Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 10 de março de 2020

Bolsonaro diz que epidemia é “mais fantasia”. É o ‘papai Smurf’ amarelo…


(Tijolaço)
Postado por Madalena França
Você por acaso viu algum médico sanitarista dizendo que o “o coronavírus não é lá estas coisas”?
É lógico que não e, sem contribuir para pânicos, todos chamam a atenção para os cuidados, além da higiene, com aglomerações humanas.
Porque o argumento de que outras doenças matam mais que o coronavírus – o que é verdade – tem sido deturpado para que pessoas não levem em conta que estamos diante de um surto mundial de contágio que põe em risco, com uma grane taxa de mortalidade, as pessoas idosas e/ou com problemas de saúde preexistentes e que, mesmo que estas circulem menos, jovens, adultos e até crianças podem levá-la a estes.
O coronavírus tem uma característica terrível: a sua alta transmissibilidade e é isso que joga o mundo em crise: é preciso parar viagens, fechar escolas e fábricas, reduzir ou eliminar o afluxo a centros turísticos, restringir ou eliminar pontos de concentração de pessoas, como bares, restaurantes, competições esportivas, congressos, conferências, feiras de serviços e de produtos industriais e todo o tipo de situação que aproxime pessoas.
Por vezes, bloquear cidades e regiões inteiras, como fizeram a China, a Coreia e, agora, a Itália.
Não estão fazendo isso e qualquer um pode imaginar o prejuízo econômico que isso representa, para se convencer que não é masoquismo, mas o bloqueio necessário.
Claro que não de maneira alarmista ou irresponsável, mas quando a situação perde a segurança sanitária. Ontem, a Espanha suspendeu as aulas e a razão está nos números de hoje: quase 500 novos casos confirmados e mais 12 mortes em 48 horas.
Governantes energúmenos e pessoas que não se dão conta de que, muito além das vitimas diretas, milhões e bilhões serão afetados pelos efeitos econômicos do vírus.
Trump disse que o vírus “não mata tanto assim”. Bolsonaro fiel à cartilha, disse lá no seu parquinho na Flórida:
No meu entender, muito mais fantasia, a questão do coronavírus, que não é isso tudo que a grande mídia propala ou propaga pelo mundo todo”.
Chineses, sul-coreanos, italianos, iranianos, espanhóis, que adoecem aos milhares e que choram seus mortos não pensam o mesmo.
Mas há idiotas por toda a parte, como os 3.500 marmanjos e marmanjas que fizeram, em meio à epidemia na França, um encontro de “smurfetes” para provar que não têm nada na cabeça além de um chapéu infantil.
Lá foi de azul. Aqui, se não desmarcarem, será de amarelo.

Sem comentários:

Irmã do candidato a vice- prefeito de Arcoverde é atingida por dois disparos de arma de fogo

  Dayana Barros de Siqueira, irmã do vereador e candidato a vice-prefeito de Arcoverde, Siqueirinha (Republicanos). foi atingida por dois di...