Parte dos professores de Orobó estiveram reunidos hoje, numa sala do SINTRAF, cedida pelo vereador Amilton, para tratar de assunto de relevante interesse público, que se trata do extermínio da Carreira dos professores. Se encontra tramitando na Câmara um projeto indecente, desrespeitoso e amoral, onde desqualifica a Carreira dos Professores nivelando igual remuneração, impondo o menor salário do Brasil a todos os professores. É incompreensível que pessoas esclarecidas e que sabem ler, não entendam que O Piso salarial de 4420,00 é a base . Ou seja o menor salário para um professor iniciante. Há uma diferença gritante entre Piso e o Teto de uma carreira. Em Orobó desde a entrada do Ex- Prefeito hoje deputado Chaparral os professores vem perdendo Direitos, como quinquênio que se refere ao tempo de serviço, faixas salariais, a gratificação do Magistério -pó de Giz. Gradativamente ele foi achatando o salário dos professores em conluio com um grupo de Vereadores, que trabalham em benefício próprio e de suas famílias, sendo os responsáveis diretos pelos danos causados aos professores, porque quem vota esses projetos amorais são eles. Agora em 2023, o único benefício que ainda restava na Carreira dos professores era a titulação. Ou seja, o tempo de estudo que cada um cursou, como graduação, especialista, mestrado e doutorado. Não podemos aceitar um projeto imundo deste onde um professor apenas com o antigo Magistério, recebe um reajuste de 14,95% e um que se esforçou na cadeira de uma universidade para se tornar cada vez mais eficiente e conhecedor da Educação não tenha nenhum reajuste. Em consonância com esse projeto esdrúxulo , quem estudou mais vale menos que quem estudou menos.
Interessante observar que a prefeita de Casinhas Juliana Barbosa, é professora de profissão, além de ter na câmara duas vereadoras professoras, e em Orobó, a Presidente da Casa é professora e tem mais uma vereadora que tem diploma de professora, embora nunca teve capacidade de passar num concurso. Na Câmara de Orobó também tem um advogado, conhecedor da lei. Deixar passar um projeto amoral desses é acabar com a valorização dos profissionais da Educação! Ninguém mais vai querer fazer uma faculdade para ser professor e receber remuneração de segundo grau.
Li dos dois projetos das cidades onde obedece ordens do deputado e a tabela é semelhante.
Por essa tabela todos perdem. Menos o professor que tem apenas o Magistério. Para quem tem mestrado e doutorado o reajuste foi zero.(0,0)
Atenção professores de Surubim! Abram os olhos enquanto é tempo, pois as conversas de bastidores é que o destruidor dos direitos dos professores pretende fazer mais vítimas na cidade de vocês! Se cuidem. Eu avisei ao povo de Casinhas, eles não me ouviram hoje estão sofrendo do mesmo mal.
Quanto ao movimento de professores de hoje em Orobó foi bom, mas poderia ter sido muito melhor, pois o medo ou por conluio com essas administrações fraudulentas, e extremistas , que desgovernam com mãos de ferro, a base da compra de apoiadores e da tirania, faz com que 50 lutem para 300 serem beneficiados. Uma covardia que deixa quem tem consciência de classe indignado.
Agradecemos ao SINDUPROM na pessoa de Jairo, a todos os professores que não se acovardaram e compareceram, a todos que assinaram a Ata para judicializar esse comportamento aberrante, do Prefeito Biu Abreu, que se esconde e nega conversar com os professores. Repúdio a Gerência da Secretária de Educação , aos mestres e Doutores que fecharam as portas da Secretaria de Educação. Nem na Prefeitura , nem na Secretaria de Educação tinha uma pessoa que pudesse levar nossa mensagem ao prefeito. Todas as vezes que fomos a prefeitura e a Secretaria de Educação para tratar do assunto, não tem ninguém para nos receber. Prefeito Biu Abreu, trabalhe! Você não foi eleito para se esconder de professores, mas para ter responsabilidade pelas verbas públicas que você administra, ou deveria administrar, já que nos bastidores todos dizem que você recebe ordens do Deputado Chaparral.
Queremos agradecer a todos os professores que estão na luta e convidar aos demais para ter um pouco de amor próprio e respeito por si mesmo e entender que cargos políticos são temporários, mas sua carreira é para toda sua vida. Então tenham dignidade e se juntem a essa luta tão necessária, e em especial, agradecer aos vereadores Lúcio Donato, Junior de Ubiraci e Amilton que estão lutando juntos com todos nós para tirar Orobó dessa Lama da Corrupção. Obrigada de coração.
Aos casinhenses, desejo sorte , fé e coragem, para ensinar a prefeita ,professora a respeitar a si mesmo e aos seus pares, pois quem destrói os professores, destrói a Educação e portanto, não é digna de governar nada, muito menos fazer vida na vida das pessoas.
Veja imagens do movimento:
Por Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário