Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 19 de março de 2018

Orobó: Escolas Municipais e a farsa da Prosperidade...

Resultado de imagem para imagem de Respeite o professor! Ao contrário do que espalha o poder público em seus discursos fraudulentos, dando um tom de prosperidade à Educação de Orobó, as escolas municipais agonizam com a falta de recursos que possam promover uma boa Educação. Sempre disse , que os professores de Orobó, são muito mais que Educadores, eles são Mártires. Mesmo numa situação caótica é como se eles tivessem a mágica de transformar pedras em poesia e sonhos em realidades,  acreditando na força do amor e no compromisso com os educandos , seus pais e todos os envolvidos na Educação. Estar em uma boa posição no rank do IDEB, não é milagre, mas custa "suor e sangue" dos profissionais da área.
Desde o início das aulas que tenho sofrido com a falta de impressora e tinta na Escola. Não é fácil ensinar História e Direito da Cidadania, sem uma máquina de xerox. Sem poder imprimir um texto. Resta apenas a voz, e o livro didático e com certeza a capacidade de comunicação do professor. Mas quando se trata de alunos da EJA que ainda não sabem escrever, são muito lentos para copiar, ai o grau de dificuldade aumenta consideravelmente.
Aqui planejando uma aula para a educação de Jovens e Adultos e pensando: como Eu queria poder imprimir textos, imagens, para serem lidos e debatidos junto com eles!
A gente tenta não reclamar, mas tem hora que a paciência não suporta. Quando escuto um Ministro da Educação dizer pelo rádio que enviou mais de um milhão de emenda para a educação fora, os milhões mensais que chegam do FUNDEB, e não temos como imprimir uma folha na Escola, eu tenho que perguntar: Para onde vai tanto dinheiro? Do que adianta escola bonita por fora, e nada de material escolar que facilite a aprendizagem? Onde está o Dinheiro das Unidades Executoras das Escolas? Quem está tomando conta desse dinheiro? É revoltante! A gente sabe que não é culpa dos diretores, eles queriam poder fazer mais. Porém não tem nenhuma autonomia. Até o Dinheiro Direto na Escola foi confiscado da mão deles nessa gestão desastrosa!
Revoltada, procurei saber a situação de outras escolas. Uma professora me disse, que a impressora da escola dela está no conserto desde o início das aulas. Pronta e como são duzentos reais, está dependendo da liberação do prefeito! Que absurdo! Onde está a unidade executora dessa escola?
A impressora da José Miguel foi comprada com campanha da RAINHA DO MILHO!, quebrou. Pronto! nem se quer, o velho mimiógrafo temos na escola. Tem que ser tudo copiado pelo aluno. Eles reclamam, que a mão dói, que o tempo é curto. E nós professores ficamos de mãos atadas.
Faço aqui um apelo a Secretaria de Educação e PMO, que providencie material para uma aula decente. Eu sou professora. Ainda não aprendi fazer milagres. Desse jeito não dá!

Escrito por Madalena França.

Sem comentários:

Sancionada lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas

  O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que estabelece diretrizes para prevenir e combater abusos sexuais co...