Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

O que esperar na Política de Orobó no Novo Ano com nada de novo: Nada muda com o mesmo do mesmo...

Foto reprodução



 
Ontem foi reempossada a Senhora Maria do Carmo(Lia mãe de Chaparral) para o seu terceiro mandato consecutivo. Como diz a canção. Nada muda se você não mudar. A política de Orobó segue com os mesmos do mesmo na composição de uma Oligarquia que ainda perdurará por pelo menos mais dois anos e quem sabe mais dois, mas 4 , mais 10 até se eternizar. Não há nada de esperançar um Orobó mais igualitário, com as repetidas figuras que governam com autoritarismo, concentração do Poder em uma única família e submissão de um governante que não governa. Apenas assina papeis.
Não há nada de inocência no atual prefeito Biu Abreu. Ele tem plena consciência da situação que vive no governo e isso não lhe trás nenhum constrangimento. Não pode -se vitimizar uma pessoa como , a coitadinha,  se ela vive com um sorriso no rosto ante a situação de submissão . Já vi muita gente dizer, Biu é um coitado. Não ! Ele não é coitado, ele é cumplice de um sistema ditatorial em que se meteu por um acordo prévio. Aprendeu a mentir com facilidade, e descumprir suas próprias promessas.  Durante algum tempo eu também imaginei que ele tivesse pouca culpa nos Direitos sequestrados dos funcionários públicos. Hoje depois de dois anos conclusos de governo, seria burrice atribuir a  culpa das mazelas de Orobó apenas a Chaparral. Hoje depois da raiva amenizada eu consigo analisar com mais clareza  a realidade. Ninguém Obriga um prefeito com a caneta na mão assinar o que ele não queira, a não cumprir as promessas que ele mesmo faz. 2023 acabou e a promessa que Biu Abreu fez aos professores por quase 30 escolas onde percorreu, pedindo para que os professores fossem compreensivos e aceitassem receber menos de 4 mil parcelados em até 18 meses, que ele pagaria no mínimo até o final do ano, não foi cumprida. Os professores da ativa que tem férias ainda não receberam, como Chaparral , o FUNDEB nunca sobra um tostão. Sempre acaba em zero pois não há nenhuma bonificação. Eu já estou aposentada e não receberia esses bônus. Mas pergunto: Como Ele encara os professores "cor abate" que o seguem?
Como ele irá conseguir pagar em 30 de janeiro o novo piso com reajuste de quase 15% se ele ainda está devendo 12 parcelas do piso ano 2022?
Da Câmara nada de bom a esperar com 7 vereadores alinhados a votar qualquer maldade se receberem ordem do comandante principal. Ao analisar a ironia dos sorrisos na posse ,uma única certeza: Eles estão prontos para mais 2 anos de cumplicidade em tudo que for para o bem do bolso deles e nada para o povo.

Por Madalena França


1 comentário:

Parabéns a os educadores disse...

Verdades sim tivemos um piso ratiado q tiraram direito adiquirido , veio com uma mão e levaram com a outra 5% .retroativo em 28 meses a inflação ja levou , vimos municipios q ja pasaram bons rateios, ex Machados q é d direito ao professor. Q o mesmo no piso pasou o q a lei mandou, lei federal nao de vereadores, ex do governo do estado.😎😪 EDUCAÇAO É EMPRENDER, educar sim com amor + se deve ser bem visto, feliz ano novo.😎

Orobó: Um encontro para celebrar a dignidade política e a vitória de ser cidadão pleno...

  No último domingo, 17 de Outubro, houve um encntro de amigos, que celebraram juntos o direito de ser livre, de ter dignidade cidadã, de di...