Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Ao cair de para- quedas na Escola Maria da Solidade, Antiga Chapeuzinho vermelho em Orobó, vi e ouvi muita coisa que se explica o caus que está vivendo as Escolas Municipais neste início de ano Letivo...

De quem é a Culpa por tamanha desorganização?
Resultado de imagem para imagem cair de para quedas Na expressão popular, cair de Para-quedas significa chegar em algum lugar por a caso., circunstâncias, destino, coisa de Deus... Chamem do que quiser. A realidade é que ao procurar por mais de uma semana respostas da Secretária de Educação de Orobó Santana Interaminense, para resolver questões, inerentes a minha carga horária, fui avisada que ela estava na escola Chapeuzinho Vermelho, e fui ao encontro dela. Enquanto esperava para lhe  falar  pude assistir junto com meu filho e minha nora, uma reunião entre pais , a Secretária e a Professora Soledade Barbosa.
Entre as reclamações que pude ouvir, estavam mães da Zona rural, reclamando porque não queriam separar filhos para horários opostos, a questão das dificuldades de quem o ônibus escolar deixa distante para horários inconvenientes, das mães que trabalham e não podem deixar os filhos descobertos de atenção, entre outros.
Em contrapartida ouvi da professora Soledade Babosa que o prefeito não queria fazer concurso, que fez obrigado, e que as escolas estavam com falta de professores e todos teriam que fazer sacrifício. Disse também que na referida escola, havia turma com 50 alunos dificultando a aprendizagem, e que mesmo as salas daquela escola sendo climatizadas o ar condicionado não estava resolvendo o calor e que havia passado alguns minutos na sala para falar com os alunos e tinha comprometido a escova do seu cabelo, o que provocou risos na plateia. É verdade Soledade. Muito calor e barulho. Insuportável. Se você desfez sua escova em minutos, imagine o professor por 4 horas seguidas?!
Mas de Quem é a Culpa?
Fechamento de várias escolas no município, falta de contagem para vagas de professores no concurso, perseguição política a professores do quadro. A conta não fecha porque o prefeito assim quer.
Enquanto isso, eu me encontro esperando turma para complementar minha carga horária. A culpa é do mal planejamento, e das perseguições do seu prefeito. Ele prefere sacrificar o que ele chama de colaboradores, a abrir vagas, dividindo a turma para complemento da minha carga horária.
Essa escola está no lucro que tem ar Condicionado. Imagine na José Miguel com um único ventilador velho, barulhento e 38 alunos dentro de uma sala pequena, calorenta e com um eco estridente decorrente do acústico do pvc? quando todos chegarem após o carnaval, quando o ano realmente começa, a previsão é passar de 40.
Além disso , não se pode deixar um professor concursado a 20 anos, parado esperando uma pessoa novata do último concurso escolher lugar privilegiado e mandar quem já estava lotado na mesma escola há 20 anos para a Oroboense, vizinho a Machados. Retirar as aulas de Língua Inglesa do professor de Português foi um erro tremendo. Atrapalhou a vida de todos, uma vez que os mesmos pegaram as aulas de arte do professor de História. Arte é cultura, que é povo que é História. Eu tenho colegas habilitados em História com especialização em Arte.Quantos concursados em Inglês tem no município? E se não tem: quem dará essas aulas, protegidos contratados em troca de votos? Ainda ouvi a irônica resposta da Secretária de Educação, Santana Aguiar( Mulher católica, temente a Deus e assídua das missas e dos terços), que o motivo da transferência para Orobozinho foi para AJUDAR A PROFESSORA MADALENA.
Quero agradecer imensamente e de público, por essa belíssima ajuda e dizer que nos encontraremos no devido local, onde se resolve problemas sem deboche nem discussão desnecessárias.
Foi Deus quem me levou inconsciente aquela reunião. Porque ele é bom comigo ,Todo Tempo.

Por Madalena França

Sem comentários:

Bancos de desenvolvimento reafirmam compromisso com inclusão produtiva e apoio a projetos de prevenção de riscos ambientais

  O Banco do Nordeste (BNB) e os demais membros da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) reafir...