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segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Sobrepeso e obesidade infantojuvenil leva escolas a novas ações sobre hábitos alimentares

 

Do Blog do Magno Martins

As preocupações com taxas de sobrepeso e de obesidade de crianças e adolescentes têm levado escolas diversas, em todo o país, a inserir em suas atividades campanhas sobre formas corretas de educação e mudanças de hábitos alimentares. Esta novidade, que começou a partir de escolas de Goiás, já está sendo estudada por estabelecimentos de ensino de vários estados brasileiros e vai ao encontro de pesquisas e levantamentos que fazem alertas cada vez mais perigosos.

Estudos

Um desses alertas é estudo do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde (feito em 2022), segundo o qual cerca de 15% das crianças brasileiras menores de 5 anos têm excesso de peso. Já entre as com idade entre 5 a 9 anos, a porcentagem é de mais de 30%. Outros trabalhos, como o Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA) e a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) acusaram altas taxas de sobrepeso e obesidade significativas em adolescentes.

UFMG

Para completar tais fundamentos, no ano passado, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estudou dados de 117 mil voluntários de 2 a 19 anos, de todas as regiões brasileiras. Apurou que uma em cada quatro crianças e adolescentes tem colesterol alto.

Nova rotina

Foram esses índices que mudaram a rotina de muitas escolas. Uma das entidades pioneiras foi o Colégio Externato São José, de Goiânia, que passou a aliar ensinamentos sobre a alimentação à prática esportiva. Conforme informou a diretora pedagógica, Tatiana Santana, “a instituição aproveita cada oportunidade para promover a saúde e o bem-estar na comunidade educativa em diferentes frentes”.

Envolvimento

De acordo com Tatiana, o envolvimento da comunidade, assim como dos pais e responsáveis, aliado à educação integradora e a visão de impacto a longo prazo, tem feito o projeto dar certo. A nutricionista Lana Peixoto, do mesmo colégio, contou que passou a inserir lanches mais saudáveis para os alunos na cantina, como frutas picadas diariamente, iogurtes e sucos (itens menos industrializados).

Lúdico

Lana tem um projeto nutricional de caráter lúdico que visa uma espécie de exploração sensorial. “Uma vez por semana, ou a cada 15 dias, ofereço uma fruta ou verdura com cortes diferentes para que os alunos possam ampliar a introdução alimentar. É um processo pautado pela descoberta, uma escala de aprendizado para benefício de cada um deles desde a infância”, explicou.

Oportunidades

Em outra instituição de ensino de Goiânia, o Colégio Integrado, as aulas de educação física envolvem alunos de todas as idades. Além das aulas, há também a promoção de práticas esportivas por meio dos seus jogos internos. “São oportunidades para os alunos se exercitarem, desenvolverem habilidades motoras e se divertirem, enquanto cuidam da saúde”, enfatizou o diretor do Colégio, Felipe Cavichiolo.

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