Postado por Madalena França
Via Blog da Cidadania
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O bolo do aniversário de seis anos da Lava Jato ganhou como cereja a decisão do TRF-4 de tirar de Curitiba o inquérito que tem Fábio Luís, filho de Lula, entre os alvos. Como o tribunal de Porto Alegre jamais foi considerado território hostil à operação, pelo contrário, a derrota da força-tarefa (jogando, portanto, praticamente em casa) deve influenciar casos futuros e outros em andamento, avaliam juristas. Para eles, com essa decisão, a competência da Lava Jato curitibana foi delimitada e deve se restringir a crimes relacionados à Petrobrás.
A decisão do TRF-4 de enviar o inquérito para São Paulo, como sustentou Fábio Tofic, advogado de Lulinha, confirma o desprestígio de Sérgio Cabral no mundo jurídico.
O desembargador Gebran Neto desconsiderou manifestação da força-tarefa de Curitiba para inserir aos 45 minutos do segundo tempo autodeclaração do ex-governador contra o filho de Lula.
“Deslocamentos de competência” são raros na Lava Jato. Este mais recente ocorre num momento em que o próprio Deltan Dallagnol reconhece uma limitação da operação.
Sem comentários:
Enviar um comentário