Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sexta-feira, 6 de março de 2020

Orobó : Fazer Obras não significa respeito pelo ser humano

Resultado de imagem para imagem da escola jo varjão

Não se fala em outra coisa nas redes socais  a não ser propaganda de um bonito prédio no Sítio Varjão de Orobó. Esse blog nunca mentiu. Não dá para dizer que  o prédio não está bonito. Está lindo!
Só vamos entender os transtornos causados aos professores e também aos próprios alunos por conta disso. Paredes não ensina. Apenas abriga. Do que adianta fazer uma escola e fechar dez?
O prefeito que não faz obras , não tem visibilidade. A obra que mais garante benefícios como saúde, ao povo, é saneamento básico. Porque os gestores não gostam de fazer? Ninguém ver cano debaixo do chão. Fazer Obras não significa ter respeito pelo ser humano. Muitas vezes por trás de grandes obras, há grandes estratégias para promoção pessoal e outros fins.
Enquanto alunos que eram da Leonardo, Paulo Freire migraram para Varjão, professores estão sofrendo o pão que o diabo amassou: Houve fechamento de várias escolas, alunos transportados para outras localidades, pais preocupados e ocupados, tendo que levar pequenos em escolas longe e professores sacrificados sem conseguir ser lotados de forma digna. 
Todos sabem que o meu caso é extra( extrema perseguição política), mas não sou apenas eu a prejudicada. Todo dia uma colega procura-me contando que foi removida, que em um mês já passou por duas ou três escolas, que não tem carro para chegar a escola tal, que a gratificação de cem reais para locomoção, não paga dois dias de aluguel para chegar ao destino. Que tem classe de sexto ano com 44 alunos dentro de uma sala, porque não querem dividir para sobrar dinheiro do FUNDEB . Você imaginam para quê?
As merendeiras e auxiliares não conseguem dá conta do trabalho, pois diminuiu o número e aumentou o serviço. Não é a mesma coisa, cozinhar ou limpar para cem, do que para 250. Que todo o currículo foi mudado: sobra aluno, Falta professor de algumas disciplinas e falta aula para professores efetivos. Não tem aula para mim Professora de História, mas se ofereceu uma vaga no Concurso.
Um exemplo: ontem eu fui na José Miguel ministrar uma única aula de Direitos Humanos,(50 minuto). Sai e deixei uma turma de 37 alunos do 7º ano, sozinha porque a professora de Inglês ainda não foi lotada. Enquanto a Professora de Letras que ensina há dez anos Inglês, agora não tem mais competência para isso. Olha que ela tem curso extra em inglês.Poderia pegar as aulas de Inglês e passar a Arte para Mim. Enquanto isso, me mandaram para lecionar a 15Km de distância porque sou formada em História , complementei minhas aulas há 20 anos com Arte e agora ,Eu não sei mais ou não sirvo mais , para fazer o que sempre fiz.
Volto a dizer :paredes não ensina sem professor nem que ela seja construída de ouro;
Posto de saúde sem médico e enfermeiros, não faz exames preventivos, não aplica injeção, não faz fisioterapia, nem passa remédio, nem cura doença. Desde 20 de janeiro que os postos não tem esses profissionais,  ou estão trabalhando com um número reduzido de agentes de Saúde do quadro efetivo.
Agora eu pergunto: quem adoeceu dia 20 de dezembro pode esperar atendimento em primeiro de Abril?( prazo que se deu para iniciar os concursados).
Escola bonita sem professores ensinará a seus filhos?
Opinião: é preciso fazer Obras? Sim . Mas essas obras de nada valarão se não funcionarem bem e se os profissionais sejam da saúde, da educação, da obra, forem tratados como lixo e sem nenhum respeito. É preciso cuidar das pessoas para depois cuidar dos estabelecimentos.
O gestor de Orobó poderia ser apelidado do prefeito das Obras ? Sim! Mas ele também poderia ser denominado o Senhor da Escravidão de quem se deixa escravizar , por medo, ou por inocência de compreensão dos seus direitos. A mim ele não escraviza. Pode me tirar, dinheiro, local de trabalho, paciência, mas jamais consegue me tirar a fé e minha confiança em Deus e na justiça divina. É guerra declarada. Eu não posso com o seu poder e ele não pode dobrar meu caráter ,nem roubar minha dignidade.
Por Madalena França.


João Campos tem seis vezes mais intenções de voto que todos os seus adversários somados, aponta Paraná Pesquisa

  O atual prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB), lidera com folga as intenções de voto no Recife, aponta a Paraná Pesquisas di...