Pesquisa Datafolha para a Prefeitura do Recife divulgada nesta quinta-feira (22) mostra que João Campos (PSB), candidato à reeleição, tem 76% das intenções de voto, obtendo hoje vantagem suficiente para garantir a vitória já no primeiro turno.
Em segundo lugar, há um empate técnico múltiplo, em razão da margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos da pesquisa. O ex-ministro do Turismo do governo Jair Bolsonaro, Gilson Machado (PL), tem 6% das intenções de voto. Daniel Coelho (PSD) marcou 5%, e Dani Portela (PSOL) tem 4% – Tecio Teles (Novo) fez 1%.
Ludmila (UP), Victor Assis (PCO) e Simone Fontana (PSTU) não pontuaram. Disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum 5% dos entrevistados, e 2% responderam que não sabem em quem votariam.
O Datafolha entrevistou 910 eleitores no Recife na terça (20) e na quarta-feira (21). O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela Folha e pela TV Globo e tem o protocolo PE-06023/2024 na Justiça Eleitoral.
Essa é a primeira pesquisa do Datafolha após o início da campanha eleitoral, que começou na sexta-feira (16).
João Campos, que é apoiado pelo presidente Lula (PT), também lidera na pesquisa espontânea — quando o entrevistador não fornece os nomes dos candidatos.
Na espontânea, João Campos tem 51% das intenções de voto – outros 5% disseram que votariam “no atual”. Gilson Machado tem 4%, Daniel Coelho, 1%, e Dani Portela também 1%. Outras respostas somaram 4%, enquanto branco, nulo e nenhum são 4%. Disseram, na pesquisa espontânea, que não sabem em quem votariam 32% dos entrevistados. Em julho, João Campos tinha 39% na espontânea, enquanto Gilson tinha 2% e Daniel, 1%.
O atual prefeito é o mais conhecido dentre os candidatos: 99% dos entrevistados disseram que o conhecem. Daniel Coelho, que já foi candidato a prefeito em 2012 e 2016, é conhecido por 88% dos eleitores.
Apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro, Gilson Machado é conhecido por 37%. Dani Portela é conhecida por 50% dos entrevistados, Tecio Teles por 46% e Simone Fontana por 22%. Ludmila é conhecida por 17%, e Victor Assis, por 11%.
Pstado por Madalena França com informações do Magno Martins
Da Folha de São Paulo
Sem comentários:
Enviar um comentário