ano – e, como em todos os setores, também atingiu as escolas de samba do Carnaval paulistano, a Império conseguiu manter seu padrão. A escola da Zona Norte chamou a atenção dos jurados ao apresentar fantasias luxuosas, bem acabadas, que representavam o enredo da agremiação. O carnavalesco Jorge Freitas, responsável pelos desenhos das roupas, acredita que essa “ostentação” foi um dos grandes destaques da passagem dos componentes na Avenida. “Todo mundo falava que a crise ia afetar o Carnaval, mas acho que com planejamento, com antecipação, você consegue driblar tudo isso e fazer a coisa acontecer. O Alexandre (Furtado, presidente) foi muito importante nesse projeto. A estrutura  e o planejamento que ele conseguiu conduzir foram eficazes e fizeram com que a Império fizesse um Carnaval excelente. As fantasias tinham acabamento e requinte. Eu pude imprimir minha marca”, declarou Jorge.
estreia com o pé direito
Há apenas oito meses na Império de Casa Verde, Jorge Freitas não esperava ganhar o prêmio de Melhor Carnavalesco logo em 2016. “Foi uma notícia de muita felicidade. Liguei o telefone, o Tiguês (diretor-geral) já estava me ligando... Fico mais surpreso por conta do período de trabalho. Depois de ter ficado oito anos na Rosas, em oito meses na Império consegui fazer um bom trabalho por meio do esforço. Em pouco tempo, consegui imprimir minha marca”, comemorou o carnavalesco. “Vocês sabem que meu trabalho é muito direcionado ao ser humano, trabalho muito com a comunidade, minha plástica se faz junto com esse trabalho social da comunidade e na Império a coisa fluiu muito rápido. Fazer um Carnaval aproveitando as características da Império com meu estilo é bom para a escola e para o Carnaval”, emendou. Veterano na folia, Jorge Freitas vai voltar agora a sentir o gosto de levar para casa a estatueta do Troféu Nota 10. “Já ganhei como Melhor Alegoria, Enredo, Fantasia... E agora volto a ganhar com a Império de Casa Verde”.  Confirmado na escola para os próximos dois anos, Jorge tem tudo para manter a trajetória de títulos.
FOTO: Almeida Rocha/Diário SP

Sem comentários:

Sancionada lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas

  O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que estabelece diretrizes para prevenir e combater abusos sexuais co...