O que comemorar hoje? Temos um Brasil, um Orobó, verdadeiramente Independentes?
Diz-se da palavra INDEPENDÊNCIA, o estado, condição, caráter do que ou de quem goza de autonomia, de liberdade. Assim sendo, o indivíduo Independente é aquele que não se deixa influenciar, que é imparcial; ou que dispõe de liberdade para fazer valer o gosto da maioria, e que mesmo não sendo maioria, tem sua opinião respeitada.
Será que temos muito a comemorar hoje no nosso Brasil? Será podemos nos considerar Independentes, livres politizados, ou nós estamos nos enganando ,sendo"meio escravos desfasados de livres"?
A ditadura pode não ser as mesmas, com o visível pau de arara ,ou os jagunços levando até as urnas. Ela é camuflada de Democracia. Mas os agentes são os mesmos, a raça branca, elitista, coronelista, corrupta , excludente... um Judiciário totalmente duvidoso, em detrimento da raça negra, afrodescendentes, indígenas ,quilombolas, semianalfabetas, homossexuais,sem teto, sem remédios, sem educação qualificada, com grandes sonhos e pouca liberdade.
As imagem ao lado expressam no tremular da bandeira o sonho se um povo semi- escravo num pais independente.
O que Comemorar?
O grito das ruas que clama por Justiça?Pode ser. Antes gritava-se no tronco e lavava-se com sangue, a alma de um povo. Hoje paga-se com a fome, o descaso, os pesados impostos,a insegurança, o obstrução das leis, a falta de teto ,e até de alimentos para quem nada tem.
Na Nossa Orobó o que comemoraremos no próximo dia 11 de setembro? A liberdade? Será?
Não temos mais a chibata , nem o tronco, nem o feudo. Mas temos os servos. Espécie de escravos melhorados submetidos a receber uma migalhas a cada dois meses, enquanto disponibilizam salários de cinco mil acima para um pequeno e mesquinho grupo que goza da liberdade de sufocar o pequeno, a criança, o doente, o professor, o pobre, o trabalhador honesto. Sem hospital, sem banco, sem Juiz, sem promotor ,sem delegado, "Aqui o dinheiro faz a lei"...
Perguntar não ofende: Orobó é verdadeiramente Livre?
Orobó vive no cárceres da prisão da ignorância de uma parcela de um povo que já não tem o direito de falar as verdades que doem, nos detentores do "poder".
O Brasil apodreceu. Somos um povo descrente, nos políticos, nas leis e na Justiça. Mesmo assim, ainda somos um povo alegre e esperançoso de um dia reencontrar a paz. Que Comemoremos Hoje , apenas a Esperança do Povo Brasileiro!
Por Madalena França.
Sem comentários:
Enviar um comentário