Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sexta-feira, 24 de março de 2017

Construindo Cidadania: Cartinhas de alunos do 6ºano da Escola José Miguel ao Prefeito |Cléber José

Quem disse que crianças e pré -adolescentes não sabem o que querem?

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Estava eu ministrando uma aula de Direitos Humanos, precisamente sobre o ECA, quando o barulhento 6º ano não parava as conversas paralelas em pequenos grupinhos de amigos. Resolvi soltar o piloto, desprender a atenção do quadro e dialogar. Perguntei: meus anjinhos o que está acontecendo? porque vocês estão tão agitados hoje? Bernardo disse; é que temos uma coisa para lhe contar. Eu disse, então conte. Você sabia que nossa colega foi assaltada na calçada da casa dela ,de 4 horas da tarde? Isso não é um absurdo professora?Então engatamos uma conversa que durou um bom tempo . Cada um que contava a mim dos bois roubados, das casas assaltadas, da morte de um senhor lá de tanques o ano passado, que bateram na porta de tal vizinho... Eu ouvi a todos com paciência. Depois perguntei a eles: bom, eu nesse sentido posso ouvi-los, mas não posso ajudá-los. O que vocês acham que deve ser feito?
Retrucou Raissa, queria escrever para o prefeito me dá um celular de volta, porque não posso comprar outro.Você leva a carta? Respondi rindo , eu não, mas posso fazer chegar a ele. Vamos escrever todos contando pra ele qual é o nosso maior problema? Animados responderam Sim! 
Mas nós não sabemos como dizer, a senhora pode nos ajudar? Eu disse: então eu começo e vocês terminam. Foi engraçado. Saiu frases como Eu gosto de você, O senhor não tem tempo pra nos ouvir e até pedido de presentes.
Eles são ainda crianças, mas já tem suas opiniões formadas. Estão entre 9 e 12 anos, hora eles são crianças e hora falam coisas de gente grande.
Como prometi a eles fazer chegar ao prefeito, escolhi algumas delas e publiquei aqui para que chegue até ele. As crianças estão com medo até de vir para escola. Expliquei a eles que essa problemática, não é uma questão apenas do prefeito, que tem mais responsabilidade além dele como o governador. Todas as cartinhas estão comigo, selecionei algumas. Que tal um agente público, levá-las ao governador?
É assim que vai se construindo a Cidadania. Educar é a arte de formar personalidades com opiniões próprias.

Vejam:


Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.


Nenhum texto alternativo automático disponível.


Nenhum texto alternativo automático disponível.


Professora Madalena França.

Sem comentários:

Doce Coração de Maria ,abençoa nossas famílias e que os louvores de maio chegue ao céu e seja aceito com amor...

  Quando o mês de maio chega meu nome é saudade. Do meu pai que nos ensinou a devoção a Maria nos 31 dias de louvores e bênçãos em nossa cas...