04/09/2015 16:22
Em Cumbica, 10 das 114 balanças estavam irregulares, marcando peso maior e prejudicando o consumidor
Por: Diário SP Online
portalweb@diariosp.com.br
portalweb@diariosp.com.br
O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) divulgou, na última quinta-feira (3), o resultado da fiscalização das balanças utilizadas no controle de pesos de bagagens nos aeroportos do estado.
Foram monitoradas as balanças dos aeroportos de Cumbica, Congonhas, Viracopos (Campinas), Leite Lopes (Ribeirão Preto), Professor Urbano Ernesto Stumpf (São José dos Campos), Professor Eribelto Manoel Reino (São José do Rio Preto) e Moussa Tobias (Bauru).
A fiscalização vistoriou 234 balanças e o Aeroporto Internacional de Guarulhos foi o que apresentou o maior número de irregularidades. Dez das 114 balanças foram autuadas por erro na pesagem por erros superiores ao máximo admissível em serviço e por excentricidade, ou seja, quando há diferença de peso em diferentes pontos da mesma balança. Uma delas, apresentou erro de 9,9 kg a mais, prejudicando o consumidor.
Em Congonhas, nenhuma das 34 balanças foi autuada. A operação tinha como objetivo alertar o consumidor para a hora de pesar as bagagens e evitar ser lesado por irregularidades.
Os responsáveis têm dez dias para apresentar a defesa ao órgão. Para esta categoria, as multas podem variar de R$ 451 a R$ 25 mil, dobrando na reincidência. A GRU Airport, concessionária de Cumbica, informou que as balanças reprovadas na inspeção foram recalibradas no mesmo dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário