Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Aos 11 anos, MC Soffia abala o mundo do rap em SP


19/02/2016 15:47

Além de ostentar um black power, a pequena canta sobre a cultura negra e o empoderamento da cor
Por: Diário SP Online
portalweb@diariosp.com.br
MC Soffia, de apenas 11 anos, está abalando o mundo do rap paulista desde o ano passado, quando começou a fazer apresentações ao vivo.
Diretamente da Grande São Paulo, ela responde muito bem à pergunta "Quem é você?". Questionamento feito à personagem de mesmo nome de um dos clássicos da literatura filosófica, "O mundo de Sofia".

Soffia ostenta black power e canta contra a valorização de uma estética padronizada / Reprodução/Facebook
Em suas letras, a pequena Soffia Gomes da Rocha Gregório Corrêa incentiva o empoderamento dos negros diante ao preconceito, aceitação da própria imagem, sobre ser criança, etc.
Desde a Viradinha Cultural do ano passado, ela vem conquistando a admiração do público por cantar como criança e exercer a militância como adulta.
"Quando eu era menor já falaram do meu cabelo, já falaram da minha cor. Eu não gosto de ficar lembrando. Eu sempre digo que meu cabelo não é duro, e sim o preconceito das pessoas", contou, em entrevista ao Uol.


Nas músicas chega a citar até Dandara, guerreira negra esposa de Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão no Brasil / Reprodução/Facebook
Mas a MC não está sozinha nessa trajetória que exige muita força de vontade e enfrentamento de padrões. Para compor as letras, ela conta com a ajuda da mãe e da avó materna.
A mãe, a produtora de eventos Kamilah Pimentel, que teve a filha aos 18 anos, fala que "a primeira coisa que falam para uma criança negra é sobre o cabelo dela. Existe uma pressão muito grande na sociedade que valoriza apenas uma estética, a do cabelo liso, e isso mexe muito com psicológico das crianças e, principalmente, das mulheres", explica.
"O racismo está impregnado na sociedade e algumas atitudes são naturalizadas, por isso muita gente acha normal esta 'obrigação' de se alisar o cabelo crespo, por exemplo", conta a avó Lúcia da Rocha, que é pedagoga aposentada.
Já elogiada por Criolo e Karol Conka, tudo indica que MC Soffia tem muito talento para mostrar na cena musical brasileira da nova geração.
Confira uma das performances da pequena grande mulher:  

Compartilhe:

Sem comentários:

Doce Coração de Maria ,abençoa nossas famílias e que os louvores de maio chegue ao céu e seja aceito com amor...

  Quando o mês de maio chega meu nome é saudade. Do meu pai que nos ensinou a devoção a Maria nos 31 dias de louvores e bênçãos em nossa cas...