Vírus está presente no Índico, no Pacífico e talvez na África, afirma OMS.15 países receberam casos importados, sem evidência de infecção interna.
Clique aqui para explorar o mapa da pandemia do zika.
Já há seis nações-ilha fora do Caribe com transmissão autóctone -- quatro no Pacífico, uma no Índico e uma no Atlântico. A Tailândia, onde o governo só relatava casos importados, já possui casos de contaminação interna.
Além das áreas com transmissão do zika via mosquito confirmada, há seis países onde existe suspeita de circulação do vírus: Malásia, Filipinas, Camboja Indonésia, Fiji e Gabão.
Cinco arquipélagos do Pacífico que relataram casos de zika entre 2007 e 2014 conseguiram controlar os surtos, antes de a Pandemia ter explodido na América Latina, afirma a OMS. Essas nações, porém, estão em meio a outras que tem registrados casos na epidemia atual.
A OMS não está divulgando casos de zika não autóctones (exportados de um país para outro). Autoridades regionais, porém, já confirmam casos de passageiros infectados com zika desembarcando em ao menos 15 países de clima temperado, dez deles na Europa.
Nos Estados Unidos, só há casos importados, mas a OMS ainda investiga se uma suspeita de transmissão do vírus por sexo realmente ocorreu dessa forma.
Ao todo, há 46 países que registraram ao menos um caso de infecção pelo vírus desde 2007.
G1
Sem comentários:
Enviar um comentário