A senadora Gleisi Hoffmann(PT-PR), presidente nacional do PT, obteve a quinta vitória judicial sucessiva neste mês contra a campanha de difamação e calúnias orquestrada pela direita e sites de fake news na internet. Desta vez, o autor do crime, o blogueiro Nélio Raul Brandão, terá de suspender imediatamente a veiculação de notícia caluniosa e ofensiva, publicada em seu site, sob pena de arcar com uma multa diária no valor de mil reais (R$ 1.000,00) em caso de descumprimento.
A decisão da Justiça tem caráter liminar, se dá antes mesmo da audiência de conciliação e objetiva proteger a honra das mulheres, diante de crimes dessa natureza, que extrapolam o direito de informar. Por isso, a necessidade tirar imediatamente do ar a postagem. “Distanciando-se o requerido do livre exercício do direito de informar, uma vez que se trata de reprodução recente de matéria antiga, não é razoável que se imponha à autora que se aguarde todo o trâmite processual para que, então, se passe a preservar sua intimidade, privacidade e honra”, diz a decisão judicial.
Para a senadora Gleisi, “cada avanço na luta contra a misoginia, o preconceito, a intolerância e a difamação é uma vitória das mulheres, mas também de toda a sociedade”.
Madalena França via blog do Esmael
Sem comentários:
Enviar um comentário